domingo, 30 de agosto de 2020

Comunicado - Câmara sem respostas nem plano de contingência. PSD exige mais.

 O PSD-Fafe endereçou um conjunto de questões, sérias e importantes para a saúde dos fafenses, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal. Uma vez que, e após um levantamento de factos do Vereador do PSD-Fafe no local certo, ou seja, na reunião de câmara ocorrida na passada quinta-feira, não existiu um esclarecimento claro e coeso da parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal.

Aliás, verificou-se uma tentativa de diminuir a importância do assunto com laços sentimentais/efetivos. Pelo que, o PSD-Fafe concluiu que seria fulcral obter uma resposta direta a um conjunto de questões, e que nos parecem que seria do interesse de todos os fafenses que fossem esclarecidas cabalmente:

- O Sr. Presidente teve conhecimento da promoção, declaração de apoio e apelo à participação pelos meios oficiais da Câmara Municipal ao concerto em causa?

- O Sr. Presidente teve conhecimento da instalação dos equipamento de som e luz durante TODO o dia de sábado por parte da produção?

- O Sr. Presidente tem o parecer favorável da DGS ou da delegação de saúde para a realização do concerto, e já agora dos anteriores? (Pedimos cópia)


- O Sr. Presidente fez recomendações de segurança de acordo com as regras estabelecidas pela DGS à produção do concerto, certo?

- O Sr. Presidente não deu qualquer licenciamento (som, luz, ocupação de espaço público, conforme

regulamentação em vigor) à realização deste evento?

- O Sr. Presidente teve conhecimento que o espetáculo estava a decorrer sem licenciamento, mas só assim terminou passado 50 minutos do início do mesmo?

- O Sr. Presidente acha normal não ter conhecimento do que se passa num espaço público durante um

período de 12h, enquanto privados estão usufruir de infra-estruturas, equipamentos, energia elétrica, entre outras, que pertence ao erário público? Foi assim no passado e assim será no futuro?

- O Sr. Presidente confirma que não houve nenhum técnico da Câmara Municipal de Fafe acompanhar a organização do concerto?

A ausência de resposta a estas questões só nos levará a crer que se tratou de um momento de irresponsabilidade do executivo municipal para o qual não têm justificação. Acima de tudo, está a saúde dos fafenses e o mínimo é que enquanto durar esta pandemia uma situação destas não se volte a repetir. Não se trata de bate-bocas partidário, nem de oportunismos eleitoral, mas sim de uma oposição responsável e séria, que é também uma oposição solidária e humilde quando se trata de aplaudir boas iniciativas que o Executivo Municipal possa realizar.

Repitam-se eventos culturais, de modo a apoiarmos a cultura e os artistas locais, mas façam-no cumprindo as recomendações da DGS, façam-no assimilando as boas práticas de autarquias que têm sido exemplares no cumprimento das regras.

Por fim, o PSD-Fafe defende que o Município desenvolva, o quanto antes, um plano de contingência para salvaguardar e proteger o bem-estar dos cidadãos num possível surto. Mesmo o PSD-Fafe esperando que não resulte do espetáculo realizado um surto, não podemos ficar à espera que aconteça para reagirmos.

Temos de nos proteger e acompanhar todos os casos de forma a controlar a situação. Pode contar com toda a colaboração mas também com toda a exigência do PSD. Como bem diz o povo, “Mais vale tarde que nunca”.

 Fafe, 29 de agosto de 2020

A Comissão Política do PSD-Fafe

Sem comentários:

Enviar um comentário