quinta-feira, 15 de outubro de 2020

“ADORO VIVER” !!!! FILIPE SILVA - VOCALISTA DOS THEPENDE E FUNDADOR DOS LEX INJUSTA …


FILIPE SILVA NA PRIMEIRA PESSOA:
Comecei a minha "aventura", pelo futebol (primeira paixão), nas camadas jovens da A. D. Fafe e pelo meio surgiu o que seria o maior amor da minha vida, a música. Comecei por tocar guitarra e cantarolar, ainda no liceu como brincadeira, entrei num projecto (ROTURA), com o Luís Cibrão o Moisés Teixeira e o Rui Moreira e mais a sério foi quando depois de ir ver um filme com o Pedro Clash, na Póvoa de Varzim, sobre uma banda de rock, decidimos criar a nossa banda (nessa altura em Fafe, só existiam os chamados grupos de baile) foi então que surgiram os LEX INJUSTA (Carlos Alberto na bateria, mais tarde e quase até ao final o Rui Moreira, Artur Costa no baixo, o Pedro Clash na voz e eu na guitarra, também se haveria de juntar a nós um pouco mais tarde, o Paulo Alberto também na guitarra), diga-se que era um projecto bastante arrojado (a nível musical) para a altura, anos 80, em Fafe. A nível profissional comecei a trabalhar, em 90, no escritório da empresa, onde ainda hoje trabalho (Fernando Leite & Cª., Lda). Fui conseguindo conciliar o trabalho, ensaios, concertos, treinos e jogos, porque fui sempre mantendo o futebol na minha vida, fiz muitos amigos, representei alguns clubes de Fafe (Fornelos, Antime, Pica ...) e alguns da zona de Basto (Arco de Baúlhe, Celorico, Mondinense ...), acabei a minha "carreira" futebolística no futsal do Nun' Alvares e posteriormente num grupo de bons amigos (mais a brincar), os veteranos da U.D.Fafe 60.
Na música, entre algumas intermitências dos LEX, fui "contratado" como baixista do grupo de baile OMNIS (Gandarela), diverti-me com eles durante cerca de 2 anos, entretanto no meio dessas intermitências e algumas divergências, os LEX acabaram, nessa altura já era eu o vocalista e como já me relacionava muito com o Filipe Oliveira (Alanol / tínhamos muito em comum, criamos uma grande amizade, que ainda hoje perdura, foi ele inclusive o ultimo baterista dos LEX), ele convidou-me para vocalista da sua banda os THEPENDE (para substituir o saudoso Vasco), banda onde, com muito gosto e orgulho, ainda hoje (já lá vão cerca de 30 anos) permaneço, os THEPENDE eram nessa altura, anos 90, Filipe Oliveira (Alanol) na guitarra e voz, Paulo Oliveira (Cereja) na bateria, Pedro Barros no baixo, Paulo Alberto (Lex) na guitarra e eu como vocalista, a banda esteve "saudável" e muito activa, cerca de um década. Tivemos uns anos parados (cerca de 10 anos) e em 2007, o Nuno (Pingua), por vontade e iniciativa dele, juntou-nos (ThePende, formação antiga), num concerto no Pavilhão Multiusos, posteriormente, em 2011 reativamos os THEPENDE, mas já sem o Pedro Barros no baixo, que foi entretanto substituído pelo Filipe Alves (Bacalhau), (é uma espécie de irmão mais novo, que nunca tive), cerca de 1 ano mais tarde iria dar o seu lugar ao Francisco Ramos (Chico) no baixo, passando ele (Bacalhau) para a guitarra, formação que se mantém até hoje. Funcionamos agora para além de banda como um grupo de bons amigos (2ª família), que se junta para dar uns toques, comer e beber uns copos, como escape à rotina semanal de trabalho, mas sempre que somos solicitados e com muito gosto nosso, continuamos a realizar alguns concertos.
Pelo meio disto tudo, fui Pai de dois excelentes rapazes, (o André e o Jorge, que também ganharam uma paixão enorme pela música), com quem já tive, a felicidade, o prazer e o orgulho de partilhar um palco, numa das beneficentes Rockalhadas de Natal, organizadas pelos THEPENDE.


FILIPE SILVA, QUEREMOS EM PRIMEIRO LUGAR AGRADECER A TUA DISPONIBILIDADE E AMABILIDADE ACEDENDO PARTICIPAR NESTA ENTREVISTA. DOS ROTURA À FUNDAÇÃO DOS LEX INJUSTA, DO BAILE DOS OMNIS AOS THEPEND. 40 ANOS NA MUSICA !!!! FOSTE DOS FUNDADORES DO ROCK AO VIVO EM FAFE, VERDADE ? TENS NOÇÃO DISSO?
Eu é que agradeço o convite, o prazer é todo meu e obrigado desde já por se lembrarem de mim. Sim de certa maneira é verdade, fui um dos "fundadores" do rock ao vivo em Fafe, porque não existia nada do género na nossa cidade (vila, nessa altura), tenho a noção que dei o meu contributo, para que se fossem quebrando alguns tabus, as nossas letras e a imagem da banda (principalmente o nosso vocalista, Pedro Clash) eram fortes, a música "agressiva" também, era novidade e cativou os jovens da altura, que enchiam sempre os concertos.
NOS ANOS OITENTA QUAIS AS DIFICULDADES QUE EXISTIAM PARA SE MONTAR UMA BANDA?
Nos anos 80, para criar uma banda, tinha que se ter muito jogo de cintura, muita era a vontade e o vício, mas jovens estudantes e sem dinheiro, não era nada fácil, contei com a ajuda do meu Pai que me comprou uma guitarra, o resto dos instrumentos, alugamos e com o (pouco) dinheiro dos concertos, Íamos pagando o aluguer e comprando uma coisita entre outra. No inicio, ensaiávamos na garagem da casa do Pedro Clash.
COMO É QUE COMEÇOU A TUA RELAÇÃO COM A MÚSICA? 
A minha relação, gosto, pela música começou desde muito novo, no Nun' Alvares, nos espectáculos que realizavam (o meu Pai chegou a ser baterista, dos "Pimpinela", passou-me o bichinho da música) e depois nas rádios e na TV, adorava programas relacionados com música, de rock principalmente.


COMO CARACTERIZAS O ATUAL MOMENTO QUE SE VIVE NA MÚSICA PORTUGUESA? 
Actualmente a música está a mudar um pouco no estilo, tirando a música popular (que se mantém em força), há mais bandas Pop e menos rock, mas continua a fazer-se muito boa música em Portugal.
QUAIS AS TUAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS MUSICAIS? O QUE COSTUMAS OUVIR?
No inicio anos 80 ouvia Iron Maiden, AC/DC, Whitesnake, Guns & Roses, Pink Floyd, Heroes del Silêncio, Xutos, GNR, Rui Veloso, Trabalhadores do Comércio, Jáfumega, etc., depois nos anos 90 além do que ouvia, passei a ouvir Faith no More, Soundgarden, Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters, Rage ATM, SOAD, Ornatos Violeta, Clã e muitos outros, mais tarde descobri Tool, que se tornaria a par dos Iron Maiden e Xutos, as minhas bandas preferidas, agora ouço também Alter Bridge, Halestorm ..., mas gosto de todo o tipo de música, ouço de tudo um pouco.
ROTURA? 
Foi a primeira experiência como banda, juntamente com o Luís Cibão, o Rui Moreira e o Moisés Teixeira, mas durou muito pouco tempo, as ideias não eram muito comuns.
OMNIS?
Omnis - Revelou-se uma experiência engraçada, noutro género musical, música de festa popular, mas durante cerca de 2 anos diverti-me á brava, ganhei bons amigos e uns trocos também (eheheh...).
LEX INJUSTA?
O verdadeiro começo no rock, irreverência, loucos concertos ao vivo, tempos muito bons, cheios de novas experiências, novas descobertas, um caminho um pouco atribulado, mas com memórias que vão ficar para a vida.



THEPENDE?
A banda que eu adoptei como "minha" (embora não faça parte da formação inicial), onde me deu e dá ainda, um enorme prazer, tanto ensaiar, como actuar, muitas histórias inesquecíveis, momentos muito, muito, bons, outros menos bons (como em tudo na vida) que ficarão comigo para sempre, para além de outros que ainda vamos com certeza escrever, porque continuamos vivos e activos.
NA TUA OPINIÃO QUAL O SEGREDO DA LONGEVIDADE DOS THEPENDE? 
O segredo da longevidade dos ThePende, prende-se no meu ponto de vista com dois factores essenciais, uma vontade inacabável e persistência do Filipe Oliveira (Alanol) e a união, principalmente como amigos, de todos os elementos da banda, com algumas quezílias pelo meio, é certo, mas nada de muito importante, damo-nos muito bem.
FILIPE (ALANOL) OLIVEIRA ?
È um dos meus melhores amigos a par de um amigo de infância (Ricardo Cunha), aos quais eu confio a vida, fomos sempre honestos e verdadeiros, partilhamos gostos e ideias muito semelhantes, temos já um trajecto longo de vida, que eu espero que dure muitos e muitos anos.



A FELICIDADE EM PALCO É ?
È algo indescritível, é difícil transmitir em palavras, é uma panóplia enorme de sentimentos, de adrenalina, esqueço tudo o resto, no palco sou eu entregue a minha grande paixão, a música.
FORA DO PALCO, O QUE MAIS GOSTAS DE FAZER?
Gosto de muitas coisas, fazer exercício, passear (adoro sol, mar, praia), ver filmes, séries, comer bem, beber uns copos, conviver com os amigos, gosto essencialmente de me divertir e se possível, sempre acompanhado (detesto estar 
sozinho).


ESCRITÓRIO OU PALCO?          
Palco sem a menor dúvida, o escritório é trabalho, é o ganha pão, o sustento para poder fazer aquilo que gosto.
COMO DEFINES O MOMENTO EM QUE PARTILHASTE O PALCO COM OS TEUS FILHOS?
Ainda hoje me arrepio quando me lembro, foi uma coisa mais ou menos preparada, mas mesmo assim o momento em que eles subiram ao palco, foi único, uma sensação de felicidade enorme e muito orgulho, escorreram umas lagrimitas de emoção, foi muito bom.
UMA HISTORIA DE BACKSTAGE, QUE TE RECORDAS ASSIM Á PRIMEIRA … E QUE NOS QUEIRAS CONTAR ?
Tenho algumas, uma com os Lex, em que íamos fazer a primeira parte do Rui Veloso no estádio da A.D.Fafe, mas á última hora foi cancelada a nossa participação, compramos bilhete para ver o concerto e já lá dentro disseram-nos que afinal íamos tocar, por isso (como não recebíamos cachê) acabamos por pagar para tocar (eheheh...), outra foi na meia final do 6ª concurso RRV (Lisboa) o nosso baterista Rui Moreira não podia ir, pedimos ao baterista dos Ecos da Cave (Zé Costa) para "camuflado" o substituir (não se podiam trocar elementos, eram as regras), mas já a tocar fomos descobertos e por consequência eliminados, deu para rir, podíamos ir mais longe no concurso, mas acabamos, evidentemente, por ficar por ali. Nos ThePende há muitas, mas lembro-me de uma na queima em Bragança, com os Xutos, íamos fazer a primeira parte, mas a agente deles (Xutos) achou que eles deviam tocar primeiro, senão iriam tocar muito tarde e tinham que regressar a Lisboa (mentira, acabamos por nos encontrar já muito tarde numa discoteca local), tocaram primeiro, muita gente saiu quando acabaram (como é lógico) e quando nós subimos ao palco, eu meti a "boca no trombone" falei um pouco demais e desanquei a agente e a eles um pouco também, mas acabei por agradecer aos Xutos por terem feito a nossa primeira parte (eheheh ...). Durante o resto da noite tive o Kalú (que ficou atrás do palco, a ver todo o nosso concerto), a tentar pedir-nos desculpa, alegando que a culpa não era deles, mas sim da agente, ainda bebemos um copo juntos, acabou por ser uma noite caricata.


CORONA VIRUS É ?
É uma merd@ (desculpem o vernáculo), mudou completamente a vida de toda a gente, está a mudar o Mundo.
A POSSIBILIDADE DE SER INFETADO ASSUSTA-TE?
Por mim, tenho algum receio é certo, mas mais pela minha Mãe, estou com ela quase todos os dias, tem 82 anos e pela minha Mulher (Nídia Castro) que é assistente social num Lar de Idosos (Travassós), ser responsável pela transmissão do vírus, (mesmo com todos os cuidados e inadvertidamente), ia-me deixar muito triste, não quero que aconteça.
TENS FÉ EM DEUS?
Não sou muito ligado á religião, fui educado com base na religião Cristã, mas nunca fui praticante e ponho muitas, muitas, coisas em causa, embora não tenha absolutamente nada contra quem é crente e acredita em Deus.
APAIXONADO VAIS ATÉ ONDE?
Apaixonado faço tudo, ponho muita paixão em tudo o que faço, é o sal da vida, não faço nada só porque sim, já fiz muitas asneiras (eheheh...), mas também muitas coisas boas, sou principalmente apaixonado pela vida, adoro viver.
CONFORME DIZES, O FUTEBOL FOI A TUA PRIMEIRA PAIXÃO, FOSTE UM PRATICANTE (AINDA ÉS!!!) DURANTE MUITOS ANOS, QUAL O TEU CLUBE?
Não, já não jogo, o corpo já não me deixa (eheheh ...), gostava de poder, mas não dá. Sou simpatizante do SPORTING (já fui adepto fervoroso, agora vejo os jogos e pouco mais), gosto muito da A.D.FAFE e do "meu" (sócio há mais de 40 anos) NUN' ALVARES.
FAFE É?
Fafe é a minha cidade, é casa, o sítio para onde sempre quero voltar, nasci aqui, vivi aqui toda a minha vida, tenho aqui todas as minhas raízes, a família, os amigos, tenho muito orgulho em ser Fafense.
SE FOSSES UMA “ACTOR” POLITICO EM FAFE, O QUE FARIAS EM PRIMEIRO LUGAR? E EM SEGUNDO LUGAR ?
Não me seduz a politica, nunca me seduziu, vou-me mantendo atento a tudo o que se passa, aqui, nosso país, no mundo, tenho a minha opinião, claro, mas não sou interventivo, há pessoas que adoram esse trabalho, que o façam, se puderem e conseguirem, que o façam bem, para bem de toda a gente.
AOS TEUS AMIGOS DIZES, VISITA FAFE PORQUE?
Digo que visitem Fafe por uma mão cheia de razões, é uma cidade linda, rodeiam-nos paisagens incríveis, temos constantemente eventos desportivos, culturais, etc..., come-se muito bem e as gentes de Fafe são muito simpáticas e sabem receber.
MUITO OBRIGADO PELO TEMPO DEDICADO AOS NOSSOS LEITORES … UMA MENSAGEM PARA ELES?
Aos leitores, espero que não os tenha maçado muito, que concretizem os seus objectivos de vida, mas essencialmente que tenham muita saúde e sejam felizes






VIDEO: 

ThePende - Loira 



VIDEO: 

ThePende - Blues de Fafe



Paulo Matos

Fotos de: 
Município de Fafe | Filipe Silva | Musica em Fafe  
Jornal de Fafe | 15/10/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário