quinta-feira, 27 de agosto de 2020

PARABÉNS !!! PEDRO CLASH … “O palco é poder, é liberdade total”

Faz hoje  54 anos uma das maiores referencias da musica rock em Fafe, Miguel Pedro Dantas Teixeira, foi vocalista dos “Lex in Justa” e dos “Ecos da Cave" nasceu em Fafe, em  27 de Agosto de  1966, vive em  Bournemouth. Pedro assume-se como uma uma pessoa bem simples que gosta de gostar do que é gostoso.  Pedro Clash é um homem com um discurso simples, fácil de entender, "brincalhão" mas muito assertivo e pensador. Diz, que erra muito e acerta outro tanto e que viveu a música como nenhuma outra coisa. “Usei drogas e, apesar dos momentos extraordinários que passei, é das poucas coisas que me arrependo de ter feito. Passei tormentos e felicidades inimagináveis.”
Pedro Clash, percorreu o mundo e essas experiências e memórias ninguém lhe pode tirar.

PEDRO EM PRIMEIRO LUGAR, QUERO AGRADECER A TUA DISPONIBILIDADE E AMABILIDADE ACEDENDO PARTICIPAR NESTA ENTREVISTA. CONHEÇO-TE DESDE OS MEUS 9/10 ANOS, LEMBRO-ME DE SERES UM DOS FUNCIONÁRIO DO HOSPITAL DE FAFE, E EM “PARALELO” ERAS O VOCALISTA DA MINHA BANDA DE REFERÊNCIA NA ÉPOCA, OS LEX IN JUSTA, VERDADE?
Sim, verdade. Na realidade foi exactamente nesse tempo em que deixei os LEX e fui para os ECOS. Deixei não, fui demitido. Sou tipo Steve Jobs... eheheh. 
ÉS DE FAFE, MAS UM CIDADÃO DO MUNDO … PORTUGAL, REINO UNIDO, BRASIL, AUSTRÁLIA, ESPANHA, FRANÇA. COM QUAL PAÍS DOS QUE ESTIVESTE MAIS TE IDENTIFICAS? PORQUÊ?

Naquele aonde me encontro no momento. Acho a Austrália um país fantástico e o Brasil foi onde vivi 19 anos e, também por isso, identifico-me com um sem número de coisas, mas os amigos que lá fiz são a minha melhor recordação. Portugal é o meu país, mas infelizmente, após algumas tentativas de voltar, percebi que eu mudei imenso e não consegui (re)adaptar-me. Aliás, é muito difícil quando te pagam €1,46/hora, para trabalhar 11 horas/dia, 6 dias/semana, para fazer o triplo do trabalho que fazes num outro lugar por £12/hora. (Como os mais velhos sempre diziam, "estuda"!...lol) A Inglaterra foi sempre o meu país de eleição, por tudo o que aqui já vivi, de bom e de ruim, que me fez vivenciar algumas das mais difíceis amarguras da vida, nas também aquelas que são algumas das mais fantásticas memórias que tenho.
QUAIS AS TUAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS MUSICAIS? QUAIS OS MÚSICOS QUE MAIS TE INFLUENCIARAM?
As minhas principais referências musicais vieram de duas pessoas, que infelizmente já não se encontram neste plano, e não de bandas ou cantores. Sem qualquer hesitação te digo que foram o meu primo Berto Dantas e o Rui Best. Em relação aos músicos que mais me influenciaram também não hesito, Joe Strummer, vocalista dos Clash e Robert Smith, vocalista dos Cure. Acho que tentava ser um pouco dos dois...lol
QUAL A TUA OPINIÃO DA MUSICA QUE SE FAZ NA ACTUALIDADE?
Olha, só muito recentemente voltei a ouvir música nova com mais assiduidade e tem algumas bandas, nomeadamente inglesas, que gosto bastante, como Childcare ou Ladybird. 
A música faz alguns anos parece ter parado no tempo e os revivals são constantes, até a avaliar pela quantidade de bandas dos anos 80 que têm regressado à actividade, especialmente aos concertos. Obviamente que a pandemia mudou muita coisa e isso irá com toda a certeza reflectir-se na "nova música", pois isso sempre acontece quando algo atinge de forma tão intensa um país ou o mundo. 


CORONA VIRUS É?
Uma pandemia desastrosa que veio alterar a forma como vivemos e viveremos daqui para a frente. 
COMO TENS PASSADO ESTES MESES EM CONFINAMENTO?
Na verdade eu não estive confinado em momento algum, pois fiz bastante trabalho voluntário e vi de perto algumas situações extremamente complicadas. Por muito que muitos não acreditem, a verdade é que, quando se vive de perto a situação, acredita, é assustador. Não consigo nem imaginar pelo que passaram os nossos "novos heróis", aqueles que estiveram e ainda estão na linha da frente. 
Uma pandemia desastrosa que veio alterar a forma como vivemos e viveremos daqui para a frente. 
A POSSIBILIDADE DE SERES INFECTADO ASSUSTA-TE? ATÉ QUE PONTO?
Sim, claro. Tenho tomado as precauções que são divulgadas pelo governo, mas a possibilidade sempre existe e pelo que eu vi, é muito assustador.
LEX INJUSTA ?
Meu filho que me deixou e não quis voltar ... (lol)
ECOS DA CAVE ?
Minha amante que as drogas não me deixaram amar na plenitude ... (lol)
O PALCO TRAZ FELICIDADE ? O QUE PODE ESTRAGAR A FELICIDADE EM PALCO?
Sim, traz. Uma felicidade que é inexplicável. O palco é poder, é liberdade total. Palco é a imaginação tornada realidade, é a pesada leveza de ser e estar. Palco é um mundo muito especial, único . Ahhh, tantas coisas podem estragar essa felicidade. Mas o mais importante é saber ultrapassar essas dificuldades. Eu lembro perfeitamente aquando do segundo concerto dos LEX, no pavilhão da escola secundária, estava tudo a correr lindamente até que rebentou um corda da guitarra do Filipe. Aí, tivemos que parar para a trocar, pois naquela época era uma guitarra e olha lá. Enquanto eles trocavam a corda, eu pensei, "se o show parar agora, estamos fud**os!". Então, sem ter qualquer noção básica de bateria ou baixo, simplesmente peguei no baixo e comecei a tocar a ÚNICA coisa que sabia, London Calling, dos Clash. Quando terminei a corda ainda não estava trocada, o que fiz? Sentei na bateria e fiz os rufs do Party Girl, dos U2, para tentar trazer o público de volta ao show. Deu certo...foi fantástico ... (lol)
UMA HISTORIA DE BACKSTAGE, QUE TE RECORDAS ASSIM À PRIMEIRA … E QUE NOS QUEIRAS CONTAR ?
Ahhh, meu, são tantas...mas duas em especial lembro sempre: antes dum concerto em cima da Arcada, o mui saudoso "Landinho Bacalhau" veio ao camarim, diga-se "camioneta" e só me disse "MERDA". Foi algo fantástico!  Outra situação foi com os Ecos, em Bragança. Um monte de moças simplesmente adentraram o camarim e atiraram-se a nós como moscas ao mel...ou à mer*a ... (lol)
ADORAS?
Comer.
DETESTAS?
Extremismos. E coentros ... (lol)
APAIXONADO VAIS ATÉ ONDE?
Até à igreja. 
GOSTAS DE FUTEBOL ? QUAL O TEU CLUBE ?
Já gostei mais, hoje em dia divirto-me com as falas do JJ ou a ironia do Pinto da Costa. Também as confrontações do Mourinho. F. C. do Porto e A. D. Fafe.
ACREDITAS EM DEUS ?
Acredito num poder superior, numa energia que nós, e quem nos envolve, produzimos e nos orienta.
FAFE É ?
A cidade onde nasci.
SE FOSSES UMA “ACTOR” POLITICO EM FAFE, O QUE FARIAS EM PRIMEIRO LUGAR? E EM SEGUNDO LUGAR ?
Colocaria num lugar bem visível TODOS os balanços da gestão, para que as pessoas tivessem sempre o conhecimento de absolutamente tudo o que faz a autarquia.  
Segundo Lugar, voltaria a chamar Fafe, "Sala de visitas do Minho ".
AOS TEUS AMIGOS DIZES, VISITA FAFE PORQUE?
Porque tem a melhor vitela assada do mundo e porque tem uns troços de rally únicos no mundo. Tudo o resto existe mais ou menos por todos os lados.
PARA TERMINAR, QUAIS SÃO OS TEUS PLANOS PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS? PARA QUANDO UM REGRESSO AOS PALCOS? 
Quando fiz uma participação como convidado no concerto dos Ecos da Cave, em Fafe, disse que seria a minha última subida aos palcos e é assim que pretendo fazer.  Viver um dia de cada vez.
MUITO OBRIGADO PELO TEMPO E CARINHO DEDICADO AOS NOSSOS LEITORES, UMA MENSAGEM PARA ELES?
Sejam felizes!

Muitos Parabéns !!! Pedro Clash, que tenhas um dia muito feliz, tudo de bom!!!

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. 
É saber falar de si mesmo.  É não ter medo dos próprios sentimentos” 
Miguel Pedro Dantas Teixeira (27/07/14)

VIDEO: 

Ecos da Cave | Riba de Ave 

Primeiro concerto do Pedro com os Ecos da Cave 

 


Paulo Matos

Jornal de Fafe | 27/08/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário