domingo, 2 de fevereiro de 2025

Eduardo Oliveira inicia périplo pelas empresas de Famalicão

 Grupo Melo e Sousa e Grupo Mansilhas foram as primeiras, de uma longa lista de visitas, a receber candidato socialista à Câmara Municipal

 

Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Famalicão, iniciou um périplo de visitas às empresas do concelho. O objetivo é conhecer ainda mais de perto as necessidades dos empresários e os desafios que a sua liderança terá pela frente. As visitas vão manter-se ao longo dos próximos meses, abarcando todos os setores de atividade.

 


Com um volume de negócios de 20 milhões/ano, e com 140 funcionários, o Grupo Melo e Sousa está sediado em Bairro e é um exemplo da luta e perseverança dos empresários. O Grupo já venceu vários prémios PME Excelência, mas reivindica medidas que lhe permitam crescer ainda mais. Manuel Melo Sousa diz que as empresas não podem estar misturadas com os particulares no que diz respeito, por exemplo, ao licenciamento de obras.

 

Já o Grupo Mansilhas, que abriu portas em 1987, trabalha com todo os tipos de indústrias, desde confeitaria a têxtil. Questionado sobre as maiores dificuldades que o grupo atravessa, Aurélio Mansilhas não tem dúvidas em afirmar: “É a falta de mão de obra qualificada”.

 

Mudança na Economia

A isenção de IMT (Imposto Municipal sobre Imóveis) durante cinco anos, a construção de um Centro de Congressos para que as empresas possam realizar eventos para divulgar os seus produtos e a criação de um balcão expresso para que os empresários possam resolver de forma célere os seus assuntos na Câmara Municipal foram alguns dos temas debatidos no encontro com as duas empresas.

 

“A nossa candidatura pretende melhorar a formação qualificada da mão-de-obra das nossas empresas, respondendo a um dos principais problemas dos nossos empresários”, reforçou Eduardo Oliveira. Relembre-se ainda que das propostas do candidato para a área económica, faz parte, por exemplo, a criação de um Conselho Estratégico Empresarial, que será um fórum de discussão, diagnóstico e de promoção das políticas comerciais e industriais. Funcionará ainda como polo de facilitação no acesso aos fundos comunitários, com apoio de uma equipa especializada municipal.

 

Tiago Apolónia e Fu Yu apurados no Singapura Smash

 

Tiago Apolónia e Fu Yu alcançaram esta quinta-feira a qualificação para a 2.ª ronda de qualificação do Singapura Smash, competição que decorre no Singapore Sports Hub, em Singapura, e na qual Marcos Freitas e Shao Jieni entram diretamente para o mapa final.


Tiago Apolónia (95.º do ranking mundial) eliminou na 1.ª ronda o australiano Nicholas Lum (63.º), com um triunfo por 3-1, e vai defrontar esta sexta-feira o indiano Manush Shah (78.º), a partir das 11h10 (hora em Portugal continental).

Fu Yu (65.ª) venceu por 3-0 a camaronesa Sarah Hanffou (114.ª) e tem como adversária na 2.ª ronda a eslovaca Tatiana Kukulva (132.ª).

João Geraldo (98.º) perdeu por 2-3 com o belga Cedric Nuytinck (99.º), numa partida que esteve a vencer por duas vezes.

 

Resultados de quinta-feira, 30 de janeiro

 

Singulares Masculinos – 1.ª Ronda de Qualificação

Tiago Apolónia, 3 – Nicholas Lum (AUS), 1 (8-11, 11-2, 11-6, 11-1)

João Geraldo, 2 – Cedric Nuytinck (BEL), 3 (11-6, 8-11, 12-10, 5-11, 10-12)

 

Singulares Femininos – 1.ª Ronda de Qualificação

Fu Yu, 3 – Sarah Hanffou (CMR), 0 (11-0, 11-0, 11-0)

 

Programa de sexta-feira, 31 de janeiro

 

Singulares Masculinos – 2.ª Ronda de Qualificação

11h10: Manush Shah (IND) – Tiago Apolónia

 

Singulares Femininos – 2.ª Ronda de Qualificação

12h20: Fu Yu – Tatiana Kukulva (SVK)

Ciência e cidadania em debate no CBMA Open Day

 


O evento acontece no dia 5 de fevereiro, às 14h30, no auditório B1 do edifício 2, no Campus de Gualtar, em Braga.

 

O Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho promove, no próximo dia 5 de fevereiro, o CBMA Open Day, um encontro dedicado à discussão do papel da ciência na cidadania. A iniciativa pretende aproximar estudantes, investigadores e a sociedade, fomentando um diálogo sobre como a investigação científica pode contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.

 

Um dos destaques do evento será a mesa redonda “Science and the Literate Citizen: Empowering Civic Participation”, que reúne quatro figuras de destaque na área científica:

  • Rosalia Vargas, presidente da Rede Ciência Viva e diretora do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa;
  • João Paulo André, professor e químico da Universidade do Minho, autor de obras como Poções e Paixões: Química e Ópera e Irmãs de Prometeu: A Química no Feminino;
  • Paulo Gama Mota, biólogo e professor da Universidade de Coimbra, ex-diretor do Museu da Ciência;
  • Ado Jório, físico e diretor-adjunto do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

A conversa será moderada por Teresa Firmino, editora e jornalista de ciência do jornal Público.

 

O programa do CBMA Open Day inclui, ainda, apresentações orais e Pop-Up Talks, que abordarão temas como:

  • Soluções biotecnológicas inspiradas na natureza;
  • Biodiversidade e alterações globais nos ecossistemas;
  • Aplicações computacionais e integrativas no estudo de sistemas vivos.

 

Outro ponto alto será a segunda edição do Concurso Elevator Pitch, que desafia alunos de doutoramento a apresentarem suas investigações de forma clara e persuasiva em apenas 90 segundos.