«“Vitória” para o lobo ibérico?» alerta para a importância de preservar a espécie ameaçada
A obra «“Vitória” para o lobo ibérico?», da autoria de Ana Clara Cavalcante, em colaboração com Camille Vieira vai ser apresentada dia 12, às 17h30, no B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho (BGUM), pela UMinho Editora. A cerimónia começa com a intervenção de um representante da editora, segue-se a apresentação da obra pelas autoras, um espaço para questões e uma sessão de autógrafos. A versão digital da obra já está disponível em acesso aberto, a impressa está disponível na Loja do Paço e poderá ser adquirida no local da apresentação.
Coordenado pela docente Isabel A. P. Mina, do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) e Elisabete Fernandes, investigadora do Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL), o livro, que conta com o apoio à publicação da Fundação Mestre Casais, alerta para a “importância de preservar esta espécie animal, fornecendo informação, de forma simples e ilustrada, de diferentes metodologias que permitem o seu estudo”, avança Isabel A. P. Mina.
A ideia de lançar «“Vitória” para o lobo ibérico?», surgiu no âmbito de um projeto pedagógico da Licenciatura em Biologia Aplicada. Um livro que “atesta a marca deixada por metodologias de aprendizagem inovadoras que apelam à importância de valores humanos fundamentais, tais como a generosidade e a compaixão, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes como agentes de mudança na nossa sociedade”, resume a bióloga.
UMinho Editora divulga a Ciência desde 2019
Foi criada em 2018 e publicou as primeiras obras em 2019. Com o objetivo de “contribuir para dar visibilidade à atividade científica da universidade e reforçar a interação com a sociedade”, divulga o conhecimento produzido na UMinho e noutras universidades. A alojar 19 revistas científicas, com gestão autónoma, disponibiliza todas as obras online e publica algumas em papel, numa aposta “sustentável” e de “acesso livre à ciência”, diz Eloy Rodrigues. “As nossas publicações, mesmo as impressas, são colocadas online, com acesso livre. Temos milhares de downloads”, conclui o diretor dos Serviços de Documentação e Biblioteca.
Sem comentários:
Enviar um comentário