quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O que ganhamos?

 

De uma situação nova costumamos tirar lições úteis para o futuro.

No entanto, não me parece que a situação que vivemos no 2º trimestre de 2020 tenha servido para muito que não seja a sobrevivência até voltarmos ao “normal”.  Mais uma oportunidade perdida para evoluirmos como sociedade!

Nos últimos dias tive duas experiências surreais que atestam isso mesmo. Numa delas foi uma instituição bancária a não aceitar um documento enviado por email e assinado digitalmente com cartão de cidadão. Em contraponto a isso, forçaram-me a deslocar-me ao balcão entregar o mesmo papel assinado à mão!!!!

Noutra foi um telefonema da nossa “querida” concessionária da água a solicitar que eu me deslocasse às instalações da dita quando, por sugestão minha, resolvemos o assunto por email.

Na Internet surgiram movimentos a exigir o regresso de todos aos seus postos de trabalho porque as crianças iriam regressar à escola. Como se uma e outra coisa estivessem relacionadas!

Estes exemplos e tantos outros são testemunho da dificuldade que temos em mudar. Mais difícil se torna a mudança porque perdemos a confiança nas instituições e nos seus líderes. Na autarquia, na região, no País, na Europa é tempo de tentarmos inverter esta crise que se tem vindo a acentuar e abrir caminho aos “Cheguismos”!

 

Ricardo Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário