domingo, 22 de novembro de 2020

“UM OUTRO OLHAR” – RICARDO CARVALHO, O PROFESSOR COMERCIANTE QUE TOCA VÁRIOS INSTRUMENTOS

 


Boa tarde ricardo, desde já, agradeço – te por teres disponibilidade em participar nesta entrevista. NA véspera das compras de natal antecipadas, tomei a iniciativa de convidar, nas próximas semanas, vários comerciantes de diferentes setores. 

tenho vindo a acompanhar o teu percurso profissional, e confesso que o teu perfil de empresário de sucesso, que está sempre associado ÀS novas tendencias de MERCADO musical, sensibilizaram-me a seres o primeiro comerciante deste ciclo até ao natal, a te convidar para a nossa entrevista. Neste sentido, a minha primeira pergunta é da praxe e é mais pessoal.

Gostava que me partilhasses as tuas origens, o teu percurso escolar e formativo. Gostavas de estudar? Tens alguém na tua família ou amigos como modelo empreendedor?

Caríssimo, é sempre um prazer ter a oportunidade de conversar contigo.

Ora, não tenho nenhum segredo, o meu percurso académico foi normal fiz a primária no P3, depois frequentei o colégio de S. Gonçalo em Amarante  até ao 6º ano, vim para Fafe fazer o 7º e 8º, ingresso no seminário Franciscano em Leiria no 9º e 10º ano retorno a Fafe à secundária fazer o 11º e 12º, vou para o conservatório de Música Calouste Gulbenkien em Braga, faço 2 profissionalizações em serviço ao grupo de recrutamento 250 ( educação Musical 2º ciclo) e 610 ( Música 3º ciclo), uma pós graduação em pedagogia do e-learning e finalmente o mestrado em pedagogia do e-learning, um termo tão na moda atualmente, mas daria uma nova e longa entrevista, porque de ensino à distância isto que se praticou nos últimos tempos não teve nada….

Não gostava muito de estudar mas lá me fui safando…

Na família não tenho nenhum exemplo empreendedor, nem nenhum amigo em quem me inspirasse.


Como TE surgiu a ideia de ser empreendedor?

Bem, consegui depois de terminar o secundário ser trabalhador estudante, e realmente enquanto tirava o curso de música, sempre trabalhei, portanto consegui independência financeira muito cedo, o que me levou a ser um pouco “ Tio Patinhas” e juntar algum dinheiro.

Ora um dia numa montagem de palco, num grupo musical que tocava, chamado “ Banda Jovem”, estava eu a montar uns par 64 e por baixo a segurar na escada estava o meu atual sócio, Daniel Ribeiro, o qual questionei se tinha 10000.00€ para montarmos uma loja de música, pois sabia que o Sr. Aníbal, que monta uma loja em nome individual, mas que já a tinha apelidado de Fafmusica, estava na disponibilidade para a vender, ora a minha/ nossa ( do meu sócio) é a música, que me disse que não tinha o dinheiro, mas que se arranjava…. Ora na altura com 20 anos de idade não faltaram vozes críticas que a empresa, Fafmusica instrumentos musicais lda, criada oficialmente em setembro de 1999, não duraria 2/3 meses, ora mais de 20 anos depois cá estamos…. Fafe tem esta particularidade….



A empresa que diriges atualmente, foi criada em 1999, conta-nos mais sobre a trajetória da tua empresa até à data de hoje, partilhando as suas atividades, os seus produtos e serviços e sua dimensão em termos de mercado.

Começamos por ser uma loja de instrumentos musicais, que tinha uma pequena escola de música, começamos num espaço com 30mt², fomos crescendo e acompanhando o mercado, passamos para uma loja de 100mt² e atualmente estamos num local com 1000mt².

Ora o mundo muda diariamente, tal como referi começamos por ser uma pequena loja de instrumentos musicais com escola de música, mas o mercado foi mudando e tivemos que nos adaptar a ele, e atualmente somos referência nacional e internacional no comércio de som, luz, vídeo e instrumentos musicais. Ora isto só foi possível graças a muito trabalho, seriedade, e principalmente graças ao online, isto no que toca ao comércio.

Paralelamente continuamos com a nossa escola de música, onde quem quer aprende ao seu ritmo e o que gostaria ou gosta de ouvir e tocar, sem um plano rígido de aprendizagem, com um programa a cumprir, enfim uma aprendizagem ao ritmo do aluno.

Fomos obrigados a voltar à estrada e gerimos alugueres de som, luz e vídeo profissional, com clientes e artistas espalhados por todo o Portugal.

Temos também um gabinete de projetos/ instalação na área das sonorizações de qualquer espaço, e obras de referência pelo País, como:

-Tribunal de Viana do Castelo (sistema de vídeo conferência, sistema de conferência, integração de sistema de gravação na plataforma Citus.)
-Tribunal de Leiria (sistema de vídeo conferência, sistema de conferência, integração de sistema de gravação na plataforma Citus.)
-Paços do Concelho de Fafe (Sonorização do espaço, sistema de conferência, sistema de gravação, aplicação de mistura digital e operação por Ipad)
- APPACDM de Lisboa (montagem da Rádio)
-SLB departamento de basquetebol  (Sonorização portátil de jogos)
-Instituto Politécnico de Viana do Castelo (fornecimento e montagem de todo o material áudio do curso de multimédia e aplicação em estúdio de gravação)
-Escola superior Agrária de Ponte de Lima ( Montagem e instalação de todo o sistema de som e conferência do Auditório)
-Freguesia de S. Domingos Benfica, Lisboa ( fornecimento de todo o sistema de som interior e exterior)
-Freguesia de S. Vicente, Lisboa ( fornecimento de todo o sistema de som de Espetáculos dessa freguesia)
-Grupo Sol Verde ( fornecimento de todo o sistema de som das salas de espetáculo deste grupo tanto no norte como no sul)
-Município da Ponta do Sol, Madeira ( Fornecimento e instalação do sistema de cinema ao ar livre do Município).
-Museu do Palácio do Raio em Braga ( fornecimento e instalação de sistema de som endereçável por zonas de conteúdos distintos de todo o museu.)
-Lojas Vodafone
-Lojas Norte Moda
-Auditório Universidade de Lisboa
-Casa das Artes de Famalicão
-Teatro Rivoli
- IPL Leiria
-Rádio escola Município de Vizela
- Teatro de Felgueiras
-IPL de Lisboa, Escola superior de teatro e cinema

Entre muito outros que poderia aqui enumerar, mas não vos quero maçar com portfólios.

Paralelamente a estas instalações, também somos certificados em EN-54 no EVAC nas marcas Bosch, FBT, Fonestar e TOA, uma área de negócio ligada à proteção contra incêndio, ou seja, o vulgo som ambiente que toda a gente ouve nos shoppings, por exemplo, e que não sabe que aquilo além do som ambiente é um sistema de proteção contra incêndio….

Para concluir, temos também a produção de espetáculos, onde geralmente entregamos ao cliente o produto chave na mão sem ele se incomodar com nada, costumo dizer, em tom de brincadeira, só tem o incómodo de pagar a fatura no fim….

Portanto podes ver que tenho um dia sempre muito calmo…


Quais são as dificuldades que encontras na gestão do dia a dia da tua empresa?

As dificuldades são geralmente oportunidades… que frase tão bonita e batida, não?

Bem falando agora a sério, a nossa empresa, no comércio, tem uma presença muito forte na internet, que atualmente é a nossa porta de exportação e aqui a “guerra” é muito dura, temos de estar em constante evolução, atualização de preços, negociações de contratos permanentes, pois o cliente troca-nos por 1€ de diferença. Estar sempre atento ao mercado e aos colegas de empresas similares também é importante, pois como também faço alguma contratação pública tenho de estar atento a quem está na luta, se estou a comprar bem, como posso marcar a diferença.

Hoje os desafios são cada vez mais “always on” e à velocidade da luz, portanto perceber o mercado e atualizarmo-nos constantemente é obrigatório e uma constante e, portanto, estar na vanguarda, e um paço à frente é o nosso maior desafio.

Quais são as maiores satisfações e desilusões que tiveste, até agora, com a tua empresa?

A Minha empresa não tem desilusões, o que me desilude é o sistema em Português, não sei se me faço entender, uma empresa nasce, com o aval e o risco dos seus sócios, uma empresa cresce com o risco e trabalho dos empresários/ colaboradores e dos sócios, as empresas têm responsabilidade social da obrigação dos seus sócios, fazemos negócios e trabalhamos com riscos constantes, e o estado recebe.

O que mais me satisfaz é ver o crescimento progressivo e sustentável que consegui fazer na minha empresa.


Quais são os próximos desafios para a tua empresa?

Continuar o crescimento internacional, cimentar mercados e ser uma empresazita de Fafe que é uma referência nacional e internacional.

Como te vês como pessoa? Como lidas com o fracasso e o sucesso?

Sou um otimista e bem-disposto nato, costumo dizer que não adianta andar maldisposto durante o dia pois o dia vai acontecer e vai ter de passar, portanto é melhor que seja alegre e divertido.

Com o fracasso e sucesso lido muito bem, são coisas normais do dia a dia, portanto só lhes dou a importância QB.

Consegues conciliar, no teu dia-a-dia, a vida profissional e pessoal?

Bem... isso é bravo… a minha vida profissional depende de mim, mas com o pilar de casa, ou seja, uma não está dissociada da outra, quero dizer que só com uma boa equipa em casa, com mulher e filhos em sintonia comigo é que consigo estar focado no trabalho, e isso os amores da minha vida conseguem fazer, apoiar e não “estorvar”, para que tudo corra pelo melhor.



Se tivesses um conselho a dar a um jovem empreendedor perante o estado atual da Economia, qual seria?

Acredita na tua ideia e luta contra tudo e contra todos, porque se tu acreditas e trabalhares muito, ela vai acontecer, mesmo que só te deem 2/3 meses de vida.

Finalmente, transitando a nossa entrevista para uma parte mais pessoal, pretendia saber qual é tua opinião, sobre o futuro da cultura em fafe, as suas fragilidades e suas potencialidades?

Eh pá, agora estás a apertar comigo…é uma das perguntas que não gostaria de responder, mas só digo que não avizinho bons tempos por diversos fatores, portanto daria uma entrevista só com esta pergunta, ou uma tertúlia, quero dizer,  desafio-te, depois do vírus desaparecer a criares um painel desta área que esteja disposto a fazer uma análise, séria, sobre esta questão, e terei todo o gosto em participar seja de que forma for.



Finalmente, tenho as seguintes perguntas e peço-te uma palavra ou frase de resposta para cada uma delas:

Hobbies?

Andar de bicicleta/ Mota

Local de Férias preferido?

Sapiões

Adoras?

Estar sozinho

Detestas?

Vigaristas

Descreva o teu dia perfeito quando não estás a trabalhar

Férias em Família

Qual é tua música preferida?

Não tenho

qual foi o filme que te marcou?

Não tenho

Prato preferido?

Tudo o que leve massa

Restaurante preferido?

Não tenho

PODES ME PARTILHAR 3 coisas que estão na tua lista de desejos?

Criar um empreendimento turístico de casas de madeira, fazer um cruzeiro, reformar-me.

Desporto preferido?

Ciclismo

Qual é o teu clube?

Futebol Clube do Porto 

Se não fosses empresário, eras?

Professor

Se tivesses a oportunidade de mudar algo no teu percurso profissional, seria o quê?

Não mudava nada

O que representa Fafe para ti?

A minha Terra.

Se amanhã, fosses um eleito político local, que medidas no setor económico ou noutro implementarias?

Não me leves a mal, mas também prefiro não responder, pois quando me envolvi num projeto com medidas e atividades concretas de futuro para Fafe, que faria de nós um exemplo a nível nacional, numa outra empresa que tenho, acabou tudo em tribunal… deixo-te só um pensamento não dormiria descansado enquanto houvesse um Fafense sem teto, sem trabalho e, mais grave ainda, com fome.

Qual é a tua regra de Ouro?

Honestidade e Seriedade.

Há algo mais que gostarias de dizer, que não foi abordado?

Parabéns a ti pela Iniciativa e obrigado pela oportunidade!





Sem comentários:

Enviar um comentário