Inaugurado em 1997 numa parceria entre o Município de Fafe e o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), o Museu Regional do Automóvel é mais um daqueles exemplos do que NÃO se deve fazer.
Aquilo mais não é do que uma garagem de luxo que todos nós pagamos aos proprietários dos veículos lá expostos. Se o protocolo não tiver sido revisto, além de pagarmos a "garagem", ainda somos os responsáveis pelo pagamento ao mecânico que, periodicamente, vem inspecionar os automóveis. Para além disso também nos cabe a despesa de deslocar os exemplares expostos onde os proprietários indicarem sempre que os queiram utilizar (deve haver algumas condicionantes nestes "movimentos" , como é óbvio).
O Museu só pode ser visitado com marcação prévia (regras que não estão relacionadas com a actual pandemia, uma vez que já assim é há muitos anos) e o número de visitas é ridículo. Nesse aspecto, não há qualquer retorno económico. Também não há grande reconhecimento até porque mesmo no site oficial do CPAA, não se consegue encontrar nenhum espaço dedicado ao nosso museu e a única referência é ao concurso internacional de ideias para o futuro... Museu do Automóvel e do Rally de Portugal!!!!
Não tenho notícias recentes deste projecto que o Município pretende desenvolver no antigo Mercado Municipal mas admito que as coisas estejam a rolar dentro dos gabinetes. Na minha opinião, esta já é uma ideia que faz sentido e espero que se encontre quem leve esta tarefa a bom porto.
Mas é preciso bem mais do que isso.
É preciso tornar Fafe numa terra que respira Rally.
É preciso que o enorme investimento que a Câmara tem feito nesta modalidade comece a trazer frutos para o concelho.
É preciso que os fafenses sejam correspondidos no amor que têm pelos rallies.
Ricardo Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário