sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O Mundo está a mudar e a Educação também!

 

Vivemos, já há algum tempo, num processo de mudança no mundo, nos mais diversos aspetos que o integram. Mas nunca antes sentido de forma tão premente e veloz como nos dias de hoje.  O surgimento da pandemia veio acelerar e acentuar esta transição e o mundo jamais poderá ser o mesmo.

Quer seja a nível económico, social, cultural, tecnológico ou emocional, atravessamos um momento de profundas e rápidas transformações, impulsionando a verdadeira transformação coletiva. Não podemos, hoje, pensar como antes baseando as nossas ações num futuro planeado e rotineiro, a perceção de um futuro incerto anunciado pela situação pandémica trouxe ao mundo, a certeza de que, competências como a criatividade, comunicação, colaboração, resolução de problemas, resiliência e adaptabilidade se mostram fundamentais para a sociedade do presente.

Sendo a educação um pilar essencial na construção de uma sociedade mais próspera e mais justa, mais aberta e mais responsável, a mudança convida e abraça este setor.

Há alguns anos que esta mudança se anuncia e vai ganhando o seu espaço, mas ao longo do seu percurso tem -se deparado com inúmeros entraves marcados por resistências enraizadas, por horizontes delimitados, mentalidades e atitudes agarradas a velhos hábitos e padrões. Enfrentar isto exige que a mudança comece em cada um de nós, que necessitamos de desaprender o passado para dar lugar ao presente e ao novo, precisamos de não temer a mudança e encará-la como uma ameaça, precisamos de abandonar práticas superadas, que já não se coadunam com a era atual.

A pandemia forçou instituições educacionais em todo o mundo a utilizar, repentinamente, ferramentas tecnológicas disponíveis há muito tempo, para criar conteúdo e experiências de aprendizagem remota para os alunos. Educadores e Professores de todas as áreas experimentam novas possibilidades de ensinar, e isso é um grande avanço para um dos setores mais resistentes a mudanças e à adoção de novas tecnologias e diferenciados métodos.

Por outro lado, competências como a criatividade, comunicação, colaboração, resolução de problemas, resiliência e adaptabilidade emergiram como fundamentais para a sociedade do presente.

É preciso investir em educação, indistintamente, em todas as suas esferas, mudando práticas, e encontrando as metodologias adequadas que instiguem o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, e aprimorem habilidades e competências.

É necessário ampliar as possibilidades de novas experiências de aprendizagem combinando, de forma harmoniosa, a criatividade, a empatia e a tecnologia.

A escola atual precisa, definitivamente, de olhar para o aluno como o centro da aprendizagem e criar condições para que, a natureza de cada criança, possa ser vivida de forma integral.

O esforço para dar respostas decisivamente eficazes a esta reinvenção tem que ser um desígnio de cada um de nós. Todos fazemos parte da mudança e a mudança começa em cada um de nós, porque o isolamento social vai passar, mas não podemos desperdiçar a oportunidade de mudar a educação para sempre.

Acredito que a vivência deste desafio irá impelir o ser humano a um novo patamar de consciência. Para tanto, precisamos aceder à nossa essência e expandir cada vez mais os nossos princípios humanos, o nosso potencial criativo, a nossa capacidade de criar conexões autênticas com empatia e compaixão, integrando as inteligências racional, emocional, corporal e intuitiva às tecnologias digitais para, assim, colaborarmos verdadeiramente num sentido coletivo.

Vera Soares

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