segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Fafe contribui com 9401,5 kg na recolha de alimentos na recolha para o Banco Alimentar

Divulgação dos resultados da Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar de Braga - 29 e 30 de novembro


Na Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga deste fim-de-semana foram angariados 168.147 kg (168.1 toneladas) de alimentos, que vão ser distribuídos a Instituições de Solidariedade Social, previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelo Banco Alimentar de Braga. Esta campanha decorreu em 122 supermercados e mobilizou aproximadamente 3.500 voluntários, em todo o distrito.


O País, e o distrito de Braga em particular, respondeu com grande generosidade a estes apelos, com a doação de bens alimentares e de tempo, num período especialmente difícil: a instabilidade económica - que tem forte impacto social - coloca-nos desafios diários no esforço de chegar a todos quantos necessitam de apoio.

Até ao final de setembro de 2025 foram já distribuídos, através de 268 Instituições, 1 608 659 Kg de alimentos, que chegaram à mesa de 43 272 pessoas.

Vimos sugerir a divulgação destes números, que resultam de diversos apoios que muito agradecemos: os doadores dos alimentos e voluntários que colaboraram na recolha, transporte, triagem e armazenamento dos produtos doados pelos cidadãos, mas também, e não menos importantes, os vários beneméritos, particulares, empresas e instituições/entidades que, ao longo de todo ano, tornam possível, com a doação de bens e serviços, o funcionamento do Banco Alimentar de Braga. Agradecemos igualmente a todos os órgãos de comunicação que colaboram graciosamente na divulgação deste projeto de consciente responsabilidade social. A todos e a cada um, o nosso muito obrigado.

Relembramos ainda que até ao próximo dia 8 de junho (domingo) decorrem a Campanha de Doação Online (através do site www.alimentestaideia.pt) e a Campanha "Ajuda Vale" (nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados a operar no distrito).

BE Braga: XIV Convenção Nacional do Bloco de Esquerda

 A XIV Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, realizada a 29 e 30 de Novembro em Lisboa, contou com uma participação marcante da comitiva do Distrito de Braga, que levou ao debate político um conjunto de intervenções e contributos que reforçam o dinamismo e a intervenção dos militantes do distrito no partido. Com um total de 20 delegados, 16 subscritores da Moção A e 4 da Moção S, Braga fez-se ouvir ao longo de todo o fim de semana, trazendo para o centro da discussão temas fundamentais para o futuro do país e do Bloco de Esquerda.

Entre as intervenções mais destacadas estiveram a de Chaima Badri, que sublinhou a urgência de políticas de imigração justas e de respeito pelos direitos das pessoas migrantes; a de Micaela Gomes, que chamou a atenção para os desafios sentidos por quem desenvolve investigação científica em Portugal e para a necessidade de garantir carreiras estáveis e valorizadas, saudando a vitória alcançada pelo Bloco no Parlamento, que obrigará o governo a formalizar contratos com os bolseiros da FCT; e as de Ricardo Cerqueira, Bruno Maia, Alexandra Vieira, João Azevedo, Joana Neiva e José Maria Cardoso, que se centraram na organização interna, na estratégia partidária e na importância de reforçar a participação e a mobilização social num momento político particularmente exigente.