segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O Cruzeiro da Luz em Santa Comba de Fornelos é o mais antigo do concelho




Os cruzeiros são marcos importantes no processo de cristianização desde os primórdios do cristianismo.

Distribuídos por todo o território, são padrões de fé que se mostram aos caminhantes, nos caminhos rústicos, nos centros de aldeias, junto a igrejas, capelas, cemitérios e em cumeeiras.

Mais ou menos trabalhados, normalmente talhados em granito, os cruzeiros são elementos da devoção popular que, muitas vezes, marcam locais místicos de tradição pagã.

Muitos são, ainda hoje, locais de meditação e oração, frequentados por crentes que neles depositam velas e flores, procurando indulgencias pelos seus pecados.

Os cruzeiros representam ícones religiosos, ainda pouco estudados entre nós, que integram um património peculiar de grande significado histórico, que merece ser interpretado, preservado e valorizado.

Pelo concelho de Fafe existem dezenas de cruzeiros por estudar, alguns votados ao abandono.

Localizado na Avenida de Santa Comba, em área central da localidade de Santa Comba de Fornelos, este cruzeiro foi erigido no lugar da Luz, nas imediações da igreja paroquial. Por 1963 foi transladado para local mais visível na referida avenida.

Em inícios de 2016 o executivo da Junta de Freguesia de Fornelos, por iniciativa do seu Presidente, David Fernandes, procedeu ao restauro do monumento e à requalificação do pequeno largo envolvente.

O majestoso cruzeiro, em granito da região, com cerca de quatro metros de altura, é composto por um soco quadrangular de três degraus onde assenta um pedestal quadrangular, moldurado no extremo superior e inferior, apresentando uma face epigrafada, cuja inscrição foi identificada e transcrita. O fuste, de secção circular, é encimado por uma esfera e uma cruz monolítica de secção circular.

 

O Pe. Fernão Ribeiro sucedeu a seu tio, Pe. Gil da Costa Peixoto, como pároco de Santa Comba de Fornelos durante 52 anos, de 1561 a 1613. Ao cumprir 25 anos como abade, o Pe. Fernão Ribeiro, natural de Santa Comba de Fornelos, com ascendência nos senhores da Quintã de Santa Comba (hoje Casa da Luz), mandou construir o cruzeiro que foi erigido perto da igreja paroquial em 1586.

 

A inscrição latina, bem gravada, confirma a data e o promotor do monumento:

 

F.R. ABB. FE

CIT .ANNO

.1586.

 Fernão Ribeiro, abade, fez no ano de 1586.

Este belo monumento religioso, regatado pela Junta de Freguesia de Santa Comba de Fornelos, corresponde ao mais antigo cruzeiro, conhecido até ao momento, no concelho de Fafe.






 


Sem comentários:

Enviar um comentário