quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Fafense, enóloga de profissão e fadista de paixão ... Cristina Lima


Cristina Maria Silva Lima, nasceu em Fafe, em 19 de Abril de 1978. 
Uma Nortenha, Enóloga de Profissão e Fadista de Paixão. “Desde de menina que o canto, a música faz parte do meu caminho”...
Cresceu a ouvir fado com os  pais e diz que com o tempo foi percebendo que realmente era um estilo de música com que se identificava. “ O Fado é algo que vem de dentro, que faz com que as palavras de cada verso me toque na alma e que consiga transmitir quando canto o que sinto. Tem sido um percurso curto mas muito bonito e gratificante, degrau a degrau . O Vinho é a outra minha paixão. É incrivelmente prazeroso poder trabalhar e transformar o que a natureza nos dá em algo que é tão nosso tão português. Sou Enóloga de profissão e já exerço alguns anos numa empresa familiar, em Celorico de Basto, na Quinta de Soutelos.”
Esta  sincronia do vinho e o fado para Cristina Lima é algo fantástico e único, pois são na verdade duas paixões em que coloca toda a sua alma e todo seu amor.


CRISTINA EM PRIMEIRO LUGAR, QUERO AGRADECER A TUA DISPONIBILIDADE E AMABILIDADE ACEDENDO PARTICIPAR NESTA ENTREVISTA. UMA FAFENSE
, ENÓLOGA DE PROFISSÃO E FADISTA DE PAIXÃO?
Sou Enóloga de profissão e já exerço alguns anos numa empresa familiar, em Celorico de Basto, na Quinta de Soutelos.” Sou Fafense, Nortenha, esta  sincronia do vinho e o fado para mim é algo fantástico e único, pois são na verdade duas paixões em que coloco toda a minha  alma e o meu amor .

QUAIS AS TUAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS MUSICAIS? QUAIS OS MÚSICOS QUE MAIS TE INFLUENCIARAM?

Amália Rodrigues , Simone de Oliveira ,Celeste Rodrigues, Julieta Estrela (minha Madrinha de fado), Marisa Liz, Ricardo Ribeiro.

QUAL A TUA OPINIÃO DA MUSICA QUE SE FAZ NA ACTUALIDADE?

De uma forma geral faz-se muita boa música em Portugal. Cada vez mais aparecem excelentes vozes e artistas e que primam pelo profissionalismo. Contudo, os nossos artistas e músicos não são valorizados como deveriam. Alguns deles num outro país teriam um percurso reconhecido de uma outra forma que não têm cá.

CORONA VIRUS É?

É um vírus, o qual merece toda a atenção como outros que já surgiram até então. É de preocupar sim e devemos cumprir todas as normas e procedimentos que nos são impostas, respeitando-nos a nós e a todos os outros. Contudo, também não nos podemos deixar levar pelo medo. 

COMO TENS PASSADO ESTES MESES EM CONFINAMENTO?

O meu confinamento não estive propriamente em casa , sempre trabalhei com as devidas precauções impostas pela DGs. Tirando ao fim de semana.

Mas estar com todas estas restrições não é nada fácil. Contudo, temos de nos habituar a conviver com isto uma vez que irá ser a realidade dos próximos tempos até aparecer uma vacina .

A POSSIBILIDADE DE SERES INFECTADA ASSUSTA-TE? ATÉ QUE PONTO?
Assusta-me enquanto ser transmissor do vírus. Porque tenho família já de alguma idade e doente.  


          


AMÁLIA RODRIGUES?

Amália para mim foi a  minha grande inspiração. Pois, se não fosse ela não seria Fadista . Amália para além de ser uma Diva , uma mulher surpreendente , um ser Humano incrível , era e é um ìcon da nossa história,  de Portugal. O mundo conheceu a palavra Fado ( alma dos  portugueses ) através da sua forma de cantar e estar no Fado. Há um fado antes de Amália e depois de Amália , pois ela introduziu várias nuances no fado e cantou poemas de grandes poetas portugueses que à luz dos fadistas tradicionais não eram fado. Amália nada temia , tudo para ela acontecia e vencia  pela sua humildade e ao mesmo tempo grandeza . " As coisas acontecem -me assim do nada , simples, naturais , inocentes, talvez como eu naturalmente  sou..." (by Amália Rodrigues)

O PALCO TRAZ FELICIDADE ?

Sem dúvida que traz, pois é em cima do palco que tento pôr tudo que sou para chegar às pessoas com todo o meu amor. Contudo, também é lá em cima que sou posta à prova. Lá  sinto-me grandiosa e pequena ao mesmo tempo.

O QUE PODE ESTRAGAR A FELICIDADE EM PALCO?

O "medo" que se sente de não correr como era previsto.

PARTICIPAS-TE RECENTEMENTE NA CORUÑA, NO “ENCONTRO INTERNACIONAL DA MÚSICA DE PULSO Y PÚA EM GALICIA”, PORTANTO JÁ ÉS UMA FADISTA COM PERCURSO INTERNACIONAL. O QUE SIGNIFICOU ESSA EXPERIÊNCIA PARA TI?

Para mim cantar fora do meu país e em Espanha ( país que adoro) foi uma grande experiência perante um percurso ainda tão pequeno. Trata-se de um festival que envolve estilos de música de diversos países o que ainda foi mais engrandecedor pois para além de levar a minha voz levei o meu país num estilo de música que é tão nosso: o fado.

FADO COIMBRA ? OU FADO LISBOA?

Fado Lisboa é o estilo que mais gosto e me identifico por razões óbvias. Apesar de que tenho um carinho  especial pela Canção de Coimbra.Adoro serenatas e emociono-me bastante a ouvir.

DETESTAS ?
Detesto hipocrisia e falsidade. Detesto ter que me levantar cedo :)
APAIXONADA VAIS ATÉ ONDE?
Apaixonada vou até ao limite , quando gosto , gosto a sério!

GOSTAS DE FUTEBOL ?

Gosto

QUAL O TEU CLUBE ?

Benfica

ACREDITAS EM DEUS ?

Sim sou muito crente em Deus e sou bastante devota na Senhora de Fátima 



FAFE É ?
É o meu berço , cidade que me viu nascer e que eu amo.

SE FOSSES UMA “ACTRIZ” POLITICA EM FAFE, O QUE FARIAS EM PRIMEIRO LUGAR?

Em primeiro lugar tentava dinamizar e afirmar mais a cultura em Fafe , na medida em que Fafe tem variadíssimos artistas e  com qualidade em diversas áreas , desde a música , teatro , literatura , entre outros.

E EM SEGUNDO LUGAR ?

Em segundo lugar, sendo Fafe o "dormitório" do minho, com tanto potencial a nível gastronómico e com lugares idílicos na natureza apostava na promoção e dinamização destes pontos como forma atrair turistas para a nossa cidade.

AOS TEUS AMIGOS DIZES, VISITA FAFE PORQUE?

Porque Fafe para além de ser uma cidade acolhedora, tem a melhor vitela assada de todo o sempre. Já para não falar do vinho verde :)

PARA TERMINAR, QUAIS SÃO OS TEUS PLANOS  PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS?

Preparo-me finalmente para lançar o meu primeiro projecto "O fado no meu caminho". Um projecto que tem envolvido toda a minha paixão pelo fado e a relação que este tem com o vinho na minha vida.

MUITO OBRIGADO PELO TEMPO E CARINHO QUE DEDICASTE AOS NOSSOS LEITORES, UMA MENSAGEM PARA ELES ?

Obrigada eu pelo convite! Espero que estejam tão orgulhosos quanto eu de trazer a Fafe o fado de uma forma mais assídua. Sou imensamente grata por todo o carinho que tenho recebido.




VIDEO: 

Cristina Lima | "Há Musica N´Arcada" | Fafe 





Paulo Matos
Fotos de: 
Rui Bandeira | Município de Fafe - Manuel Meira | Cristina Lima 
Jornal de Fafe | 03/09/2020 







Sem comentários:

Enviar um comentário