Este sábado realizou-se o 1º dos 11 torneios regionais da Associação de Petanca da Zona Norte, cuja organização esteve a cargo do Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Guimarães.
Este sábado realizou-se o 1º dos 11 torneios regionais da Associação de Petanca da Zona Norte, cuja organização esteve a cargo do Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Guimarães.
Braga, 27 de março de 2025 – O Centro Histórico de Braga foi palco de uma atividade para
empresários da região norte do país para uma redefinição da forma como os
empreendedores, atualmente, se conectam e fazem negócios. Mais do que um evento, esta
iniciativa exclusiva da ADN Digital Business Partner transforma o networking numa
experiência imersiva, onde as relações autênticas e o crescimento estratégico acontecem
de forma natural.
Ao integrar-se no contexto do Dia Nacional dos Centros Históricos, Rui Leal, autor da ideia,
reforça “a importância da dinamização dos espaços urbanos e da valorização da história e
património cultural das cidades”. Mais do que um evento, é uma experiência que une
tradição e inovação que cria histórias para serem contadas e relações para serem
fortalecidas.
No
passado dia 19 de março, o Centro Recreativo de Paços foi palco da peça O
Regresso do Morgado de Fafe, representada pela turma do 11.ºM da Escola
Secundária de Fafe. Esta continuação da obra O Morgado de Fafe em Lisboa,
de Camilo Castelo Branco, teve como principal objetivo homenagear o escritor e
reviver o seu legado literário, numa altura em que se celebram festividades
dedicadas à sua obra.
Para
além de manter viva a memória de Camilo Castelo Branco, a encenação destacou
símbolos e elementos característicos da cidade de Fafe, recordando ao público a
riqueza cultural da região. Com um enredo bem-humorado e interpretações
entusiásticas por parte dos alunos, a peça sublinhou a importância do teatro na
preservação da identidade local.
A
obra O Regresso do Morgado de Fafe, coordenada e encenada pelo Professor
Pedro Sousa e trabalhada na sua construção dramatúrgica, cenográfica e
representação pelos alunos de literatura, foi escrita especialmente para esta
ocasião, dando continuidade às aventuras do emblemático Morgado, agora
envolvido em novas peripécias e desafios que garantiram muitas gargalhadas à
plateia.
O
evento foi um verdadeiro sucesso, evidenciando o talento dos jovens atores e
reafirmando o compromisso da comunidade escolar na promoção da cultura e da
literatura clássica portuguesa.
Maria
João Costa, 11°M ESFafe
Dias 29 e 30 de março, na Montanha da Penha, em Guimarães
Festa da Primavera celebra início
da estação focada na biodiversidade
Promovida pelo Laboratório da Paisagem, iniciativa apresenta programa diversificado, com atividades para todas as idades
É já este fim de semana que Guimarães volta a dar as boas-vindas à nova estação com mais uma Festa da Primavera, que este ano tem como tema central a biodiversidade. Nos dias 29 e 30 de março, a iniciativa sobe à Montanha da Penha com um conjunto diverso de atividades gratuitas para todas as idades, com o objetivo de conectar à comunidade à natureza e sensibilizar para a importância da preservação ambiental.
Promovido pelo Laboratório da Paisagem, com a colaboração do município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity, o evento apresenta um programa repleto de iniciativas, que incluem concertos, oficinas criativas, percursos interpretativos, atividades de educação ambiental, exposições e jogos tradicionais.
Um fim de semana de música e atividades dedicadas à natureza
Durante o fim de semana, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de concertos e exposições, bem como de participar em oficinas criativas, atividades de educação ambiental e jogos tradicionais. Na música, destacam-se as atuações de Maria João Soares, André Ferreira, Mário Correia e Francisco Reis, além de um sunset com o DJ Tiago TT e uma performance da Escola de Dança Flávia Portes. A literatura também marcará presença com as sessões da Hora do Conto, promovidas pela Biblioteca Raul Brandão.
A Festa da Primavera convida, também, o público a participar em diversas oficinas e workshops, como a construção de caixas-ninho para aves e abrigos para morcegos, a construção de terrários, atividades de desenho e pintura botânica, bem como a aprendizagem de técnicas tradicionais, como a oficina de barro e a oficina da palha. Os visitantes poderão ainda conhecer o mercado eco, as exposições temáticas sobre biodiversidade e espaços interativos, com a presença de entidades dedicadas à sensibilização ambiental, como a Vimágua, a Vitrus, a Resinorte, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Curtir Ciência.
Para os mais aventureiros, haverá percursos guiados pela Montanha da Penha, onde poderão descobrir a fauna e flora da região, contemplando a riqueza natural e cultural.
A Festa da Primavera promete um fim de semana animado, repleto de cor, música e oportunidades de aprendizagem, convidando a população a “aquecer” neste início de estação. A entrada é gratuita e o programa completo pode ser consultado aqui.
Como Capital Verde Europeia 2026, o município de Guimarães reafirma, através de mais um evento, o compromisso com a biodiversidade e a sustentabilidade, destacando a relevância da preservação ambiental.
João Miniz Rebelo foi anunciado como candidato da concelhia e ocuparia o 10⁰lugar.
List por Braga aprovada hoje em Lisboa na sede do PSD
Hugo Soares
Ricardo Araújo
Sofia Fernandes
Emídio Guerreiro
Carlos Cação
Clara Marques Mendes
Joaquim Barbosa
Ricardo Barroso
Sónia Fernandes
Leandro Ferreira
Nas eleições de 2024, a Aliança Democrática elegeu oito deputados por Braga
Em “Afirmar Guimarães | Uma vontade coletiva”, Ricardo Costa, deputado da Assembleia da República, presidente da Concelhia do PS Guimarães e candidato socialista à Câmara Municipal de Guimarães, começa por fazer uma análise do que quer para o concelho, relatando também, em discurso direto, o seu próprio percurso, desde muito jovem à atividade política.
A obra estende-se depois às temáticas da Mobilidade, Sustentabilidade e Economia, apresentado uma radiografia precisa e atual de Guimarães em várias dimensões. Apresenta ainda um conjunto de artigos de opinião publicados pelo autor em meios locais e nacionais, assim como algumas entrevistas. Um livro que serve de guião à candidatura e retrata a visão do candidato, profundo conhecedor do concelho.
“Despido de preconceitos, aqui descrevo as minhas experiências e vivências, ao longo da vida, desde que me tornei pessoa. Qualquer cidadão que vive na sua cidade considera que esta é única. Mas Guimarães é mesmo única e irrepetível. É uma cidade muito apaixonante. É uma cidade que transmite um sentimento e uma garra a quem é vimaranense dos sete costados. Este sentimento vive-se intensamente, na Cidade e em cada uma das Freguesias, às vezes até de forma inexplicável”. Palavras de Ricardo Costa, para ler e ouvir a 29 de março.
| ||||||||
| ||||||||
|
INFORMAÇÃO
Esta terça-feira, 25 de março, às 21h00, na Casa das Artes
PS Famalicão esgota apresentação
da lista às Juntas de Freguesia
Evento será transmitido em direto nas redes sociais. Partido agradece o apoio e pede a compreensão dos que não poderão estar presentes
A apresentação dos candidatos do Partido Socialista (PS) às Juntas de Freguesia de Vila Nova de Famalicão, agendada para esta terça-feira, 25 de março, às 21h00, na Casa das Artes, já se encontra esgotada. Para garantir que todos possam acompanhar este momento importante, o evento será transmitido em direto através das redes sociais do PS Famalicão. O partido agradece o entusiasmo e apoio demonstrados e pede a compreensão de todos aqueles que não poderão estar presentes fisicamente.
“A elevada adesão à iniciativa demonstra o interesse dos famalicenses no projeto do PS para o concelho. Agradecemos todo o apoio demonstrado e pedimos a compreensão de todos os que não se poderão juntar a nós fisicamente, mas que tenho a certeza de que nos acompanharão através das redes sociais”, refere Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal, que afirma ainda: “Prometemos continuar a trabalhar lado a lado com os cidadãos para garantir uma mudança e assegurar um futuro melhor para Vila Nova de Famalicão”.
Além de Eduardo Oliveira, que irá liderar a apresentação, o evento contará ainda com a presença de Victor Hugo Salgado, presidente da Federação Distrital de Braga do PS.
Refira-se que a escolha dos candidatos resultou de um trabalho próximo das secções locais do PS junto dos candidatos de todas as freguesias, com o objetivo de garantir equipas coesas e com visões alinhadas com as necessidades das comunidades e cidadãos famalicenses.
Recorde-se ainda que a lista que irá ser apresentada já terá em conta a desagregação de freguesias, apesar de este novo cenário administrativo só entrar em vigor na sequência das próximas autárquicas. O concelho de Vila Nova de Famalicão conta atualmente com 34 freguesias, número que ascenderá às 39, após o processo de desagregação da União de Freguesias de Ruivães e Novais, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos e União de Freguesias de Avidos e Lagoa.
Evento vai decorrer de 23 a 25 de maio