segunda-feira, 26 de março de 2018

“PROPOSTA- CARTÃO JOVEM MUNICIPAL DE FAFE

Um dos objectivos da Juventude Social Democrata Fafe (JSD Fafe) é o de, através das suas propostas, responder a necessidades reais sentidas pela camada mais jovem da população, facilitando a sua fixação e vivência no Município, refere Honorato Silva, Presidente da JSD Fafe.
Em consequência, a JSD Fafe está a elaborar um conjunto de projetos e propostas que corporizam e traduzem uma vontade de fixar, captar e criar condições para uma juventude dinâmica e com capacidade de intervenção e participação na comunidade, estimulando-a para o exercício de uma cidadania plena.
Pretende-se, com esta proposta dinamizar o Cartão Jovem Municipal, garantir vantagens económicas, tendo como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento e promoção de iniciativas da autarquia que visem o bem-estar, a realização pessoal e a plena participação social dos jovens.
 É a pensar nos jovens da nossa cidade, que dá-mos a conhecer um problema que é o desconhecimento do cartão jovem municipal, como o estado obsoleto em que se encontra. O cartão jovem constitui uma mais-valia para os jovens no sentido de lhes proporcionar um ambiente de estratégia a nível profissional e pessoal a curto e longo prazo.
Como é do conhecimento de todos nós, a questão demográfica da cidade, tem uma tendência para uma população envelhecida. Para contrariar esta tendência é preciso dar motivos aos jovens para ficar porque os jovens de hoje são o futuro de amanhã.


Ao mesmo tempo, o Cartão Jovem Municipal assume-se como um meio destinado divulgar informação capaz de aglutinar os jovens e as suas famílias em torno do seu concelho e dos agentes que contribuem para a sua dinamização, nomeadamente o comércio e entidades culturais, desportivas e sociais, entre outros.
Cabe à gestão autárquica local, enquanto promotora de iniciativas inovadoras, mostrar a estes jovens que a cidade não se encontra de todo desvinculada daquilo que o futuro exige, mostrando às camadas mais jovens que morar no interior pode ser promissor.
Uma breve pesquisa deu para perceber a quantidade de vinculações que se pode ter, através da criação de um simples cartão:
Descontos em infraestruturas e Habitação :
* Desconto de 25% em todas as taxas e licenças que visem a construção, reconstrução e ampliação de edifícios, para fins de habitação própria (Idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos;
* Desconto de 25% no preço de adjudicação dos lotes em Zonas Industriais para construção ou aluguer de espaço físico para albergar um negócio. Instalação de atividades industriais, comerciais ou de serviços, exercidas pelo próprio. (Idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos)
* Desconto de 50% em todas as tarifas indexadas ao consumo de água;
* Desconto de 50%no pagamento no parque de estacionamento da biblioteca municipal;
* Redução nas tarifas da recolha dos resíduos sólidos e saneamento;
Desporto
* Desconto de 50% nos passes mensais para entrada nas Piscinas Municipais;
* Desconto de 50% na entrada das Piscinas Municipais;
* Desconto de 50% no aluguer dos campos de ténis;
 Cultura
* Desconto de 50% nos ingressos de entrada dos Museus Municipais;
* Desconto de 50% nos espetáculos a definir no Cine Teatro;
* Acesso gratuito a iniciativas e programas para população juvenil promovidos pelo Município de Fafe;
* Desconto de 50% no CINECLUBE DE FAFE;
 Voluntariado
*Criação Programa Municipal de Voluntariado Jovem, que será praticado em instituições sociais do concelho e associações;
Cabe à Câmara Municipal de Fafe a emissão do Cartão Jovem Municipal, capaz de conceder benefícios, isenções e descontos na utilização e compra de bens, produtos e serviços públicos e privados, existentes no Município e de estruturar um veículo de informação, divulgação e promoção, capaz de aglutinar a juventude e as suas famílias, em volta do concelho e do seu comércio.O nosso foco principal é fazer chegar aos jovens fafenses a importância desta iniciativa em prol de uma melhor qualidade de vida, na SUA CIDADE.”