domingo, 24 de janeiro de 2021

"UM OUTRO OLHAR" - TONINHO E PEDRO, DOIS BARBEIROS VENCEDORES COM ESPÍRITO DESPORTIVO

 


Bom dia toninho e pedro, desde já, agradeço–vos por terem disponibilidade em participar nesta entrevista.

tenho vindo a acompanhar o vosso percurso profissional, como amigo e cliente. confesso que o vosso perfil, associado a um passado desportivo, de comerciantes de sucesso no setor dos cabeleireiros, através da vossa empresa gerida por ambos, sensibilizaram-me a serem os próximos a convidar para a nossa entrevista.

Neste sentido, a minha primeira pergunta é da praxe e é mais pessoal.

Gostava que cada um me partilhasse as suas origens, o seu percurso escolar e formativo. Gostavam de estudar? Tem alguém na vossa família ou amigos como modelo empreendedor?

Toninho: Bom dia amigo sou natural de São Gens fiz o primeiro e segundo ciclo na freguesia de São Gens.
Depois decidi iniciar a profissão de barbeiro onde mais tarde tirei a carteira profissional no Porto

Pedro:  Bom dia amigo, sou natural de Moullins, França, vim para Portugal com 5 anos fiz o primeiro ciclo na escola de Moreira do Rei, o segundo ciclo fiz na Escola Carlos Teixeira, iniciei o terceiro ciclo na Escola Secundária de Fafe onde fiz apenas o oitavo ano e como não gostava nada de estudar então decidi ir trabalhar mesmo não tendo ninguém como modelo empreendedor a área que me fascinava era cabeleireiro, aí surgiu a oportunidade e comecei como empregado do Toninho e do Paris, onde passei a ter como colega de trabalho o Abel Costa e como podes imaginar, aprendi com os melhores.
 
 
Como surgiu a ideia de ser empreendedor?

Toninho: passei por 4 salões de cabeleireiros onde no último que trabalhei eu e o meu amigo (Paris) em 1993 decidimos abrir o próprio negócio e que permanece aberto até hoje.
 
Pedro: Como referi antes, o Paris era um dos meus patrões, entretanto colocou a sua quota à venda a qual foi adquirida pelo Abel,  mais tarde o Abel decidiu emigrar e foi me proposto comprar a sua parte da sociedade assim me tornei empreendedor.
 
A empresa que dirigem os dois atualmente, foi criada em 1993, contem-me mais sobre a trajetória da vossa empresa até à data de hoje, partilhando as suas atividades, os seus produtos e serviços.

Os nossos serviços são apenas cortes de cabelo e barbas, tratar da imagem do cliente, fazer com que o cliente se sinta bem, como se fosse uma segunda casa.
 


 
Quais são as dificuldades que encontram na gestão do dia a dia da vossa empresa?

Nos dias de hoje não está fácil de trabalhar derivado há situação que vivemos por causa da pandemia covid 19 mas não somos pessoas  de desistir.
 
Quais são as maiores satisfações e desilusões que tiveram, até agora, com a vossa empresa?

Satisfação, é sentir que o cliente sai feliz com o serviço prestado e acima de tudo as amizades que lá fazemos.
Desilusão? Felizmente não  estamos a ver nenhuma.
 
Quais são os próximos desafios para a vossa empresa?

Sempre a inovar.
 
Como se vê cada um como pessoa? Como lidam com o fracasso e o sucesso?

Toninho: trabalhador, humilde e que está a realizar o sonho da minha vida e um amigo que podem sempre contar.
O sucesso faz parte do quotidiano pois é por isso que trabalhamos e é o meu foco.
O fracasso az parte da nossa vida nem sempre corre tudo bem. Fui formado para ter sucesso e nunca estarei preparado para o fracasso.

Pedro: humilde, honesto e trabalhador, sempre disponível para aprender.
Fracasso: nem sempre as coisas correm bem, por vezes aparecem pedras no caminho, mas o meu foco é sempre o mesmo, seguir em frente e vencê-las.



 
Conseguem conciliar cada um, no vosso dia-a-dia, a vida profissional e pessoal?

Toninho: a minha profissão ocupa  muito tempo por isso se torna difícil de dedicar algum tempo há família e amigos
 
Pedro: a minha profissão ocupa-me de fato bastante tempo do dia, inclusive os sábados, mas há sempre tempo para dedicar principalmente à família e para passear.
 
Se tivessem um conselho a dar a um jovem empreendedor perante o estado atual da Economia, qual seria?

Toninho: não é fácil mas vai em frente.
 
Pedro: como não sou Homem de desistir dos meus sonhos, o meu conselho seria, se é o teu sonho segue em frente, nunca desistas.
 
Finalmente, transitando a nossa entrevista para uma parte mais pessoal, pretendia saber qual é vossa opinião, sobre a prática desportiva amadora em fafe, as suas fragilidades e suas POTENCIALIdades?

Pedro: Iniciei a minha atividade desportiva com 15 anos, como atleta no G.D.C. Fornelos como juvenil, passando à atleta aos 17 anos no G.C.D. Paços onde estive um ano, surgiu a oportunidade de ir representar um grande clube de Fafe, A.C.D. PICA, onde me tornei campeão distrital de Braga, por motivos profissionais não podia conciliar as duas coisas e mais tarde dei início à carreira de futsal onde representei vários anos o G.C.D. Paços, na atualidade sou atleta no futsal G.C.D.Vinhós na qualidade veterano.

Pena é que neste momento devido a esta situação pandémica que estamos a viver não é possível praticar mas temos que fazer alguma coisa não podemos parar.    Temos no entanto, outras atividades que têm levado o nome de Fafe bem alto, a patinagem, os nosso atletas da Cercifaf, esses sim são os verdadeiros campeões  o importante é não parar o desporto, até porque faz bem à saúde.
Pelo conhecimento que tenho, acho que Fafe está bem, desde o mais pequenino ao mais velho.
 
Toninho: pratiquei à uns anos atrás karaté, cheguei ao cinturão verde, mas entretanto parti uma perna num acidente de mota, e tive de abandonar, acontece aos melhores. (risos).
 Acho que o karaté é uma das modalidades mais medalhadas do concelho com grandes resultados acho que deveria ser mais divulgado é um desporto top em vários sentidos nomeadamente defesa e tranquilidade pessoal.


 
Finalmente, tenho as seguintes perguntas e peço, a ambos, uma palavra ou frase de resposta para cada uma delas:

Hobbies?

Toninho: ler, ver futebol na TV.

Pedro: jogar futebol, dar umas corridinhas ao ar livre e assistir a um bom filme.

Local de Férias preferido?

Toninho: Algarve.

Pedro: Não tenho um local preferido,  gosto de conhecer o que há de bom no nosso país.

Adoras?

Toninho:  boa conversa entre amigos.

Pedro: estar em família.

Detestas?

Toninho: ingratidão e desonestidade.

Pedro: injustiças e pessoas falsas.
 
Descreva o teu dia perfeito quando não estás a trabalhar

Toninho: Passear com a família.

Pedro: Adoro estar em casa na companhia da minha família.

Qual é tua música preferida?

Toninho: Homem do Leme, dos Xutos & pontapés.

Pedro:  Juntos somos mais fortes, dos Amor Electro.
 
qual foi o filme que te marcou?

Toninho: Quanto é difícil ser homem de Mark Harmon

Pedro: Comando, com Arnold Schwarzenegger)


Prato preferido?

Toninho: Polvo à lagareiro.

Pedro: Sou um bom garfo mas adoro bacalhau cozinhado de qualquer forma.

Restaurante preferido?

Toninho: Caneiro, Arco de Baúlhe.

Pedro:  Temos bons restaurantes em Fafe, mas costumo dizer que o melhor restaurante é na casa da minha mãe.
 
 
PODES ME PARTILHAR 3 coisas que estão na tua lista de desejos?

Toninho: ver o futuro dos meus 2 filhos concretizados, saúde para mim e para os meus familiares e amigos e que o mundo melhor.

Pedro: muita saúde para todos e que sejam felizes, vivam a vida!!
 
Desporto preferido?

Toninho: futebol

Pedro: Futebol

Qual é o teu clube?

Toninho:S.L.Benfica

Pedro: S.L.Benfica

Se não fosses empresário, eras?

Toninho:provavelmente estaria ligado ao mesmo ramo

Pedro: tinha que estar ligado a esta área, é a minha paixão.

Se tivesses a oportunidade de mudar algo no teu percurso profissional, seria o quê?

Toninho: acho que não mudava nada. Tudo o que me aconteceu até hoje está correto

Pedro: não mudaria nada, tem sido um percurso lindo e maravilhoso.

O que representa Fafe para ti?

Toninho: Fafe é minha cidade Natal o meu ponto de abrigo

Pedro: Fafe é uma cidade linda, muito acolhedora perfeita para mim.

Se amanhã, fosses um eleito político local, que medidas no setor económico ou noutro implementarias?

Toninho: não me vejo como político

Pedro: político, eu? Não! Deixo isso para quem sabe.

Qual é a tua regra de Ouro?

Toninho: não deixes para amanhã o que podes fazer hoje

Pedro: Olhar em frente, pensamento sempre positivo, ser humilde e seriedade acima de tudo.
 
Há algo mais que gostariam de dizer, que não foi abordado?
 
Toninho: Agradecer-te a ti Filipe a oportunidade. Esperamos que mais profissionais dêem o seu testemunho nesta área.

Pedro: Tenho que agradecer-te pela oportunidade de poder dar a conhecer um pouco mais de mim a todos os meus amigos e falar um pouco desta arte que é está profissão.
Muita saúde e felicidade e paz no mundo.

Muito obrigado!

1 comentário:

  1. Do melhor desta área. Prazer em ler isto de longe. Boa continuação.

    ResponderEliminar