quinta-feira, 1 de outubro de 2020

"Fafeventos"

 


A propósito do Rally Montelongo que se realiza por estes dias, muito se tem discutido em Fafe!

Mais ainda por esta prova, a contar para o campeonato Europeu da modalidade, quase ter coincidido com a passagem (início para ser mais preciso) da Volta a Portugal em bicicleta. Estes são dois eventos que despertam o interesse de uma grande quantidade de pessoas mas são, simultaneamente, realizações que exigem elevado investimento da parte do município.

Como declaração de interesse, revelo que ambos os eventos trouxeram proveito directo à empresa que lidero. Com estes "pratos limpos", confesso que sou da opinião que devemos fazer tudo para promover as actividades económicas do concelho mas (há sempre um mas) não devemos esconder a relação custo-benefício destas organizações.

Se ficarem 100.000€ (como exemplo) mas o evento custar 200.000€ não me parece que seja um negócio sustentável. A prazo, pelo menos, não será. Costuma referir-se estudos de impacto económico dos eventos mas esses estudos não medem o que EFECTIVAMENTE é cá gasto. Normalmente, o que é avaliado é o impacto nos media gerado pelo evento. A mim, por exemplo, nunca ninguém me perguntou o real impacto de qualquer desses eventos na minha actividade. 

Outro aspecto que pode justificar a contratação de um acontecimento deste tipo é a implementação de uma estratégia. Também não me parece que seja esse o caso! Pelo menos, que eu conheça, não há um plano estratégico que justifique tal aposta.

Gostaria de deixar claro que apoio estas realizações mas gostaria de as ver devidamente enquadradas na aposta no aparecimento de equipas de ciclismo no concelho, por exemplo. Ou de uma verdadeira aposta no produto Rally, como referi na semana passada. Ou noutra coisa qualquer (que até pode existir mas eu não conheça). Algo a que nos possamos agarrar para defender a aposta em eventos em modalidades que até gosto (pessoalmente) e que até aumentam o meu negócio.

Ricardo Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário