domingo, 7 de março de 2021

“UM OUTRO OLHAR” – IVO E CRISTINA, DOIS AMIGOS QUE DINAMIZARAM COM SUCESSO UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE

 


Bom dia ivo e cristina, desde já, agradeço–vos por terem disponibilidade em participar nesta entrevista.

tenho vindo a acompanhar o vosso percurso profissional, como amigo.

confesso que o vosso perfil e espírito associativo e desportivo que se juntaram há cerca de 26 anos para impulsionaR uma empresa de sucesso em serviços de contAbilidade, sensibilizaram-me a serem os próximos a convidar para a nossa entrevista.

Gostava que cada um DOS DOIS me partilhasse as suas origens, o seu percurso escolar e formativo. Gostavam de estudar? ou eram mais trabalhos práticos? Tem alguém na vossa família ou amigos como modelo empreendedor?

Ivo: nasci em 1971, sou Natural de Fafe a minha freguesia é Quinchães. 
Relativamente a escolaridade, sempre estudei na minha vida e continuo, neste momento estudo assuntos relacionados com a minha profissão que é ser Contabilista.

Iniciei o meu percurso académico na escola primária de Quinchães, seguidamente frequentei a Escola Carlos Teixeira e posteriormente a Escola Secundária de Fafe até ao 11º ano. Terminei o 12º ano na escola secundária da Veiga em Guimarães (curso complementar de contabilidade). Mais tarde licenciei-me em Gestão no IESF – Fafe.

Sou Contabilista Certificado, fruto da profissão que exerço e da empresa pela qual sou responsável (Cliconta) já frequentei um “sem número” de formações e continuo a frequentar.

Modelo empreendedor na família? Não tive empreendedores em familiares diretos, os meus pais foram operários têxteis (agora reformados).
A vida empresarial fascina-me, assim como, o gosto do significado das contas e de as usar ao serviço da gestão, foi por isso resolvi constituir a Cliconta há cerca de 26 anos.

O dever cumprido satisfaz-me, sentir que fiz o melhor pelos nossos Clientes e pela nossa empresa, gosto de olhar nos olhos os meus Colegas e vê-los satisfeitos, sem a ajuda deles o meu trabalho seria inglório. 

Cristina: Bom dia. Muito obrigada pelo convite que me nos foi feito.
O meu nome é Cristina Carneiro, nasci a 5 de novembro de 1974 numa pequena cidade de França, onde vivi até março de 1982, época em que os meus pais regressaram comigo e com os meus irmãos para Portugal. Sou casada e tenho uma filha. 

Relativamente a escolaridade, desde terna idade que os estudos fizeram parte da minha vida, o gosto pela aprendizagem e pela qualidade dos serviços que presto estão, desde sempre, na base da pirâmide de valores que fui adquirindo ao longo da vida.
Nem sempre este percurso foi ténue. Iniciei a minha atividade escolar em França e, ao chegar a Portugal recomecei o 1º ano. Assim continuei o meu percurso académico, em Fafe, até ao 9º ano, tendo ingressado no secundário na área de contabilidade, uma área que sempre me despertou curiosidade.

Após o término, com sucesso, do 12º ano ingressei no mundo profissional, na área que tinha escolhido para a minha vida e aqui estou eu, até aos dias de hoje e continuarei por todos aqueles que virão. 
Hoje em dia frequento um curso universitário de Gestão, que decidi abraçar de forma a acrescentar conhecimentos teóricos e a traçar novos objetivos para a minha vida profissional.

Comecei a trabalhar na empresa Cliconta há 26 anos onde era funcionária. Há cerca de 8 anos surgiu a oportunidade de, com alguns colegas de trabalho da altura, adquirir parte da quota da sociedade que ficara disponível por saída de um dos sócios e, 4 anos mais tarde, adquiri com o Ivo a totalidade das mesmas.
Sempre achei que um dia iria ter a minha própria empresa, acho que desde criança, há coisas que não se explicam… Provavelmente pela sensação de dever cumprido que gosto de ter para com os nossos clientes e colegas.


A empresa que dirigem os dois atualmente, foi criada em 1994, pelo IVO, contem-me mais sobre a trajetória ascendente da vossa empresa até à data de hoje, partilhando as suas atividades, os seus serviços e o seu mercado de clientes.

Uma história de sacrifício, de muita vontade e persistência.

A Cliconta  foi constituída em 1994, há 26 anos, foi fundada inicialmente pelo Ivo que a começou em seu nome individual, durante a sua existência, a Cliconta, tem vivido momentos altos e menos altos, mas em termos gerais tem conseguido atingir os objetivos a que inicialmente se propôs – A Qualidade.
Atualmente com 2 sócios e gerentes Ivo Cunha nha e Cristina Carneiro. Esta “família” Cliconta é composta por 8 pessoas que nela colaboram.

O nosso foco é o nosso cliente, é para ele que trabalhamos, centramos todos os nossos esforços na qualidade dos serviços que lhes prestamos.

Nesta empresa, Ivo Cunha & Cristina Carneiro, Lda, apostamos numa marca de serviços (Cliconta) que desde há muito prima pela valorização académica e profissional de cada um dos nossos Colaboradores, são eles o maior capital desta empresa, nos nossos quadros há pessoas com elevadas habitações académicas e com elevados conhecimentos profissionais, somos uma equipa composta por Pessoas com muita experiência profissional e por Pessoas em início de carreira, tentamos conciliar a experiência com o ímpeto da juventude e …. Tem corrido muito bem.
Somos uma empresa periodicamente auditada que temos em todos os parâmetros atingido o nível de exigência muito bom.
É bom trabalhar na Cliconta.

 



Quais são as dificuldades que encontram na gestão do dia a dia da vossa empresa?

Não conseguir incutir em alguns Clientes que o produto que nós, Cliconta, produzimos é um produto que é essencial para os ajudar a gerir o seu negócio e quando bem usado é meio caminho para o sucesso.


Quais são as maiores satisfações e desilusões que tiveram, até agora, com a vossa empresa?

A maior satisfação é ter uma equipa motivada, alegre e trabalhadora, não podemos esquecer que são eles o “bem” mais valioso da nossa empresa, o maior ativo. Termos ganho algumas apostas que tivemos a capacidade de antever, nomeadamente, o uso de ferramentas que nos permitem trabalhar de qualquer lugar onde haja internet.

A maior desilusão é a irresponsabilidade, a ingratidão e a falta de ética e não nos queremos alongar em maus pensamentos.


Quais são os próximos desafios para a vossa empresa?

O desafio das novas tecnologias, desafiar os nossos Clientes a usarem novas ferramentas que lhes vamos proporcionar já daqui a dias, usando uma plataforma online onde lhes é colocada à disposição toda a sua informação contabilística, será um fator critico de sucesso da nossa empresa.
Continuar a crescer com sustentabilidade como nos últimos anos. Tentarmos ser visionários.




Como se vê cada um como pessoa? Como lidam com o fracasso e o sucesso?

Ivo: Vejo-me, transparente; frontal; dinâmico; profissional dedicado e “amigo do seu amigo”.
Na minha empresa como vejo-me como um “Colega dos meus Colegas” com responsabilidades acrescidas.

O meu Sucesso individual é o resultado do sucesso da Cliconta, e este é o sucesso de cada um dos nossos Colaboradores, assim como, de cada um dos nossos Clientes.
O fracasso não faz parte do meu vocabulário.

Cristina: Considero-me uma pessoa honesta, amiga, frontal e profissional. Não me identifico com o fracasso, luto todos os dias para atingir o sucesso, a nível pessoal e empresarial (pois somos uma família), mas acima de tudo, o sucesso de cada cliente.
 

Conseguem conciliar cada um, no vosso dia-a-dia, a vida profissional e pessoal?

Ivo: Costumo dizer que sou uma só pessoa e não consigo dissociar a minha vida profissional da minha vida pessoal e gosto de ser assim.

Muitas vezes converso à mesa de assuntos empresariais, nomeadamente com meu filho mais novo que me acompanha na profissão e gosto de falar sobre assuntos que me apaixonam.
Tenho uma vida muito preenchida, desde o desporto à contabilidade, à gestão e às amizades.
Estou contente com a minha vida.

Cristina: Conciliar as duas áreas profissional e pessoal, que no fundo, são apenas uma numa só pessoa é tanto apaixonante quanto desafiante. Tudo acontece no seu tempo, a família, a profissão, o desporto, tudo faz parte da minha vida.
 


Se tivessem um conselho a dar a um jovem empreendedor perante o estado atual da Economia, qual seria?

Ivo:  Estudar muito bem todos os assuntos, os assuntos operacionais, administrativos, contabilísticos e fiscais, analisar os prós e contras, avaliar o risco inerente ao negócio… analisar e estudar os investimentos a realizar, assim como e seu retorno. Rodear-se de uma equipa que os ajude a “dar os primeiros passos”.

Cristina: Diria: “Segue os teus sonhos”. Aconselharia também a estudar bem todas as oportunidades, todos os riscos, todas as vantagens e as desvantagens e, a começar aos poucos sem perder as oportunidades.

 
Finalmente, transitando a nossa entrevista para uma parte mais pessoal, pretendia saber qual é vossa opinião, sobre o estado atual do ecossistema empresarial fafense, as suas fragilidades e suas potencialidades?

As suas Potencialidades é que somos um Concelho jovem com Gente altamente preparada, a “matéria-prima” de um ecossistema que está deficiente ou inexistente.

As suas Fragilidades é a mentalidade instalada no Poder Político do “eu sei, eu quero, eu posso e mando”, pouco dialogante.
 



TENHO as seguintes perguntas e peço, a ambos, uma palavra ou frase de resposta para cada uma delas:
Adoras?

Ivo: Família, incluo Amigos e Colegas porque os considero da Família

Cristina: Adoro a vida e tudo o que ela me proporciona.


Detestas?

Ivo: Ingratidão.

Cristina: Falta de respeito.
 

Descrevas o teu dia perfeito quando não estás a trabalhar

Ivo: Tomar o pequeno almoço na cama, levantar para fazer uma caminhada pelas serras de Quinchães ou pelo mar na praia, almoçar bem em boa companhia, ir ao ginásio, ver um bom filme ou um bom jogo de futebol, jantar bem e em boa companhia e dormir um sono profundo.

Cristina: Tenho vários dias que consideraria perfeitos, de acordo o meu estado de espírito. Tanto a aproveitar o tempo com a minha família, com os meus amigos como a estar sozinha.
 

Hobbies?

Ivo: Caminhadas, Ginásio

Cristina: Corrida, caminhadas, ginásio.

 
um destino de férias?

Ivo: Mar … não interessa onde

Cristina: Polinésia Francesa
 

Qual é tua música preferida?

Ivo: Anel de Rubi … Rui Veloso

Cristina: Ilumina-me de Pedro Abrunhosa … mas gosto de todas.


qual foi o filme que te marcou?

Ivo: Fugitivo com Stallone

Cristina: O Guarda-Costas

 
um livro?

IvoVai aonde te leva o coração

Cristina: Comanda a tua mente, comanda o teu destino – James Allen
 

um restaurante preferido?

Ivo: Pirâmides do Egipto – Moreira de Cónegos

Cristina: Vários, onde se coma bem.

  
Prato preferido?

Ivo: Vitela à moda de Fafe, não amasse eu Fafe.

Cristina: Um bom peixe do mar grelhado.
 

sobremesa preferida?

Ivo: Pão-de -ló de Fafe

Cristina: Gelado de chocolate
 

Desporto preferido?

Ivo: Futebol

Cristina: Atletismo
 

Qual é o teu clube?

Ivo: FC Portooooooooooooo

Cristina: FC Porto
 

Se não fosses empresário, eras?

Ivo: Cozinheiro

Cristina: Professora
 

Se tivesses a oportunidade de mudar algo no teu percurso profissional, serias o quê?

Ivo: Tinha adquirido ou fundado uma outra empresa noutro ramo de negócio, mais virada para a indústria.

Cristina: Tinha ido estudar Educação Básica.

 
PODEs ME PARTILHAR 3 coisas que estão na tua lista de desejos?

Ivo:
1– Ter saúde para levar uma vida sem sofrimento
2 – Que acabe a pandemia da COVID-19
3 – Ter uma vida boa com sustentabilidade na companhia de quem me rodeia
 
Cristina:
1 - Ver a minha filha feliz
2 - Ter saúde
3 - Conseguir aproveitar tudo de bom que a vida me traz.
 


O que representa Fafe para ti?

Ivo: Fafe a Terra que amo, a minha querida Terra

Cristina: O meu porto de abrigo, a minha cidade.
 

Se amanhã, fosses um eleito político concelhio, que medidas no setor económico ou noutro implementarias em fafe?

Ivo: Criava um orçamento participativo Jovem, uma vez que somos um dos Concelhos mais Jovens da Europa.
Criava condições para iniciativas privadas no que ao investimento (de qualidade) diz respeito.

Tentava levar a todas as escolas do Concelho informação e educação para o combate à obesidade infantil, flagelo dos tempos que correm.

Apostava no Turismo, promovendo Fafe, suas paisagens, hospitalidade e gastronomia.

Promovia uma política de proximidade com os Cidadãos, empresários e empreendedores incluídos, com o objetivo de tornar a vida melhor de todos os Fafenses.

Como meta prioritária pretendia fazer com que o saneamento básico chegasse a todas as habitações do Concelho no máximo de um mandato.

Cristina: Dialogava mais com a população e com os empresários da Terra e criava um gabinete municipal de apoio ao empresário.
 

Qual é a tua regra de Ouro?

Ivo: Deontologia, ética profissional e qualidade

Cristina: Honrar a minha palavra.
 

alguém que te inspiras?

Ivo: Para gerir em Peter Drucker, gosto das suas ideias

Cristina: Os meus pais
 

Há algo mais que gostarias de dizer, que não foi abordado?

Ivo: Gostaria de falar do Turismo, alertar os nossos responsáveis para as oportunidades que este pode proporcionar em termos de desenvolvimento económico. 
Colocar Fafe nos roteiros turísticos é prioritário, “chamar” cá a Fafe o turismo de qualidade.

Cristina: Acho que já apresentei tudo do meu ser e do meu trabalho. Só me resta desejar felicidades e saúde para toda as pessoas, principalmente a gente de Fafe.





Sem comentários:

Enviar um comentário