domingo, 6 de dezembro de 2020

“UM OUTRO OLHAR” – MARIANA ANDRADE, UMA MULHER SONHADORA QUE SE LANÇOU NO MUNDO DA MODA


Bom dia mariana, desde já, agradeço – te por teres disponibilidade em participar nesta entrevista.

tenho vindo a acompanhar o teu percurso profissional e confesso que o teu perfil de jovem empresária de MODA com loja online QUE inaugurou ESTe sábado a sua loja física em fafe, sensibilizou-me a seres a próxima comerciante, a te convidar para a nossa entrevista. 

Neste sentido, a minha primeira pergunta É mais pessoal. Gostava que me partilhasses as tuas origens e o teu percurso escolar e formativo. Eras boa aluna? Gostavas de estudar? ou estavas mais atenta Às tendencias? Tens alguém como modelo empreendedor?

Olá, agradeço de coração pelo seu convite e pela oportunidade. Sempre gostei de estudar e tinha mais vocação para disciplinas teóricas, era uma aluna razoável mas disciplinada. No meu percurso sempre gostei e tinha noção que era o meu trabalho futuramente era ter um negócio, como tal cresci nesse meio e vivi longos anos no ramo da restauração a qual os meus pais geriram durante muitos anos. Sempre lidei com pessoas empreendedoras, sem dúvida os meus exemplos são o meu pai e os meus avós.


Como surgiu a ideia de ser empreendedora?

Quando era mais nova, visitava muitas vezes lojas de roupa da minha vizinhança, uma delas era o meu lugar predileto, nos meus tempos livres ia para abeira de uma amiga  ver como ela trabalhava e lidava com os clientes e também pelas conjugações de vestuário. Comecei olhar outros olhos o mundo logístico do meu ramo. Ela mesmo referiu "Quando cresceres vais ser empreendedora, tenho a certeza que vais ter uma loja!" e assim foi! Neste momento já conversamos sobre esse acontecimento, uma grande amiga, cliente e aplaudiu a minha realização e por não ter desistido meu sonho.


neste sentido a loja de vestuário MIANA que diriges atualmente, foi criada este ano, conta-nos mais sobre a trajetória da tua loja on line até à data de hoje, partilhando as suas atividades, os seus produtos e sua dimensão em termos de mercado geográfico com esta aposta do on-line.

A MIANA surgiu numa altura mais complicada que estamos a viver neste exato momento. Queria mostrar ás pessoas, independentemente de tudo, só temos de realizar os nossos sonhos e viver para eles; então abri a minha loja formato online para ganhar conhecimento, que os produtos dos artigos sejam adorados pela sociedade feminista, para marcar a diferença e apostarem no seu estilo mais casual. Entretanto quando informei as pessoas que a própria loja tinha um espaço (escritório), para poder verem os artigos pessoalmente e conhecerem-me para ganhar confiança, foi uma boa aposta, porque correu bem nestes poucos meses de trabalho. Graças a elas, desde ontem, sábado, a loja física abriu, com o dobro de trabalho e de luta, mas o importante é que apreciam a moda e que a minha loja seja uma preferência em Fafe.

 

Quais são as dificuldades que encontras na gestão do dia a dia da tua loja on-line?

De forma geral as minhas dificuldades, infelizmente são as mesmas para os todos os portugueses que neste momento estão a gerir um negócio a qual não se encontra fácil mas temos de pensar positivo e manter o foco para levantar o nosso projeto.


Quais são as maiores satisfações e desilusões que tiveste,  até agora, com a tua empRESA?

A minha loja é recente como tal ainda não tive nenhuma desilusão até a data de hoje, em relação ás maiores satisfações foi sem dúvida a evolução da MIANA e por ter "voado" até ao estrangeiro.

 


Quais são os próximos desafios para a tua empresa?

Não pretendo que a MIANA seja só uma simples loja de vestuário! Quero que seja uma inspiração para todas as mulheres com os seus padrões. Que usam os meus vestidos e se sintam honradas e lindas. A Miana encoraja as mulheres a não perder o seu amor próprio.

Quais são as características pessoais mais importantes para a tua empresa? Isto é, que importância dás às relações externas na tua empresa? E para ti como empresáriA, quais são os contactos mais importantes? Fornecedores, clientes, pessoas influentes?

O mais importante é a minha família e amigos, são os meus pilares e de tanto apoio vindo deles que a minha caminhada torna-se mais fácil. Acima de tudo eles estão desde do inicio comigo, sabem o quanto luto e os meus sacrifícios para chegar a este patamar.

Por trás do meu negócio existe muitas pessoas a trabalhar arduamente e tenho sorte dos fornecedores com quem trabalho, tanto como vestuário e dos acessórios que estão sempre disponíveis para me atenderem e pelo seu profissionalismo!

Tenho conhecimento de pessoas mais influentes nas redes sociais, agências de moda mas nada melhor que as pessoas me ajudam, são as que partilham diariamente a MIANA na sua rede social, de stories a publicações, convites de amigos, mensagens inspiradoras sem pedir esse favor. Essas pessoas sem dúvida são os contacto mais importante e influentes da loja. Só tenho de agradecer.

 


Como te vês como pessoa? Como lidas com o fracasso e o sucesso?

Não vejo essas vertentes uma dificuldade, só tenho um foco e nele tenho de trabalhar, fracasso é sempre uma força para continuar e não baixar os braços em nenhuma circunstância, o sucesso é sinal de vitória, sorrir e oferecer sorrisos por conseguir com humildade a ser uma vitoriana.

Eu sou um fruto da educação da minha família, então vejo-me como eles. Sou uma pessoa de um bom coração e agradeço todos os dias por ter sido ensinada a ser humilde e generosa.

Consegues conciliar, no teu dia-a-dia, a vida profissional e pessoal?

Claro que sim, nada como uma boa organização.

 

No teu percurso de JOVEM empresária, queres partilhar um momento único positivo ou negativo ou até anedótico que te marcou?

Quando abri portas do meu primeiro negócio, tinha os meus vinte e anos de idade. Foi desde nova que comecei a gerir uma loja, pagar as minhas próprias contas e regaçar as mangas ao trabalho e consegui gerir durante alguns anos, dentro de um centro comercial.

Quando fechei no ano de 2018, foi um propósito de evolução, não poderia continuar no mesmo lugar muito mais tempo, tinha de trabalhar e aprender noutras lojas para ter outra noção e lançar um salto para abrir novamente com outra vista e mais profissional!

Então o que me marcou, foi passado dois anos e dizer que abri novamente loja com mais aprendizagem, o mesmo conceito mas com outros olhos de ver e gerir melhor a empresa.

 


Se tivesses um conselho a dar a uma jovem empreendedora perante o estado atual da Economia, qual seria?

Para nunca desistirem dos vossos sonhos, sejam lutadoras em tudo na vossa vida. Sei perfeitamente na altura que vivemos é muito complicado, mas nunca percam a fé.


O nosso mundo vai ser controlado e gerido por jovens, tenho muitas inspiradoras que têm lojas lindíssimas, tem um bom marketing e são excelentes profissionais.

Ganham foco e trabalham muito com honestidade, humildade e serenidade e conseguem tudo.

 

transitando a nossa entrevista para uma parte mais pessoal, pretendia saber qual é tua opinião, sobre a importância do mundo digital para as lojas de moda.

O mundo digital é a base de apoio do negócio, as vendas são mais elevadas e os clientes podem efetuar a sua compra em segurança. E esse formato não é só rentável para a loja em si, ajudamos também a sustentar postos de trabalho em empresas de transportes, CTT, entre outras. É inovador e de hoje em dia é o mais sofisticado e excelente para o negócio.


Finalmente, tenho as seguintes perguntas e peço-te uma palavra ou frase de resposta para cada uma delas:

Hobbies?

Meditação

Local de Férias preferido?

Benidorm

Adoras?

Convívios entre amigos

Detestas?

Pessoas desonestas

Descreva o teu dia perfeito quando não estás a trabalhar

Estar em casa com a minha família

Qual é tua música preferida?

Sky and sand (Paul Kalkbrenner)

qual foi o filme que te marcou?

Nasce uma Estrela

Prato preferido?

Arroz de pato

Restaurante preferido?

O Uva by Cálem que fica numa estrutura envidraçada junto ao Douro

PODES ME PARTILHAR 3 coisas que estão na tua lista de desejos?

Expandir a MIANA, casar e construir a minha família

Desporto preferido?

Não pratico desporto

Qual é o teu clube?

Futebol Clube do Porto

Se não fosses empresária, eras?

Psicóloga

Se tivesses a oportunidade de mudar algo no teu percurso profissional, seria o quê?

Neste momento, sinto-me realizada, mas se tivesse de mudar era para melhorar e aprender mais em alguns aspetos. 

O que representa Fafe para ti?

É o meu porto de abrigo

Qual é a tua regra de Ouro?

Nunca desistir

Há algo mais que gostarias de dizer, que não foi abordado?

Filipe, agradeço-te por esta oportunidade de dar a conhecer uma nova marca em Fafe: MIANA... 



MIANA STORE ON-LINE:

Facebook da MIANA STORE

Instagram da MIANA STORE




Sem comentários:

Enviar um comentário