terça-feira, 14 de janeiro de 2020

UMinho: Segundo ciclo da Comunidade de Leitores arranca esta quinta-feira


Livro “A Senhora Professora”, de Rui Damásio dá o mote na iniciativa da Rede de Casas do Conhecimento

A Rede de Casas do Conhecimento (RCdC) da Universidade do Minho (UMinho) vai dar início esta quinta-feira, dia 15 de janeiro, a um ciclo de seis sessões de leitura que integram a 2ª edição da Comunidade de Leitores da RCdC. A sessão, em torno do livro “A Senhora Professora”, de Rui Damásio, decorre na Casa do Conhecimento de Boticas, a partir das 17h30. A Comunidade de Leitores pretende com a iniciativa promover a criação de lugares de reflexão e de partilha entre a comunidade académica e outras comunidades da sociedade civil.

Após o sucesso do primeiro ciclo, que contou com escritores como Carlos Fiolhais, Mário Cláudio e José Carlos Barros, a RCdC lança uma série de sessões mensais para o primeiro semestre de 2020 e que voltam a contemplar obras literárias e não-literárias, nacionais e internacionais, procurando desta forma a promoção de temáticas diversificadas e de interesse para diferentes públicos.

Depois da sessão de arranque desta quinta-feira, o ciclo prossegue a 19 de fevereiro na Casa do Conhecimento da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães, com uma sessão dinamizada pelo professor Arlindo Oliveira em torno do seu livro “Inteligência Artificial”. No dia 18 de março, na Casa do Conhecimento de Vila Verde a sessão irá decorrer em torno da obra “Tecnologia Versus Humanidade - O confronto futuro entre a Máquina e o Homem”, de Gerd Leonhard. A 15 de abril, a Casa do Conhecimento da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga, recebe a sessão que debaterá o livro “Como Tornar-se Doente Mental”, de José Luís Pio Abreu. Este momento será dinamizado pelo professor Pedro Morgado, da Escola de Medicina da UMinho. No dia 20 de maio, a obra “A Casa Grande de Romarigães” de Aquilino Ribeiro será o mote para a discussão. O ciclo encerra a 17 de junho, na Casa do Conhecimento de Montalegre, em torno de “Planalto de Gostofrio”, uma obra de Bento da Cruz. Todas as sessões têm início marcado para as 17h30 e poderão ser assistidas e participadas nas Casas de Conhecimento da UMinho, recorrendo aos sistemas de videoconferência.

Esta iniciativa é organizada pela Casa do Conhecimento e pelos Serviços de Documentação da UMinho, em colaboração com as Casas do Conhecimento dos municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde, e tem como principais objetivos a promoção da literacia e da leitura ao longo da vida e a partilha de conhecimento, reflexões e inquietações a partir da experiência da leitura, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e informados.

A RCdC é um projeto pioneiro da UMinho que tem por missão contribuir para aprofundar a ligação e articulação da UMinho com a sociedade e as comunidades, aproximando a instituição dos cidadãos, por via da cooperação protocolada com os municípios, e fomentando uma prática de trabalho em rede e em parceria.

Teatro Vitrine em digressão por...

O MAIS LONGO VERÃO

Dia 20 de janeiro, às 21h30 - Centro Paroquial de Pevidém

Abertura do Vintena MMXX  - Mostra Internacional de Teatro de Pevidém, Guimarães 


 ERA UMA VEZ NO FUTURO 

Dia 25 de Janeiro, às 21h30, no Centro Cultural de Ansião 

Festival de Teatro Encena

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Arquiteto Gil Soares é o novo sócio honorário do CLUB ALFA


O CLUB ALFA, na última assembleia geral, atribuiu o título de sócio honorário ao Arquiteto Gil Soares. Aprovado por unanimidade, a atribuição da mais alta distinção da Associação deve-se ao facto de Gil Soares colaborar de forma totalmente voluntária na construção do projeto arquitetónico da Academia.
Avançada a primeira fase do projeto, tendo sido o Vereador Parcídio Summavielle um facilitador exímio no desbloqueio das burocracias, com a aprovação do projeto pelo IPDJ e implementação do Parque Aventura, o CLUB ALFA prepara-se para a candidatura de uma segunda fase que lhe permita construir infraestruturas de apoio às suas atividades.
A criação da “ACADEMIA DO CLUB ALFA”, uma estrutura pedagógica com o objetivo de alargar as suas valências e com isso contribuir para uma educação (informal) saudável junto da comunidade juvenil, pretende colocar ao serviço da população, principalmente da mais jovem, um espaço de lazer e aventura que contribua para um crescimento saudável em contacto com a natureza. Para além de projetos destinados aos mais jovens, alguns dos quais já habituais, o CLUB ALFA tem como objetivo disponibilizar o espaço para que ‘os pais possam brincar com os seus filhos’ e também proporcionar às escolas o desenvolvimento de atividades, sobretudo no que concerne aos projetos de flexibilidade.


Projeto - Estudo prévio