domingo, 3 de janeiro de 2021

UM OUTRO OLHAR – EM ANO DA VACINA E DA BAZUCA, O ECOSSISTEMA EMPRESARIAL FAFENSE RECOMENDA-SE!


A convite do Blog “Jornal de Fafe”, iniciei em Setembro de 2020, todos os domingos, a rúbrica “um outro olhar” que pretendeu valorizar e promover positivamente o nosso tecido empresarial, mas também despertar aos nossos jovens e cidadãos possíveis vocações, entre outras.

Ao longo de 4 meses, tive a honra e orgulho de impulsionar este roteiro digital, composto por homens e mulheres, empresários fafenses, que aceitaram o meu desafio de serem entrevistados num formato diferente, com responsabilidade, profissionalismo, humildade e um certo sentido de humor. Características, que tanto caracteriza o "empresário minhoto".

Quero agradecer aos 17 empresários fafenses, até agora entrevistados. A confiança que depositaram em mim e este privilégio que me concederam em partilhar com a Sociedade, um “outro olhar” sobre a sua pessoa. 

Obrigado.... Jorge Pinheiro, Fernando Silva, Graciete Lima, Manuel Marinho, Telma Mota, Luís Ferreira, Mané Sousa, Ricardo Sousa, Jorge Marques, Pedro Mourão, Pedro Valente, Ricardo Carvalho, Paulo Castro, Mariana Andrade, Eduardo Sousa, Beatriz Pereira e Ricardo Oliveira.

Confesso que, mesmo sendo amigo deles, na sua grande maioria há mais de 15 anos, passei a conhecer, a ficar surpreendido, a ter compaixão e até confirmar o que pensava deles em vários temas.

São pessoas apaixonadas pelo que fazem, persistentes e determinados, criativos e visionários na procura de oportunidades, valorizam o trabalho em equipa, estão dispostos a enfrentar mudanças e nutrem constantemente o espírito empreendedor assumindo riscos e aprendendo com os erros e são acima de tudo, amantes do território FAFE!




Neste sentido, depois de ponderar no final do ano passado, realizar uma “pausa” com esta rubrica, por vários motivos, pessoais e outros. Tomei a decisão, após ouvir opiniões de amigos, empresários e empreendedores e analisar o contexto local, de avançar, com um formato, sempre aos domingos, ligeiramente diferente. Dar continuidade da rubrica “um outro olhar” e criar uma nova rúbrica “Invest Fafe” que se irão alternando de 15 em 15 dias.

A rubrica “UM OUTRO OLHAR” continuará a divulgar as experiências pessoais e profissionais sobre um empresário, comerciante, artesão, agricultor, empreendedor fafense que cruzamos na rua diariamente e que são frequentemente ricas em experiências de todos os tipos. 
Esta rubrica poderá, como ocorreu em dezembro, tornar-se temática, setorial, entre outras, durante um ou vários meses. 
Posso adiantar que os meses de janeiro e fevereiro serão dedicados a empresas geridas por sócios amigos ou sócios familiares.

A nova rubrica “FAFE UP” será uma rubrica que disponibilizará ao ecossistema empresarial fafense, informação sobre o financiamento de novos projetos empresariais, bem como instrumentos que incentivam a iniciativa empresarial e empreendedora e noticias de foro empresarial ou setorial com interesse. 

Em ano de “bazuca financeira europeia”, achei importante divulgar informações que possam reforçar possíveis publicações vinculadas pelo Governo e entidades competentes. Relembro que para Portugal, foram destinados 30 mil milhões de euros do orçamento para os próximos sete anos, a que acrescem 15,3 mil milhões de euros em subvenções, havendo ainda a possibilidade de o país pedir empréstimos, se o desejar. Até a disponibilização desses montantes, é bom de relembrar às empresas fafenses que vão poder contar com medidas de resposta à pandemia que foram prolongadas para o primeiro trimestre, como o Apoio à Retoma Progressiva, mas também medidas como flexibilização do pagamento do IVA, linhas de crédito e o alargamento dos Programas APOIAR e ADAPTAR.

Finalmente, quero reforçar dois pensamentos no início deste ano:

- É um orgulho integrar um leque de colaboradores de excelência, do Blog Jornal de Fafe, em várias áreas e que o leme que nos une a TODOS, é nem mais nem menos que “SENTIR FAFE” em prol de um território ÚNICO onde é bom viver, visitar, conhecer, empreender e investir entre outros…, e se eu sentir que incomodo é bom sinal, porque o que me moveu quando aceitei, com agrado e responsabilidade, integrar esta equipa foi dinamizar algo de diferenciador que até agora não tinha sido feito junto do nosso rico ecossistema empresarial;

- Em ano de ESPERANÇA e RECUPERAÇÃO Económica e Sanitária, desejo a TODOS UM FELIZ ANO de 2021 !!


Até ao Próximo Domingo...


(Crédito fotos: Gil Soares)

Sem comentários:

Enviar um comentário