Bom dia RICARDO, agradeço
– te por teres disponibilidade em participar nesta entrevista. SOMOS AMIGOS HÁ
MAIS DE 20 ANOS, E TENHO VINDO A ACOMPANHAR O TEU PERCURSO PROFISSIONAL, COM
ORGULHO E AMIZADE. infelizmente, a doença de Parkinson bateu-te a porta há 6 anos
atrás, alterando esse PERCURSO para uma vertente mais ASSOCIATIVA, mas sempre
com um espírito empreendedor que te caracteriza tão bem!
confesso que o teu
perfil de empresário de sucesso e de lutador que sempre te caracterizou, sensibilizaram-me
a te convidar para a minha última entrevista do ano.
Chega-se ao fim um ano
que jamais esqueceremos, Com desafios ainda mais complexos. AO CENTRO AS
PESSOAS, NO HORIZONTE A SUA FELICIDADE! por isso considero-te como o símbolo
deste meu pensamento.
Neste sentido, dando início a nossa entrevista, Gostava que me partilhasses as tuas origens, o teu percurso escolar e formativo. Gostavas de estudar? ou eras mais pensador? Tens alguém na tua família ou amigos como modelo empreendedor?
ESTUDAR NUNCA FOI A MINHA ONDA, COMECEI A TRABALHAR COM 14 ANOS, SE FIZ BEM? TALVEZ NÃO, SE DEVERIA TER ESTUDADO MAIS? SIM... OS MEUS AMIGOS CONTINUARAM A ESTUDAR E TIVERAM EXPERIÊNCIAS FANTÁSTICAS QUE EU NÃO, TIVERAM MOMENTOS ÚNICOS NA UNIVERSIDADE E EU NÃO, SE ESTOU ARREPENDIDO? NIM NEM NÃO NEM SIM.
DESDE SEMPRE FUI UM SONHADOR... E GOSTO DE SONHAR, MAS SEMPRE COM OS PÉS BEM ASSENTES NA TERRA... MAS SONHAR FAZ BEM À ALMA
SIM DA PARTE DO MEU PAI UMA GRANDE PARTE SÃO EMPREENDEDORES, MAS HOJE EM DIA JÁ VEJO JOVENS FAFENSES BASTANTE EMPREENDEDORES E ISSO É UM BOM SINAL PARA O FUTURO E PARA FAFE.
Como surgiu a ideia de ser empreendedor?
NUNCA GOSTEI DE MANDAR, MUITO MENOS DE SER MANDADO E COMO sabes, TRABALHAR PARA FAMILIA NÃO É FÁCIL; principalmente, PARA a família mais direta, para UMA COISA ÉS FILHO DO PATRÃO, PARA OUTRAS ÉS UM NOMAL FUNCIONÁRIO, POR ISSO EM 1999 DECIDI VOAR COM AS MINHAS PRÓPRIAS ASAS.
Sempre tivestes esse espírito empreendedor e aventureiro, podes me contar mais sobre a trajetória das TUAS empresas até à data de hoje, nomeadamente a última ligada ao mundo náutico, partilhando-nos as suas atividades, os seus produtos e serviços.
SIM NUNCA TIVE RECEIO DE ARRISCAR, COMO JÁ DISSE EM 1999 DECIDI TRABALHAR POR MINHA CONTA E RISCO, TRABALHEI COM A BERCI, MONTEI UM NEGÓCIO LIGADO AOS AUTOMÓVEIS AURIOL AUTOMÓVEIS.
EM 2000 DEI INICIO A UM PROJETO FANTÁSTICO DE NOME SOLUÇÃO RALLYES, MAS FALTOU-ME A EXPERIENCIA QUE HOJE TENHO. EM 2002 MONTEI A ZONA DE AGUA, VENDA DE AGUA EM GARRAFÃO, 2005 DEIXEI OS RALIS VERTENTE PILOTO, MAS CONTINUEI LIGADO AOS RALIS NA MADEIRA COM O PILOTO PAULO MENDES E O CAMPEÃO FILIPE FREITAS, DE 2000 A 2020, FAÇO EM 2021 30 ANOS LIGADO AOS RALIS.
EM 2009 TIREI 3 ANOS SÓ PARA MIM, PARA ME ENCONTRAR, FAZER SÓ O QUE ME DESSE PRAZER FAZER, VIVI NO ALGARVE "PORTIMÃO" ONDE EM 2009 COMPREI O VELEIRO CALITOR, BARCO COM O QUAL COMECEI O NEGÓCIO LIGADO À ACTIVIDADE NAUTICA / TURISMO.
COMO NÃO SOU DE FICAR PARADO, COMECEI NA BRINCADEIRA A FAZER UNS PASSEIOS DE VELEIRO PARA AMIGOS E TURISTAS, COMO O NEGÓCIO ESTAVA A CRESCER A UM RITMO INTERESSANTE, DECIDI PENSAR A SÉRIO NO MESMO, EM 2012 FUI CONVIDADO A MONTAR UMA EMPRESA DE PASSEIOS EXCLUSIVOS DE BARCOS PELO RIO DOURO, E ASSIM NASCEU A SAILING360 COM SEDE NAS NOVAS INSTALAÇÕES DA DOURO MARINA NA AFURADA, ONDE VIVI 8 ANOS A BORDO DE UM DOS MEUS BARCOS. ATÉ QUE UM DIA, INICIO DE 2020 FIZERAM-ME UMA PROPOSTA INTERESSANTE, E ENTÃO VENDI A MARCA SAILING360 E ALUGUEI A GESTÃO DA MESMA E TAMBÉM DOS MEUS 3 BARCOS, POR UM PERÍODO DE 3 ANOS, FICANDO ASSIM COM MAIS TEMPO PARA ORGANIZAR O PROJETO DA MINHA VIDA. PKSCAUSE.
Ao longo do teu percurso empresarial, Quais são as características pessoais mais importantes para as tuas empresas? Isto é, que importância dás às relações internas e externa nas tuas empresas? E para ti como empresário, quais são os contactos mais importantes? Fornecedores, clientes, pessoas influentes?
SEM DUVIDA ALGUMA ÀS PESSOAS, QUEM ME CONHECE E QUEM COMIGO TRABALHA OU TRABALHOU, SABE QUE EU VISTO A CAMISOLA, NÃO SOU DE MANDAR, VOU LÁ E FAÇO, RESPEITO MUITO AS PESSOAS EM GERAL, MAS RESPEITO AINDA MAIS QUEM COMIGO TRABALHA.
mAS como é lógico tudo numa empresa é importante, é como um motor sem umA peça, até pode trabalhar, mas mais dia menos dia vai DAR PROBLEMAS.
Quais são as dificulDADES que encontravas na gestão do dia a dia dos teuS negócios?
No teu percurso de empresário,
queres partilhar um momento único positivo ou negativo ou até anedótico que te
marcou?
ASSSIM DE REPENTE
LEMBRO-ME DE UMA COLABORADORA QUE TIVE. UM DIA VEIO COM UM GRUPO DE AMIGAS
NAVEGAR NUM DOS MEUS BARCOS E APERCEBI-ME QUE A MESMA ESTAVA DESEMPREGADA, MAS
COMO TINHA UMA BOA CONVERSA, EU CONVIDEI-A A VIR TRABALHAR PARA A NAUTICA,
QUANDO ELA ME DIZ QUE NÃO SABIA NADAR E QUE TINHA PAVOR À ÁGUA ENTÃO EU
REPONDI, MAS ISSO RESOLVE-SE COM UMAS AULAS.
HOJE É UMA EXCELENTE
MARINHEIRA E AGORA NÃO VIVE SEM BARCOS E MAR, TAL COMO OUTROS POR MIM FORMADOS,
AQUI EM PORTUGAL CONTINENTAL E MADEIRA.
Se tivesses um conselho a dar a um jovem empreendedor perante o estado atual da Economia, qual seria?
Quais são as maiores satisfações e desilusões que tiveste, até agora, desde que criastes a aCIPP em Outubro de 2020?
A BUROCRACIA QUE ESTE PAÍS EXIGE A QUEM QUER TRABALHAR. SÃO 1001 ASSINATURAS, 1001 PAPEL, ETC ETC..
Como te vês como pessoa? Como lidas com o fracasso e o sucesso?
EXACTAMENTE DA MESMA
MANEIRA, QUEM QUER SUCESSO, TEM QUE ESTAR PREPARADO PARA O FRACASSO, É TIPO O
FUTEBOL, HOJE GANHA UM, AMANHÃ GANHA O OUTRO, NÃO HÁ SUCESSO SEM ERROS, SEM
FALHAS...
Consegues conciliar, no teu dia-a-dia, estes novos desafios e tua vida pessoal?N
ESTE MOMENTO NÃO... ESTOU 100% FOCADO NO PROJETO PKS PARKINSON NEM PARA OS QUE MAIS AMO CONSIGO TER O TEMPO NECESSÁRIO.
concluíndo a nossa entrevista, transitando a nossa entrevista para uma parte mais pessoal, sei que és um aficionado pelos rallys, foste piloto no rally de portugal, para ti fafe é capital ou catedral do rallys?
FAFE É A CATEDRAL DOS RALIS, NÃO HÁ DÚVIDAS SOBRE ISSO, EM TODO O MUNDO É RECONHECIDO, FALADO POR CAUSA DOS MESMOS, SIM EU FUI O PRIMEIRO FAFENSE A TERMINAR O RALI DE PORTUGAL 1994, NA VERSÃO MAIS DIFÍCIL DO MESMO, ESTORIL, PÓVOA, FAFE, ARGANIL E REGRESSO A ESTORIL.
FAFE É MINHA CIDADE NATAL, QUEM ME CONHECE SABE O QUANTO EU A DEFENDO, COM FAFE NINGUÉM FANFE, DIZ O DITADO, QUERO MUITO LEVAR O NOME FAFE PELO MUNDO, A PARTIDA E CHEGADA DA VOLTA SERÁ EM FAFE, A PREPARAÇÃO DA CARRINHA SERÁ FEITA EM FAFE E POR FAFENSES, TENHO MUITOS AMIGOS CÁ E UMA GRANDE PARTE DA MINHA FAMILIA.
SOU FAFENSE COM MUITO ORGULHO
tenho as seguintes
perguntas e peço-te uma palavra ou frase pequena para cada uma delas:
Hobbies?
BARCOS
Local de Férias preferido?
MADEIRA
Adoras?
PESSOAS HUMILDES
Detestas?
PESSOAS FALSAS
Descreva o teu dia perfeito quando não estás a trabalhar
APROVEITAR CADA MINUTO JUNTO DOS QUE AMO, OU ENTÃO UM SÁBADO OU DOMINGO NO SOFÁ A VER FORMULA 1, RALIS OU MOTOGP, VELEJAR, ETC
QUAl É TUA MÚSICA PREFERIDA?
CANÇÃO DO MAR, DULCE PONTES.
qual foi o filme que te marcou?
AMIGOS IMPROVAVEIS
Prato preferido?
FRANGO DE CHURRASCO
Restaurante preferido?
PERGUNTA DIFICIL, TENHO MUITOS AMIGOS COM RESTAURANTES E ESCOLHER UM NÃO SERÁ BOA IDEIA, MAS EM FAFE EXISTE DEZENAS DELES MUITO BONS, CADA UM COM O SEU TIPO DE COMIDAS... MAS NÃO VAMOS FALAR DE COMIDA ESTOU A TENTAR FAZER DIETA... 😉
CITE 3 coisas que estão na tua lista de desejos?
1 - UMA SOLUÇÃO PARA A
DOENÇA DE PARKINSON:
2 - QUE A ACIPP A NOSSA
ASSOCIAÇÃO CRESÇA E ASSIM AJUDE PESSOAS COM PARKINSON;
3 - QUE O MAIOR NUMERO
DE PESSOAS NOS AJUDE NESTA CAUSA.
Desporto preferido?
MOTORIZADO
Qual é o teu clube?
RESPEITO QUEM GOSTA, MAS EU NÃO GOSTO DE FUTEBOL E NÃO ENTENDO O PORQUÊ DE SER CHAMADO O DESPORTO REI, HOJE EM DIA PRINCIPALMENTE EM PORTUGAL O FUTEBOL É TÃO MAU QUE UM JOGADOR PASSA UMA GRANDE PARTE DO JOGO NO CHÃO, LEVAM UM TOQUE NA PERNA ESQUERDA E QUEIXAM-SE DA PERNA DIREITA, ENQUANTO UM PILOTO DE MOTAS POR EXEMPLO, CAI A 200KM HORA E LEVANTA-SE PARA REGRESSAR À CORRIDA, MAS ESTA É A APENAS A MINHA OPINIÃO.
Se não tivesses sido empresário, eras?
SEM DUVIDA ALGUMA ESTARIA LIGADO AOS BARCOS/MAR, COMO SKIPPER.
Se tivesses a oportunidade de mudar algo no teu percurso profissional, seria o quê?
O que representa Fafe para ti?
O MEU PORTO DE ABRIGO, CIDADE DO CORAÇÃO.
Se amanhã, fosses um eleito político local, que medidas no setor económico ou noutro implementarias?
DE CERTEZA ABSOLUTA QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER, MAS SE... ACABARIA COM CERTOS IMPOSTOS, COMPLETAMENTE FORA DA REALIDADE. TIPO O IMI.
Qual é a tua regra de Ouro?
ATITUDE, LEALDADE, RESPEITO...
Há algo mais que gostarias de dizer, que não foi abordado?
FALTOU SIM, AGRADECER A TODAS AS PESSOAS QUE EM TROCA DE AMIZADE, NOS TÊM AJUDADO NESTA PREPARAÇÃO DA VOLTA AO MUNDO. MAS TODAS AS PESSOAS E AJUDAS SÃO SEMPRE BEM-VINDAS.
dando fim nesta entrevista a esta fase mais empresarial cheios de desafios superados, tens agora um pequeno grande contratempo, como referes sempre, que é a doença de Parkinson. a poucos meses decidistes criar uma associação, e lançar-te no maior desafio da tua vida por uma causa: “150 mil quilómetros, 70 países e cinco continentes em 48 meses”.
podes partilhar-nos um pouco mais sobre estes dois novos desafios.
Este pequeno grande contratempo mudou toda a minha vida e principalmente a forma como olho para ela, pois esta doença é daquelas que nos rouba a dignidade e acima de tudo qualidade de vida, dia após dia.
Sou um homem de sonhos
e lutas, mas depois do choque inicial, decidi que teria que transformar a
doença em algo positivo, pois teremos que conviver com ela até ao fim.
Sou um entre milhões com a mesma condição eu sei, mas eu sinto que tenho a missão e dever de fazer um pouco mais, ainda há pouca informação, apoio e acompanhamento sobre e para Parkinson e foi aí que encontrei o meu propósito!
Depois de algumas conversas e de algumas pesquisas decidi que seria através de uma Volta ao Mundo de Veleiro, mas como a exigência física e mental é muito exigente, decidimos eu o meu médico e MINHA familia, que seria de Autocaravana, sendo assim mais fácil levar a sensibilização do tema ainda mais além.
O diagnóstico precoce, apoio a famílias carenciadas que não têm acesso a tratamentos inovadores (e caros), despertar consciências, criar uma Associação e alertar para todas as questões inerentes que possam ser desenvolvidas. Nesta altura o amanhã tornou-se hoje e meti pés ao caminho antes que a dignidade se vá, bem como a capacidade de o fazer...
Como imaginas, para que tal seja exequível preciso de muitos apoios, pois um projeto destes abarca muitos custos, mas também é uma oportunidade de levar as marcas e apoios que estão connosco mais além.
2020, foi o ano de planeamento e
apresentação da viagem.
11 Abril de 2021
partida para a volta ao mundo, 2022 - 2023 - 2024 - Abril de 2025 chegada,
durante os quais esperamos despertar atenção suficiente, reunir com as
comunidades entre elas as Portuguesas, espalhadas por esse mundo fora, falar
sobre o diagnóstico precoce ao mundo e reunir fundos para que no regresso
possamos continuar a trabalhar através da nossa ACIPP - Associação Contratempo
Invertido Parkinson Portugal, esta irá levar sonhos a tantos outros (a ACIPP
foi o 1º sonho e ficou concretizado agora em outubro de 2020).
Sinto que neste projecto
vamos precisar realmente da ajuda de todos, qualquer tipo de ajuda é bem-vinda,
semanalmente vamos produzir um vídeo com tudo o que vimos, filmamos,
fotografamos, etc etc, para que dia após dia os nossos seguidores sejam cada
vez mais.
Para assim conseguirmos
chegar onde pretendemos, que é o crescimento desta associação, direccionada ao
bem-estar dos portadores Parkinson, familiares e cuidadores, se possível, até
com outras doenças também do foro neurológico.
Seria muito
interessante durante esses (48 meses, + de 150 mil km, + de 70 Países, 5
continentes), estarmos juntos e assim divulgar, as marcas que se associaram, pelo mundo.
Esperamos que se junte a nós e ajude a levar esperança aos quatro cantos do mundo.
OBRIGADO FILIPE POR ESTA OPORTUNIDADE DE DAR A CONHECER ESTA CAUSA!
PARKINSON - AROUND THE WORLD CAUSE - 2021 - 2025
AJUDE o ricardo A DAR A CONHECER ESTE PROJETO, ESTA CAUSA.
ACIPP - Associação.
SITE: www.acipp.pt
EMAIL: hello@acipp.pt
FACEBOOK: facebook.com/contratempoinvertido
INSTA:
instagram.com/pks_worldcausE
PKS The Van Tour World Cause
SITE: www.pkscause.pt
EMAIL: hello@pkscause.pt
FACEBOOK:
facebook.com/PKScause
INSTA: instagram.com/pks_worldcause
Sem comentários:
Enviar um comentário