quarta-feira, 17 de março de 2021

A estratégia do PSD tem pernas para andar?

 


Rui Novais é o próximo candidato pelo PSD à Câmara de Fafe. Será esta uma boa estratégia para combater o PS Fafe?

A estratégia de Rui Novais não é de todo descabida. É uma estratégia delineada, ao que parece bem programada e pretende abranger cerca de três mandatos. O PSD de Fafe não tem trabalho de terreno, a não ser na altura das eleições, e não pode simplesmente pensar em querer usar a máxima romana ‘veni, vidi, vici’.

Há um trabalho enorme a fazer. Era preciso arrumar a casa. Era preciso inverter a ordem natural e virar o jogo. O PSD apostava sempre nos senhores fulaninhos. Até podiam andar os militantes lá todo o ano a dar o corpo às balas, mas para a construção das equipas já não serviam. Claro que há outros fatores a ter em conta. Quem não estivesse de acordo com alguns pensamentos era encostado e até enxovalhado publicamente.

O que faziam muito militantes? Afastavam-se. Não é que não conseguissem enfrentar os tubarões, mas porque os peixinhos miúdos se calavam e faziam tudo o que os tubarões queriam.

Depois era a aposta dos mesmos de sempre. Mas isto é transversal a todos os partidos.

Rui Novais ganhou as eleições e espera-se sempre algo inovador. Sinceramente, não sei se já aconteceu. O PSD ainda não se nota muito nas ruas. Os cartazes podem marcar presença, mas nunca substituirão o contacto direto com a população. É preciso colocar a estrutura a funcionar. É preciso sair da sede.

Mas a estratégia é bem pensada. Ganhar o partido, reorganizá-lo, aproximar o partido da população e até lá preparar-se para assumir uma candidatura à Câmara. Se este ano tiver mais votos do que nas últimas já é uma vitória, se começar a aumentar os vereadores, ainda mais vitória será.

Mas seria esta a melhor estratégia para uma luta mais eficaz?

A conjuntura mudou. Se esta estratégia de Rui Novais me parece inteligente, aquando da sua candidatura à liderança do partido, com a união do PS, IPF e FS era preciso algo mais arrojado. Algo diferente, mas com a mesma força e dinâmica. A candidatura de uma Mulher de Garra poderia ser uma verdadeira dor de cabeça às uniões de facto dos homens de fato!

Independente de tudo, já há algo de novo: Não são os mesmos de sempre!

Pelo menos até conhecer a lista…

Sem comentários:

Enviar um comentário