segunda-feira, 5 de abril de 2021

A PROPÓSITO DA ICONOLOGIA DA JUSTIÇA DE FAFE

 



Desafio o caro leitor a fazer uma pesquisa na Internet sobre a “Justiça de Fafe”. Eu fiz, no Google, e fiquei pasmado com tanto despropósito, tanta ignorância, tanta retórica desprovida de sentido, desfasada de uma realidade evidente que só alguns (poucos) alcançam.
A quase totalidade dos escritos, presumidamente interpretativos da “Justiça de Fafe”, que encontrei fazem a correspondência do monumento concebido nos anos 80 do século passado, colocado nas traseiras do Tribunal, com a conhecida lenda do Visconde de Moreira do Rei. Salvo raríssimas excepções, todos os autores afirmam que o símbolo da “Justiça de Fafe”, materializado em estátua, foi inspirado na lendária rixa, com varapaus, protagonizada por dois deputados nas cortes portuguesas do século XIX.
Alegadamente, a maioria dos autores, repetindo-se, parecem ter uma espécie de miopia intelectual que os impede de enxergar o óbvio.


Reprodução do jornal "O Desforço" 7 Novembro 1907


Parece-me que a iconografia da “Justiça de Fafe” nada tem a ver com qualquer duelo entre deputados. O que, claramente, eu vejo é um musculado homem do Povo empunhando um cacete (pedaço de pau, com um dos extremos mais grosso, usado para dar pancada), ameaçando um burguês.
A estátua da “Justiça de Fafe”, já aqui o disse, é uma ligeira recriação de uma gravura datada dos inícios do século XX, publicada em 1907 (O Visconde de Moreira do Rei morreu em 1891).

As lendas são isso mesmo: o imaginário popular que chegou aos nossos dias com versões distintas… não passam disso, e é nesse âmbito que devem ser encaradas, descodificadas, e preservadas como Património Imaterial, tão na moda dos nossos dias.
Portanto, após constactar o óbvio, resta-me continuar a indagar o que terá inspirado o artista, ainda anónimo, que desenhou o símbolo da “Justiça de Fafe” há mais de um século.

Um dia destes darei também a minha opinião sobre a “relação”, quanto a mim, errada entre a “Justiça de Fafe” e o afamado Jogo do Pau (Esgrima Lusitana).




Sem comentários:

Enviar um comentário