O PCP irá apresentar uma moção pelo combate ao racismo na sociedade e no desporto, no decorrer da reunião da Assembleia Municipal que acontece amanhã, dia 26.
Propomos que a Assembleia Municipal de Fafe manifeste a sua mais veemente e inequívoca condenação por todos os atos, insultos e manifestações de teor racista, xenófobo ou discriminatório ocorridos na sociedade e, em particular, em contexto desportivo, reafirmando que o racismo não pode ser, sob pretexto algum, tolerado no concelho de Fafe.
A atitude certa não pode ser a de desvalorizar insultos ou comportamentos discriminatórios em contexto desportivo ou social. Torna-se urgente e imperativo uma postura proativa, pedagógica e contínua, convocando o envolvimento ativo de clubes, associações, federações e, muito particularmente, de toda a comunidade escolar. Tendo isto em conta, a moção recomenda à Câmara Municipal que promova, em estreita articulação com o movimento associativo, os clubes desportivos, as associações locais e as entidades organizadoras de competições no concelho, ações e campanhas permanentes de consciencialização e sensibilização contra o racismo e a xenofobia no desporto. Propomos ainda que a Câmara Municipal desenvolva iniciativas pedagógicas alargadas junto da sociedade civil e das direções dos agrupamentos de escolas de Fafe, incentivando o respeito pela dignidade de todos e a educação para a cidadania democrática e inclusiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário