domingo, 13 de setembro de 2020

“UM OUTRO OLHAR!" – FERNANDO SILVA, UM EMPRESARIO COMUNICATIVO

Bom dia Fernando, agradeço – te por teres disponibilidade em participar nesta entrevista. A minha primeira pergunta é da praxe e gostava que me partilhasses as tuas origens, o teu percurso escolar e formativo. Eras bom aluno? Gostavas de estudar? Tens alguém como modelo empreendedor?

Boa dia Filipe. Aproveito desde já para agradecer o teu convite para esta entrevista.

Respondendo já às tuas primeiras questões, nasci a 1 de dezembro de 1969, na freguesia de Ribeiros, Fafe. Com 8 anos mudei-me para a freguesia de Estorãos. Fiz a escolaridade obrigatória, na altura era o 6º ano. Fui um aluno imaturo e brincalhão, não levava a escola a sério (risos), quis desde cedo ter o meu próprio salário. Assim, comecei a trabalhar com 14 anos, naquela que é hoje a minha profissão – oficial de relojoaria. Recordo que desde muito novo, o meu pai trazia vários presentes, do país para onde tinha emigrado, nomeadamente relógios, estes eram logo desmontados por mim (risos). Aperfeiçoei esta arte com o Sr. Heleno, um mestre de relojoaria e ex-casapiano. Em 1990, frequentei o serviço militar obrigatório, 2 meses em Vila Real e oito em Espinho. Numa fase mais adulta, concluí o 12º ano.

Como surgiu a ideia de ser empreendedor?

Como sempre trabalhei na mesma empresa, fui-me apercebendo que chegara a hora de ter o meu próprio negócio, de mudar, pôr em prática as minhas ideias. Saliento que a família, amigos e alguns clientes foram determinantes nesta nova fase.

Criastes a tua empresa em 2014, conte-nos mais sobre a trajetória da empresa até à data de hoje, partilhando-nos as suas atividades, os seus produtos e serviços e sua dimensão em termos de mercado.

O início foi difícil, primeiro porque as pessoas precisavam de conhecer o espaço, embora tenha havido bastante publicidade, depois porque o país ainda estava dependente da troika, logo a população sentia receio em comprar este tipo de artigo.

Como a empresa tem uma oficina de relojoaria, ajudou a cativar novos clientes, que saíam logo com os seus relógios consertados. Outro foco de atração desta empresa são as marcas de ourivesaria e relojoaria exclusivas no concelho, tais como a: Tommy Hilfiger, Ti Sento, Pé de Mar, Nomination, entre outras.

Quais são as dificuldades que encontras na gestão do dia a dia do teu negócio?

A maior dificuldade é saber se surgirão muitos ou poucos clientes. Há um grande investimento no artigo e as despesas diárias são sempre as mesmas.

Quais são as maiores satisfações e desilusões que tivestes desde 2014 com tua empresa?

Sem dúvida alguma que é ver o cliente satisfeito. Honrar todos compromissos da empresa, quer com os fornecedores/ vendedores, prestadores de serviços, banca, entre outros. Outra satisfação é estar continuamente a modernizar a loja (montras, equipamento informático, ar condicionado).

Desilusões!! Para já nenhuma.


Quais são os próximos desafios para a tua empresa?

Cada dia é um desafio, cada cliente é único. Resta continuar a crescer, a inovar e a satisfazer cada vez mais os clientes.

Como te vês como pessoa? Como lidas com o fracasso e o sucesso?

Considero-me uma pessoa íntegra, comunicativa e muito organizada. Preocupo-me com os outros e aceito outras opiniões. Não sou pessoa para desistir. Se algo corre mal, percorro vários caminhos até conseguir o objetivo pretendido. Julgo-me, assim, uma pessoa bem-sucedida.

Consegues conciliar, no teu dia a dia, a vida profissional e pessoal?

Consigo conciliar a vida profissional e pessoal porque existe apoio familiar.


No teu percurso de empresário, queres partilhar um momento único positivo ou negativo ou até anedótico que te marcou? 

Recordo com satisfação a entrada da minha primeira cliente na loja, que ainda estava a ser remodelada. Vinha determinada a comprar pulseiras da marca Pé de Mar, levando logo de uma vez 10.

Se tivesses um conselho a dar a um jovem empreendedor perante o estado atual da Economia, qual seria?

Dir-lhe-ia para arriscar com consciência, precaução e humildade.

A crise atual associada à Pandemia COVID-19, afetou-te na tua forma de trabalhar? na competitividade da empresa, nas relações com os clientes? De forma negativa ou positiva?

A Pandemia COVID-19 obrigou-me a repensar a minha forma de trabalhar. Uma das minhas maiores preocupações era chegar aos clientes. A loja estava fechada, não havia vendas e as despesas eram as mesmas. Assim, surgiu a ideia de criar uma loja online: www.tempusepratra.pt

Vamos passar para uma parte mais pessoal da entrevista, tenho as seguintes perguntas e peço-te uma palavra ou frase de resposta para cada uma delas:

Hobbies?

Bricolage, jardinagem, passear e comer.

Local de Férias preferido?

Tavira.

Adoras?

A minha família.

Detestas?

Injustiças.

Prato preferido?

Muitos (risos). Cabrito assado no forno.

Restaurante preferido?

Vários.

Desporto preferido? Qual é o teu clube?

Gosto de Rally e sou benfiquista.

Se não fosses empresário, eras?

Neste momento, não me vejo a fazer outra coisa.

O que representa Fafe para ti?

É um local pacífico e bem localizado, com lindas paisagens, uma arquitetura cheia de história e uma ótima gastronomia. Fafe é a minha terra, é a terra das pessoas justas.

Se tivesses a oportunidade de mudar algo no teu percurso profissional, seria o quê?

Tornar-me-ia mais cedo sócio-gerente desta empresa.

Se amanhã, fosses um eleito politico local, que medidas no setor económico ou outro, implementavas?

Começaria logo por desenvolver/ promover o turismo na nossa cidade. Assim, mais turistas seria também sinónimo de um desenvolvimento na economia local.

Qual é a tua regra de Ouro?

Integridade.

Há algo mais que gostarias de dizer, que não foi abordado?

Da minha parte julgo que foi tudo dito. Obrigado Filipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário