A moção que será apresentada pelo PCP, de apoio aos feirantes de Fafe, face às intempéries, se aprovada, recomenda à Câmara Municipal que assuma um papel ativo no apoio direto aos feirantes, aplicando um desconto de 50% no valor mensal das taxas a pagar, relativo aos meses de janeiro e fevereiro. Recomenda ainda que se garanta a aplicabilidade prática deste apoio, fazendo com que o referido desconto tenha efeito nas mensalidades dos meses de março e abril de 2026. A proposta é a de assegurar o mesmo tratamento a todos os feirantes, procedendo à devolução da percentagem do valor em causa para os feirantes que efetuaram o pagamento das taxas em moldes anuais.
As feiras e mercados desempenham um papel insubstituível na economia e na identidade social do nosso concelho. Mais do que pontos de venda, são plataformas essenciais para o escoamento dos pequenos produtores e da agricultura familiar, garantindo a vitalidade do comércio tradicional e a sustentabilidade da produção local.
O Município de Fafe tem uma tradição histórica indissociável desta atividade, sendo um dos poucos concelhos onde o feriado municipal está ligado a uma feira. É, por isso, dever da Câmara Municipal ser o exemplo maior de uma administração que honra os seus compromissos sociais e protege os seus agentes económicos em momentos de crise.
Nos últimos meses, o país tem sido fustigado por condições meteorológicas adversas. Se, por um lado, assistimos a admiráveis ondas de solidariedade por parte de muitos fafenses para com as regiões mais afetadas, por outro, não podemos ignorar que o nosso concelho também sofre as consequências da chuva e do vento incessantes. Os feirantes são dos profissionais mais prejudicados, enfrentando semanas consecutivas em que a venda é dificultada ou mesmo impossibilitada.
Tal como acontece noutros setores essenciais, a precariedade e a instabilidade nos rendimentos destes trabalhadores exigem uma intervenção municipal que assegure a dignidade e a continuidade da sua atividade.
Comissão Concelhia de Fafe do PCP
16-2-2026
Sem comentários:
Enviar um comentário