quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ENTREVISTA: Joana Yorke, vocalista e líder do projecto “OS GUTA”

Paulo Matos


30 de Setembro de 1985, nasceu em Fafe a Joana Yorke, vocalista e líder do projecto “OS GUTA”. Neta do maestro Martinho Oliveira, uma vegana, com queda para o rockJoana é licenciada em Teatro e Artes Performativas e mestranda em Educação Artística. Trabalha na área do teatro e da música e pertence a vários projectos artísticos ligados com a comunidade.

 


 

Os GUTA são um projeto musical a dois. Joana e o marido David formam a dupla. Interpretam alguns originais dentro deste projeto e também alguns convers, dando sempre o um cunho proprio característico a um som alternativo. Os GUTA surgiram de forma natural, visto estarem sempre juntos a fazer música e a compor

 

JOANA YORKE, QUEREMOS EM PRIMEIRO LUGAR AGRADECER A TUA DISPONIBILIDADE E AMABILIDADE ACEDENDO PARTICIPAR NESTA ENTREVISTA. CONHECI-TE COMO ALUNA DA ESCOLA DE BAILADO DE FAFE, DEPOIS, PROFESSORA DE BALLET, AGORA LIDER DO PROJECTO “GUTA” QUANDO DESTE CONTA DE QUE A TUA VIDA IRIA PASSAR PELA MÚSICA? O GOSTO PELA MÚSICA VEM DESDE A INFÂNCIA?

Olá! Muito obrigada pelo convite a esta entrevista. Respondendo à tua pergunta, a música entrou de forma mais séria na minha vida, quando na universidade estudei voz e canto. Soube aí que aquele era um caminho, sem dúvida, a explorar. O gosto pela música em si vem da infância, sim. Toda a minha família está envolvida, de alguma forma, com a música. O meu avô, maestro Martinho Oliveira, deixou um legado musical do qual não deu para "fugir".


ALÉM DESTE ÚLTIMO PROJECTO - "GUTA " – ESTIVESTE ENVOLVIDA NOUTROS. QUAIS OS TRABALHOS EM QUE PARTICIPASTE?

A nível profissional estive envolvida em diferentes projetos com diferentes estilos musicais. Já trabalhei numa vertente mais pop/rock, do qual resultou um álbum, mas também já explorei uma vertente mais popular. Do álbum surgiu o nome "JU" e foi uma parceria entre o João Nobre (compositor e baixista da banda Da Weasel) e o João Monge (letrista dos Rio Grande, Camané, Rui Veloso, Ala dos Namorado...). Eu apenas emprestei a voz ao projeto. 


OUVES MUITA MÚSICA? O QUE TENS OUVIDO?

Sim, pode-se dizer que a minha casa, é uma casa cheia de música. Oiço muita música. A minha "queda" é, sem dúvida, para o rock. Mas também adoro fado, por exemplo, e música folclórica sul americana. Oiço géneros muito distintos. Por exemplo, ontem, ao fazer a viagem de regresso a casa, ouvi Queens Of The Stone Age.


QUAIS AS TUAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS MUSICAIS? QUAIS OS MÚSICOS QUE MAIS TE INFLUENCIARAM?

Adoro Radiohead, adoro MUSE, adoro, mais uma vez, Queens Of The Stone Age, System Of A Down, adoro Amália Rodrigues, Gisela João, adoro Mercedes Sosa, Chavela Vargas, ... enfim! O meu leque musical é muito diverso e todos eles me influenciam de alguma forma.


 

CORONA VIRUS É?

Sobrevalorizado.


COMO TENS PASSADO ESTES MESES EM CONFINAMENTO?

Tenho um filho ainda muito pequeno e por isso, foi um confinamento bastante atarefado. O meu Zé não dá espaço para aborrecimentos. Também tenho a sorte de ter um estúdio de música em casa e eu e o David, meu marido e companheiro dos GUTA, pudemos fazer música e não estar totalmente parados.


A POSSIBILIDADE DE SERES INFECTADA ASSUSTA-TE? ATÉ QUE PONTO?

A possibilidade de ser infetada por si só, não me assusta muito. Assusta-me sim, a forma como o sistema lida com os infetados. Temeria pelo facto de não poder estar com o meu filho, essa sim, seria a única coisa que realmente me assustaria.


QUAIS TÊM SIDO AS MAIORES DIFICULDADES DESTA ENTRADA NO PANORAMA MUSICAL?

Um alcance maior de público. O conseguir sair do nosso perímetro geográfico. Ultrapassada a questão de compor e gravar músicas, a grande dificuldade é fazê-las chegar a um vasto número de pessoas.


NUM ESPECTÁCULO, NÃO CONSEGUISTE ENTRAR EM PALCO, RECORDO-ME QUE TENTEI TUDO PARA QUE FIZESSES A TUA ACTUAÇÃO, MAS NÃO DEU. O PÂNICO JÁ PASSOU?

Lembro-me perfeitamente dessa noite. Foi um ataque de pânico que não consegui mesmo controlar. Mas penso que foi o último episódio que tive. Consegui controlar esse meu lado e ter total domínio do meu lado mais ansioso.


O PALCO TRAZ FELICIDADE ? O QUE PODE ESTRAGAR A FELICIDADE EM PALCO?

Esquecer-me das letras das músicas. Ter "brancas" e não me lembrar de nada. Ser vaiada.

 


 

ADORAS?

A praia.


DETESTAS ?

Pessoas mal educadas.


VEGANA PORQUÊ ?

Sou vegana. Para mim, é o que faz mais sentido, principalmente nesta altura em que temos mesmo, enquanto habitantes do planeta Terra, de mudar os nossos hábitos para uma vida mais sustentável. O veganismo engloba não só a compaixão animal, como também questões diretamente relacionadas com a sustentabilidade, gestão de recursos naturais e poluição. As pessoas, em geral, não têm noção que o que nós colocamos no nosso prato está diretamente ligado a questões ambientais. Se podemos ter uma alimentação mais saudável, que gasta menos recursos e que ninguém tem que morrer pelo caminho, porque não o haveríamos de fazer?


APAIXONADA VAIS ATÉ ONDE?

Até onde essa paixão me levar.


GOSTAS DE FUTEBOL ? QUAL O TEU CLUBE ?

Não sou adepta, nem tão pouco percebo as épocas e os campeonatos, mas tenho um fraquinho pelo SLB.


ACREDITAS EM DEUS ?

No deus que há em cada um de nós e na força do universo, sim.


FAFE É ?

O meu aconchego.


SE FOSSES UMA “ACTRIZ” POLITICA EM FAFE, O QUE FARIAS EM PRIMEIRO LUGAR? E EM SEGUNDO LUGAR ?

Implementaria em todas as cantinas das escolas apenas opções vegetarianas. Em segundo lugar criaria um núcleo de apoio aos artistas locais a vários níveis.


AOS TEUS AMIGOS DIZES, VISITA FAFE PORQUE:

Tem muita gente boa e interessante. As visitas a Fafe são sempre enriquecedoras. E Fafe é lindoooo!!!


PARA TERMINAR, QUAIS SÃO OS TEUS PLANOS PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS
Continuar a escrever letras, compor melodias, trabalhar a música. Tenho também novos projetos a serem desenvolvidos em áreas complementares à música, mas isso será divulgado no timing certo. 


MUITO OBRIGADO PELO TEMPO E CARINHO DEDICADO AOS NOSSOS LEITORES, UMA MENSAGEM PARA ELES ?

De nada, foi com todo o gosto que o fiz. Aos leitores posso dizer para continuarem a consumir boa música, especialmente dos artistas fafenses.



Sem comentários:

Enviar um comentário