quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Luís Leite & José Teixeira | Musica Contemporânea Portuguesa para Guitarra

 Luís Leite & José Teixeira

Musica Contemporânea Portuguesa para Guitarra                    


Com este projeto procuram  valorizar a música contemporânea portuguesa para guitarra clássica, bem como procurar novas técnicas instrumentais, com vista à inovação, decorrentes do diálogo entre compositor e intérprete, bem como a sua efectiva comunicação com o público. Proporcionar interpretações de referência da música contemporânea portuguesa, permitindo a consolidação artística de intérpretes que dedicam grande parte do seu saber e entusiasmo à divulgação da música portuguesa e à partilha do processo criativo de novas obras, incentivando e acompanhando a sua génese com o compositor (vivo). Formar públicos para a audição e interpretação de música contemporânea, incentivando o diálogo multidisciplinar, despertando novos interesses e fomentando uma compreensão sem preconceitos da arte contemporânea. Valorizar o património português de criação contemporânea do Século XXI, através da divulgação de obras pouco conhecidas do grande público.




Apostaram na edição de obras do repertório contemporâneo português para guitarra através do seu registo em CD com suporte físico e digital. Gravado pelos guitarristas José Teixeira e Luís Leite e colocado em circulação através das lojas da especialidade e da disponibilização digital mas também através de futuros recitais de Apresentação/Divulgação do CD. A captação áudio e mistura ficou ao encargo do Hugo Vasco Reis compositor e músico reconhecido no panorama musical português e enquanto que a masterização foi  entregue ao António Manuel Pinheiro da Silva considerado unanimemente como um dos melhores engenheiros de som em Portugal. A divulgação radiofónica será realizada através da parceria com a Antena 2 através de spots publicitários e entrevistas. Mariana Santiago ficará encarregue de toda a vertente multimédia e audiovisual do projeto.


Este projeto mostra-se original e necessário na medida em que potencializa o trabalho de compositores reconhecidos no panorama cultural português como é o caso de Tiago Cutileiro, António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo, Vitor Rua, Fernando Lapa, Paulo Ferreira-Lopes, Victor Castro, José Mesquita Lopes, Hugo Vasco Reis, Carlos Gutkin e Ricardo Barceló. A difusão de repertório português contemporâneo para guitarra é pertinente visto que este raramente é interpretado e editado. O projecto tem como antecedente concertos em várias cidades do país, continente e ilhas. É de salientar que durante o ano de 2019 e 2020 foram feitas estreias de obras dos compositores editados no CD, como: “Micro Images” for Guitar de Hugo Vasco Reis, Micro-Estudo nº 1 e Estudo nº 5 de Ricardo Barceló e a mais recente estreia da obra dedicada aos dois intérpretes Post Hoc Ergo Propter Hoc (para suporte digital, vídeo, duas guitarras eléctricas e performance) de Vítor Rua. Este caminho levado a cabo por estes embaixadores da música escrita para guitarra em Portugal tem sido aplaudido e valorizado pelos próprios compositores, público  e organizações ligadas à promoção da música contemporânea portuguesa. Estes músicos tem um papel preponderante na interpretação descentralizada deste tipo de repertório,  normalmente apenas  interpretado nos grandes centros culturais como Porto e Lisboa.


Natural de Fafe, José Teixeira iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música José Atalaya. Em 2015 conclui com média de 19 valores nas disciplinas da área musical o Curso Secundário de Instrumento (variante guitarra). No mesmo ano ingressa no Curso de Música da Universidade do Minho e  termina a licenciatura em 2018, obtendo a classificação máxima na vertente de guitarra. Apresenta-se regularmente a solo, orquestra e em diversos grupos de música de câmara. Premiado nos concursos “Concurso Paços Premium” (nível superior) e a Menção Honrosa no “Concurso Internacional de Guitarra de Leiria” (nível superior) em 2018, a menção honrosa no “Concurso Internacional Cidade de Almada” em 2014, a solo e também a Menção Honrosa no “Concurso Gilberto Paiva” (nível superior) em 2014 na vertente de música de câmara. Em 2012 foi convidado a ingressar na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), trabalhando com variadíssimos maestros e com solistas como Rui Gama e Hauxing Liang. Com a OPGB  participou na gravação do CD Pleiades. Em 2018 em conjunto com o guitarrista Luís Leite iniciou um ciclo de recitais intitulado “Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra” com o objetivo de promover a música nacional produzida atualmente para a guitarra, atuando um pouco por todo o país. Desempenha desde 2018 funções de docência na Academia de Música de Basto.


Luís Miguel Leite é um guitarrista e docente licenciado pela Universidade do Minho e Mestre em Ensino de Música pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Nascido a 30 de agosto de 1993, natural do concelho e cidade de Fafe, começou os seus estudos musicais na Academia de Música José Atalaya, onde finalizou o oitavo grau com nota máxima a instrumento. Em 2013 prosseguiu para a Universidade do Minho (ILCH - Departamento de Música) na classe do Doutor Ricardo Barceló, onde se destacou pelas suas avaliações de mérito a guitarra e a música de câmara. No ano de 2019 completou o Mestrado em Ensino de Música no Instituto de Educação da Universidade do Minho.  Foi laureado e distinguido em dezenas de concursos de guitarra clássica nacionais e internacionais, de entre os quais se destacam o concurso do Festival Internacional de Guitarra Clássica Luigi Mozzani (Vibo Valentia - Itália) em 2011, o Concurso de Guitarra Juan Crisóstomo Arriaga (Bilbao - Espanha) em 2014, o Concurso Luso-Espanhol (Fafe - Portugal) nos anos 2007, 2008, 2009 e 2013.  No que respeita à discografia, em 2019 lançou o seu primeiro trabalho a solo intitulado “Guitarra Clássica”, em 2015 gravou juntamente com a OPGB (Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins) o álbum intitulado “Pleiades”, em 2020 interpretou e gravou o trabalho do compositor Yuri Umemoto (Japão) “Dawning” (obra a que lhe foi dedicada) para o álbum “Dream Sandwich”. A sua música já marcou presença em rádios portuguesas como a Antena 2 entre outras.  Faz parte do conjunto de intérpretes do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa e dedica-se prontamente à interpretação de obras de compositores portugueses e a estreias absolutas de trabalhos de compositores nacionais. Desempenha funções de docência na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.

VIDEO:

Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra - Apresentação


 Paulo Matos

Jornal de Fafe | 13/08/2020


Sem comentários:

Enviar um comentário