segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Armil (Fafe) no arranque do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

O Campeonato do Minho de BTT Down Hill - CISION arranca no dia 4 de março com a realização do 17º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe / Bike Smile que também atribuirá os títulos de Campeões Nacionais Universitários de BTT Down Hill.
Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela freguesia de Armil, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, entre outros, o 17º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe / Bike Smile será disputado no Monte de São Salvador na mítica pista de Down Hill que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais.
A primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION será igualmente o Campeonato Nacional Universitário de BTT DHI (FADU – AAUM) e, além das categorias de competição, será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. As cronometragens a cargo da SportChip.
A prova incluirá um período para treinos entre as 10h00 e as 12h00 (competição) e as 10h30 e as 12h00 (promoção), realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h30.
A participação no 17º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe / Bike Smile é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção. O secretariado para confirmação das inscrições decorrerá entre as 9 e as 10 horas (promoção) e as 10 horas e as 12 horas (competição). As pré-inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 17º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Freguesia de Armil, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike Smile, Centro Óptico de Fafe, Casa da Arada (www.casadaarada.com), Grupo Cultural e Desportivo de Armil, Associação Coordenadas para o Futuro, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Fafefuel, Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.
No ano passado, Rui Teixeira (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense) e Bárbara Gil (Moto Bike PC) foram os vencedores em elites do 16º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile. Cerca de uma centena de  atletas, incluindo muitos espanhóis, marcaram presença na primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. Na presença de muito público, além de Rui Teixeira e Bárbara Gil venceram Marco Peña (cadetes), João Pereira  (juniores), Manuel Bessa (master 30), Miguel Pintos (master 40), Augusto Pedrosa (master 50) e a Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense (equipas). Em promoção o melhor foi Bruno Almeida.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Antero Barbosa preocupado com pouca cobertura de fibra ótica no concelho de Fafe

Antero Barbosa preocupado com pouca cobertura de fibra ótica no concelho de Fafe
Presidente da Câmara acredita que há pouco interesse por parte da população
A questão do incumprimento do prometido pela Altice aquando da inauguração do edifício onde se encontra o Call Center ocupado pela Randstad, foi levantada pelo líder do Movimento Fafe Sempre em sede de reunião de Câmara, no período antes da Ordem do Dia.
Recorde-se que na altura, os responsáveis da Altice asseguraram que numa primeira fase, 13.500 casas e empresas seriam servidas pela fibra ótica, melhorando assim a qualidade do serviço de comunicações e as condições contratuais, o que está muito longe de acontecer.
Em resposta, Raul Cunha disse que lhe foi assegurado pelos responsáveis da empresa de comunicações em causa que havia pouca disponibilidade por parte da população para aderir a este serviço.
Perante esta resposta, Antero Barbosa manifestou-se incrédulo quanto à possibilidade de os fafenses não quererem aceder a um serviço de muito melhor qualidade e a custo mais baixo.
Na verdade, há inclusivamente diversos casos de reclamações junto da MEO/Altice, devido à fraca qualidade do sinal de ADSL, mesmo na periferia da cidade, o que torna a internet extremamente lenta e instável. Situação que só se resolve com a fibra ótica.
Os vereadores do Fafe Sempre quiseram ainda saber quantos postos de trabalho foram criados com o investimento do Município no edifício do Call Center e quantos empregados são de Fafe.
O presidente da Câmara lembrou que o investimento efetuado teve como finalidade quase exclusivamente a criação de emprego e garantiu que iria agora, após a intervenção de Antero Barbosa, fazer o ponto da situação para posterior informação à Câmara.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A jovem médica Joana Pinto venceu a edição de 2017 do Prémio Dr. Maximino de Matos


A jovem médica Joana Filipa Ferreira Pinto, natural e residente na freguesia de Regadas, do concelho de Fafe, venceu a edição de 2017 do Prémio Dr. Maximino de Matos, instituído pelo município de Fafe.
Concorreram quatro jovens médicos fafenses, tendo vencido o que apresentou média final superior.
Joana Ferreira Pinto concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Universidade da Beira Interior, com média superior a 17 valores.
Com o patrocínio da autarquia e em cumprimento do legado deixado por D. Laura Summavielle Soares de Matos, o Prémio Dr. Maximino de Matos tem como objetivo galardoar anualmente o aluno do concelho que melhor classificação obtenha no mestrado integrado de medicina.
Podem concorrer ao Prémio, no valor de 750 Euros e instituído todos os anos, os recém-mestrados de qualquer dos ramos das diversas faculdades e institutos do país que ministram Cursos Superiores de Medicina, desde que comprovem o seu nascimento ou residência há mais de um ano no concelho de Fafe.
O Prémio é entregue à vencedora no próximo dia 25 de Abril, no âmbito das comemorações do "Dia da Liberdade".


Fonte: Município de Fafe

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Mau tempo salva pai de ser queimado na fogueira

QUEIMA DO PAI DAS ORELHEIRAS CANCELADA
As actividades de Carnaval previstas para esta noite foram canceladas, devido às condições meteorológicas adversas. 
Agradecemos a compreensão de todos.

Município de Fafe

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Na tomada de posse da nova comissão política do PS Fafe, Joaquim Barreto deixa recado aos novos dirigentes para trabalhar com todos


O Presidente da Distrital do PS, Joaquim Barreto, deixou uma mensagem no seu facebook reforçando a ideia de trabalhar com "socialistas, autarcas e a sociedade civil."
Hoje estive em Fafe, na tomada de posse dos novos dirigentes do Partido Socialista.
Daniel Bastos é o novo Presidente da Comissão Politica, após ter vencido as eleições para a concelhia com a moção «Unir, Fortalecer e Renovar».
Nesta singela cerimónia e perante uma sala repleta que contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Raul Cunha, estiveram dezenas de militantes, simpatizantes e autarcas, que ali se deslocaram para testemunhar este importante momento, reflexo da militância ativa e participativa desta concelhia.
Um PS unido, capaz de colaborar com todos os autarcas que se identificam com os princípios e os valores do Partido Socialista, deve ser o centro das atenções e das preocupações, respeitando contudo, a autonomia da concelhia e a matriz identitária desta terra de Fafe.
Enquanto Presidente da Federação do PS/Braga, agradeço o convite formulado e na pessoa do Daniel Bastos, felicito os novos dirigentes agora empossados, desejando-lhe um profícuo trabalho capaz de mobilizar os socialistas, autarcas e a sociedade civil.
Deixo ainda uma palavra de apreço à Juventude Socialista, na pessoa da sua Secretária-Coordenadora, Marisa Brochado.
A todos, bem-haja.
Estou certo, que juntos somos mais fortes.
[fotos:DR]






quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

BOMBEIROS: Pedro Frazão e Raúl Cunha assinam protocolo que assegura Equipas permanentes de Socorro

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, visitou, esta manhã, a Corporação de Bombeiros Voluntários de Fafe, oficializando, no momento, a assinatura de um Protocolo de apoio com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, aprovado, por unanimidade, na última reunião de câmara. Este protocolo representa o subsidio atribuído ordinariamente pelo Município no valor de 125 mil euros.
Na ocasião, foi também oficializado um apoio de 61 mil euros destinados ao programa de Socorro de Transporte de acidentados e doentes, levado a cabo pela Corporação, renovando-se um compromisso do ano anterior.
Recorde-se que este apoio garante uma uma equipa, constituída por cinco elementos, com a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro e transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar no âmbito do sistema integrado de emergência médica à população. Desde 1 de Janeiro de 2017, altura em que foi celebrado um primeiro acordo para este apoio, o Município de Fafe comparticipa, na íntegra, todos os custos decorrentes da remuneração dos elementos desta equipa.
A par deste valor, a Câmara apoia com mais 30 mil euros uma equipa, também de cinco pessoas, já existente que prestava serviços neste sentido e que se verificou não ser suficiente para dar resposta às solicitações de socorro, tendo-se criado, o ano passado, uma nova, comparticipada, na totalidade, pela Câmara.
Recorde-se que a Associação Humanitária de Bombeiros de Fafe tem, neste momento, 85 elementos no seu corpo activo.
FONTE: Município de Fafe