domingo, 29 de novembro de 2020

“UM OUTRO OLHAR” – PAULO CASTRO, O COMERCIANTE QUE PROPÕE A PRIMAVERA AOS SEUS CLIENTES


BOM DIA CARO PAULO, DESDE JÁ, AGRADEÇO – TE POR TERES DISPONIBILIDADE EM PARTICIPAR NESTA ENTREVISTA. TENHO VINDO A ACOMPANHAR O TEU PERCURSO PROFISSIONAL E CONFESSO QUE O TEU PERFIL DE EMPRESÁRIO DE SUCESSO, QUE ESTARÁ SEMPRE ASSOCIADO A UMA CASA COMERCIAL TÃO NOBRE DA NOSSA CIDADE, SENSIBILIZOU-ME A SERES O PRÓXIMO COMERCIANTE, A TE CONVIDAR PARA A NOSSA ENTREVISTA. NESTE SENTIDO, A MINHA PRIMEIRA PERGUNTA É DA PRAXE E É MAIS PESSOAL.

GOSTAVA QUE ME PARTILHASSES AS TUAS ORIGENS E O TEU PERCURSO ESCOLAR E FORMATIVO.

Nasci e cresci no concelho de Fafe, freguesia de São Gens, mais especificamente no lugar de Ruivães. Sendo oriundo de uma família com tradições cristãs, fui para o SVD (Seminário Verbo Divino) em Guimarães aos 9 anos, onde completei o ciclo. Após terminar o ciclo, fui para Fátima fazer o complementar. Com os meus 16 anos, regressei a Fafe para terminar o 11º ano.

 

O FACTO DO TEU PAI TER SIDO UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO, ESTE ADN FAMILIAR JÁ ESTAVA EM TI PARA TE TORNARES TAMBÉM EMPREENDEDOR?

Com a abertura da loja “Casa Primavera” em 28 de maio de 1968, posso dizer que cresci e vivi na loja. Nos meus tempos livres, principalmente nas férias escolares, desde sempre a frequentei e fui ajudando segundo as necessidades. Basicamente, o meu ADN esteve desde o inicio lá.

 

NESTE SENTIDO A EMPRESA QUE DIRIGES ATUALMENTE, FOI CRIADA EM 1968 PELO TEU PAI, CONTA-NOS MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DA TUA EMPRESA ATÉ À DATA DE HOJE, PARTILHANDO AS SUAS ATIVIDADES, OS SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS E SUA DIMENSÃO EM TERMOS DE MERCADO.

A Casa Primavera tentou sempre manter a sua identidade até aos dias de hoje.

Em 1999/2000 surgiu uma grande mudança na imagem da nossa loja, nomeadamente com a candidatura a um projeto de reabilitação comercial, no qual ainda nos dias de hoje o nosso estabelecimento mantém essas linhas. Esta renovação permitiu-nos uma maior qualidade de exposição dos nossos produtos e melhorar o nosso serviço de apoio aos nossos clientes, que desde a primeira hora é sempre o nosso principal objetivo.

Perante as adversidades dos dias de hoje, em 2020, a Casa Primavera tem como objetivo acompanhar a evolução do dia à dia. Assim, este ano tivemos uma maior aposta na divulgação dos nossos produtos online, sobretudo nas nossas redes sociais

 


QUAIS SÃO AS DIFICULDADES QUE ENCONTRAS NA GESTÃO DO DIA A DIA DA TUA EMPRESA?

Hoje em dia, a grande dificuldade é a concorrência por grandes grupos económicos que gerem o mercado, assim, temos que nos manter sempre atualizados em termos de modelos de negócio e adaptarmo-nos todos os dias.

Com o intuito de acompanhar a evolução, a aposta nas nossas redes sociais é importante na divulgação dos nossos produtos. O nosso principal objetivo foi, é e será sempre manter uma qualidade de serviço de qualidade e excelente para os nossos clientes.

 

QUAIS SÃO AS MAIORES SATISFAÇÕES E DESILUSÕES QUE TIVESTE, ATÉ AGORA, COM A TUA EMPRESA?

Os eventos mais marcantes na nossa empresa e os quais me deixam muito orgulhoso foi a comemoração dos 25 anos e, mais tarde, dos 50 anos, com o meu pai ao lado, fundador da empresa.

A maior desilusão é a falta de clientes que sentimos diariamente. Na minha opinião, o nosso poder local tem muita responsabilidade uma vez que criou circulares urbanas de forma a retirar os veículos do centro da cidade e das zonas industriais onde se concentram uma grande parte da população. Devido a este facto, as pessoas quando terminam o trabalho não é cómodo passarem no centro da cidade, local onde sempre estivemos e ainda estamos. As pessoas que são nossas clientes só vêm ao centro ou em caso de necessidade ou para tratar de assuntos de interesse pessoal.

 

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS DESAFIOS PARA A TUA EMPRESA?

Com as dificuldades que ultrapassamos e com as medidas impostas pelo governo na difícil circulação das pessoas, neste momento o objetivo passa por desenvolver e cimentar o nome da nossa loja através das nossas redes sociais (Facebook e Instagram) com ajuda de pessoas especializadas e profissionais na área.

Complementarmente, no próximo ano, a partir do mês de janeiro, vamos também entrar na nova plataforma desenvolvida pelo nosso município, que permitirá ainda aos nossos clientes realizem através dessa plataforma as suas compras.

 


QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS MAIS IMPORTANTES PARA A TUA EMPRESA? ISTO É, QUE IMPORTÂNCIA DÁS ÀS RELAÇÕES EXTERNAS NA TUA EMPRESA? E PARA TI COMO EMPRESÁRIO, QUAIS SÃO OS CONTACTOS MAIS IMPORTANTES? FORNECEDORES, CLIENTES, PESSOAS INFLUENTES?

Desde sempre a Casa Primavera foi conhecida por ser uma loja com produtos de qualidade. Com reabilitação da loja, em 1999/2000 fomos introduzindo produtos com nome no mercado (Impetus, Dim, Condor, Selmark, Dorian Gray, Pili Carrera), sempre com o principal intuito de apresentar valor e satisfação aos nossos clientes.

 

COMO TE VÊS COMO PESSOA? COMO LIDAS COM O FRACASSO E O SUCESSO?

Quando se erro penso que devemos tirar sempre uma lição, assim, vejo o insucesso como uma nova oportunidade para fazer melhor e crescer.

Por outro lado, o sucesso é algo que pretendemos sempre obter e ter o reconhecimento. Penso que o caminho é sempre dar o melhor de nós todos os dias e sermos uma pessoa humilde, correta e trabalhadora.

 

CONSEGUES CONCILIAR, NO TEU DIA-A-DIA, A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL?

Nem sempre é fácil conciliar o dia a dia com a minha vida pessoal, mais concretamente em separar o lado pessoal do lado profissional. Como a minha esposa a trabalha comigo, por vezes, não é fácil abstrair um pouco do trabalho porque há sempre imprevistos e assuntos a resolver. Mas este desafio faz parte do dia-a-dia de quem tem um negócio e é responsável pela sua gestão.

 

NO TEU PERCURSO DE EMPRESÁRIO, QUERES PARTILHAR UM MOMENTO ÚNICO POSITIVO OU NEGATIVO OU ATÉ ANEDÓTICO QUE TE MARCOU?

Tenho uma história muito curiosa e engraçada que aconteceu há alguns anos. Uma cliente entrou na loja, e olhou para um lado e para o outro e perguntei: O que deseja? Com um ar simpático a senhora, já com alguma idade responde: Um copo vinho!

De facto, achei muita piada a esta história porque é algo que não estamos habituados a ser questionados e a nossa loja desde sempre foi conhecida por ser uma loja de retalhos e não um café, sabendo que existia duas lojas desse género próximas.

 

SE TIVESSES UM CONSELHO A DAR A UM JOVEM EMPREENDEDOR PERANTE O ESTADO ATUAL DA ECONOMIA, QUAL SERIA?

Não quero ser egoísta, mas, nos dias de hoje, perante a pandemia que enfrentamos não é fácil dar uma resposta concreta. Estamos a viver numa incerteza enorme, quer social quer económica.

 


FINALMENTE, TRANSITANDO A NOSSA ENTREVISTA PARA UMA PARTE MAIS PESSOAL, PRETENDIA SABER QUAL É TUA OPINIÃO, SOBRE O FUTURO DO COMÉRCIO DE RUA EM FAFE, AS SUAS FRAGILIDADES E SUAS POTENCIALIDADES?

Com a abertura nos últimos anos das médias superfícies e da circular urbana em Fafe, o desenvolvimento económico do comércio local tem vindo a diminuir, mas a tendência está a mudar pelo evolução das lojas comerciais que tornara mais atrativo o centro ao público. No entanto com a pandemia, as pessoas estão a dar novamente valor ao comércio de rua.

Penso que estamos aptos e prontos a dar uma boa resposta às necessidades. Somos reconhecidos e considerados por sermos mais simpáticos com qualquer cliente, onde o atendimento é personalizado perante a situação de cada cliente.

 

A TUA LOJA É UMA DAS MAIS ANTIGAS DO CONCELHO DE FAFE E PELO QUE TENHO CONHECIMENTO, TENS TAMBÉM UMA LOJA ONLINE NAS REDES SOCIAIS. EU SOU UM DEFENSOR DA INOVAÇÃO NA TRADIÇÃO E PARA TAL PRETENDIA TE PROPOR O SEGUINTE DESAFIO. AMANHÃ, É LANÇADO UMA 2ª EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO FAFENSE, QUAL SERIA O PROJETO OU MEDIDA QUE SUBMETARIAS A VOTO NA ÁREA DO COMÉRCIO DE RUA E DAS SUAS LOJAS TRADICIONAIS?

Em Fafe há ainda muitas coisas que faltam e que não facilitam muito o comércio de rua.

No Inverno, o que me chama mais atenção é a falta de iluminação no centro da cidade. Na minha opinião, temos um centro escuro e que não é apelativo às compras.

No verão, sendo Fafe uma cidade interior e muito quente, criar em algumas zonas um sistema de pulverização de água, seria uma ideia interessante para refrescar o ambiente.

Há ainda outras medidas que poderiam ser implementas como parques de estacionamento gratuitos para clientes e lojistas. Isto permitiria não haver incómodo e o medo de fazer as compras e, no final, encontrarem uma multa de estacionamento. Outra medida seria, reformular a forma de estacionamento e acrescentar mais lugares disponíveis.

Haver música ambiente todo ano seria algo diferente e interessante de implementar que permitira criar mais ambiente à nossa cidade. Por exemplo, na época natalícia a música ambiente no centro da cidade é algo que gosto muito.

Por fim, aconselho os nossos políticos fafenses a rever esta situação e a implementar medidas para o desenvolvimento do nosso comércio local, que sempre foi algo deu ser à cidade de Fafe.

 


FINALMENTE, TENHO AS SEGUINTES PERGUNTAS E PEÇO-TE UMA PALAVRA OU FRASE DE RESPOSTA PARA CADA UMA DELAS:

HOBBIES?

Gosto de ver um bom filme e gosto de acompanhar qualquer desporto, sobretudo futebol.

LOCAL DE FÉRIAS PREFERIDO?

Algarve

ADORAS?

Conhecer e visitar Portugal. Temos muitas cidades e locais que a generalidade dos portugueses não conhecem. Cidades com muita história e cultura e uma gastronomia das melhores do mundo. Temos ainda locais na natureza que já foram premiados e dos mais bonitos do mundo.

Fafe é um dos melhores sítios a descobrir e penso que (por vezes) nós próprios não damos o devido valor.  

DETESTAS?

Hipocrisia

QUAL É TUA MÚSICA PREFERIDA?

ABBA- dancing Queen

QUAL FOI O FILME QUE TE MARCOU?

Titanic

PRATO PREFERIDO?

A nossa vitela assada

RESTAURANTE PREFERIDO?

Gosto de comer nos restaurantes da nossa cidade e ajudar os meus colegas.

DESPORTO PREFERIDO?

Futebol

QUAL É O TEU CLUBE?

A.D. FAFE

SE NÃO FOSSES EMPRESÁRIO, ERAS?

Militar

SE TIVESSES A OPORTUNIDADE DE MUDAR ALGO NO TEU PERCURSO PROFISSIONAL, SERIA O QUÊ?

Não mudaria nada.

O QUE REPRESENTA FAFE PARA TI?

Cidade onde nasci e pretendo continuar a trabalhar e viver.

SE AMANHÃ, FOSSES UM ELEITO POLÍTICO LOCAL, QUE MEDIDAS NO SETOR ECONÓMICO OU NOUTRO IMPLEMENTARIAS?

Seria um político fora da caixa, com um mandato junto da população, interagir, ouvir e resolver os problemas com a maior brevidade possível.

Não gosto de ser político de política, mas político de trabalho.

Na minha opinião, os políticos deveriam ser pessoas já com experiência de trabalho e não pessoas que nunca trabalharam na área e não sabem a verdadeira realidade e as dificuldades da vida.

QUAL É A TUA REGRA DE OURO?

Humildade, responsabilidade e empenho

HÁ ALGO MAIS QUE GOSTARIAS DE DIZER, QUE NÃO FOI ABORDADO?

Queria apenas agradecer ao jornal Blog de Fafe e a tí Filipe por esta oportunidade que me deram para esta conversa.



Casa Primavera on-line:

https://instagram.com/casa_primavera_fafe?igshid=13ndb7kajc7i8

https://www.facebook.com/Casa-Primavera-Fafe-581237708745037/


Casa Primavera em vídeo:




Sem comentários:

Enviar um comentário