quinta-feira, 22 de outubro de 2020

QUEM SÃO ÚS SAI DE GATAS?

Ús Sai de Gatas são atualmente um projeto respeitado em Portugal. Como explicaremos mais à frente, somos do Concelho de Miranda do Corvo e estamos a comemorar os 10 anos de estrada! Ao longo destes últimos anos temos vindo a trabalhar no sentido de nos diferenciarmos no panorama musical nacional, tocando e cantando sempre na língua de Camões. Porque sorrir é o melhor remédio, criamos igualmente momentos de relativa boa disposição, tentando ao máximo que o público saia dos nossos concertos a sorrir, com a opinião de que valeu a pena e com vontade de estar connosco num outro momento!


Como surgiu a banda?
Ús Sai de Gatas surgiram em Setembro de 2009, na reconhecida Festa das Vindimas da Freguesia de Lamas (Miranda do Corvo). Um grupo de 8 rapazotes, onde o mais velho era Laurentino Rodrigues e a convite da rapaziada de Lamas, em particular do amigo João Caetano, decidiu participar no desfile. O lema era simples, tocar, cantar, improvisar e divertir as gentes de Lamas, por quem temos um enorme carinho, assim como por todos os presentes nesta grande festa! O Vinho de Lamas era Rei! Quem nos viu, conheceu e sorriu, ficou fã! Foram muitas as vozes que comentaram e nos motivaram a continuar com a banda improvisada! Embora de uma brincadeira e encontro de amigos se tratasse, a verdade é a partir daí começámos a encontrar-nos no Balbúrdias, um local especial onde ensaiamos,  para tocar e "sacar" alguns originais, que mais tarde tiveram sucesso. Com o passar dos meses e anos, muitos rapazotes foram passando por este projeto, cada um com o seu instrumento e boa disposição, chegámos a ser 13! Percorremos e divertimos o país juntos, muitas histórias, risadas e bons momentos! Ao longo dos últimos anos,  o projeto tem vindo a crescer e a moldar-se até aos dias de hoje. Entendemos que é necessária muita disponibilidade, dedicação e experiência para poder responder igualmente às exigências dos palcos e aos novos desafios do mundo da música. Aproveitamos para enviar um forte abraço a todos os que passaram e colaboraram positivamente no caminho da banda.
Porquê este nome, Ús Sai de Gatas?
Sabemos que o nome é bem catita! Dado o contexto do evento acima referido, onde aparecemos pela primeira vez, calculámos à partida que ao participar na festa do néctar de Baco, iríamos sair de gatas, sugeriu o amigo João Caetano!! Recordamos: foi uma tarde muito, mas mesmo muito, divertida e animada!! Animámos o desfile, percorremos as várias casas e adegas de Lamas, fizemos novos amigos que perduram até hoje!! Confirmamos: ao terminar o dia 09 de Setembro de 2009, saímos mesmo de gatas!! Agora pensem o que quiserem!! Honrámos da melhor forma o nosso nome!!
Quantos elementos tem atualmente a banda?
Atualmente o Projeto Ús Sai de Gatas é formado por 6 músicos nos quais se incluem voz, teclados, bandolim, guitarra elétrica, acordeão, bateria e flauta transversal, podendo ainda haver uma secção de metais caso o contratante assim o solicite. Criámos também espaço para a presença de convidados especiais, uma forma de tornar os concertos ainda mais divertidos e únicos.
Que balanço fazem destes 10 anos?
Bastante positivo!! O que surgiu de um encontro de amigos e de uma brincadeira, tornou-se em algo que, embora exige muito trabalho e sacrifícios, não só a nível pessoal, como profissional, nos dá muito prazer e vontade de evoluir cada vez mais. O empenho é muito e a motivação é grande. De tudo o que já humildemente alcançámos, ambicionamos ainda mais. Fiquem atentos!
Por que locais já passaram?
Os locais por onde já passámos são muitos, Portugal Continental e Ilhas, Espanha ou França. Temos andando por todo o todo o tipo de eventos, desde festivais de gastronomia e vinhos, certames, semanas académicas, concentrações motard, festivais de música, eventos corporativos, programas televisivos, eventos privados, entre outros, sempre com uma aparência original e divertida, onde a interação com o público são a chave de todos os concertos!


Algum sítio onde gostavam de atuar mas que nunca tenham ido?
Não escondemos, gostávamos imenso de tocar ao vivo no programa "5 Para a Meia Noite" da RTP1! Sempre tivemos esse desejo, não sabemos bem explicar, mas cada vez que falamos nessa possibilidade, a adrenalina aumenta!!! Quem sabe poderá ser uma boa novidade para breve!!
De todos os espetáculos, houve algum que vos marcasse em especial?
Em todos o lugares onde passámos, sempre fomos bem recebidos e fizemos amigos! Ainda hoje nos escrevem ou telefonam! Todos os concertos são especiais, cada um com a sua história e momentos catitas! Basta um bom palco, boas condições e um público simpático para apresentarmos o nosso trabalho, já ficamos muito felizes por poder partilhar a nossa música e nossa alegria contagiante!!
Como é o dia a dia de uma banda? Onde e quando ensaiam?
A maior parte dos elementos da banda têm uma profissão principal. No entanto,  alguns deles dedicam o seu dia a dia à música, realizando ao longo dos últimos anos formação musical e aprendizagem do instrumento.
É difícil viver da música no nosso país? Como acham que está a realidade em Portugal?

Um dos maiores obstáculos de quem deseja viver da música é a falta de segurança e estabilidade que esta área nos cria. É muito difícil viver apenas desta atividade e destacarmo-nos no mercado musical do nosso país, porém não é impossível, afinal muitos vão conseguindo, independentemente do género musical! A decisão entre seguir uma profissão convencional e seguir uma carreira artística é definitivamente umas das maiores e mais importantes decisões a tomar para muitos. Nos dias de hoje, pensamos que os músicos em geral devem colocar na balança todos os prós e contras, e avaliar o que de facto querem para a sua vida futura. Quanto à realidade em Portugal, a indústria da música nacional está muito competitiva, feroz e cada vez mais saturada com projetos de curto prazo que, com todo o respeito que temos por outras bandas, olham apenas para a parte lucrativa e pouco mais. No nosso caso, Ús Sai de Gatas, até que seja possível, estarão cá para durar e para se apresentarem sempre de um modo diferenciador e divertido, capaz de chegar a todo o tipo de públicos!



Alguma história/ peripécia que já vos aconteceu?
Imensas! Em cada concerto há um conjunto de momentos e histórias que nos ficam para sempre na memória,  sendo motivo de risada e conversa em muitas ocasiões! Sem esperar, em algumas festas privadas, convivemos com pessoas bem conhecidas, lembramo-nos agora por exemplo do treinador Jorge Jesus ou outras figuras políticas ou do mundo da música com quem já nos divertimos imenso, sem quaisquer tipo de problemas! Acontece de tudo, desde cair em palco, esquecermo-nos do instrumento em casa, avariar a carrinha, enganarmo-nos no caminho, entre muitas outras histórias que ficarão apenas entre nós!!
Felizmente, sempre temos arranjado solução para alguns imprevistos!! São situações fazem parte da estrada de qualquer banda!!
Que tipo de música tocam? È dirigida a quem?
Com um toque de modernidade e imaginação, Ús Sai de Gatas orgulham-se de apresentar um repertório animado e diversificado, pensado para agradar todo o tipo de gostos, público, do mais novo ao mais velho! Passamos um pouco por todos os estilos, música tradicional moderna e rock caseiro (dois estilos por nós inventados!!), relembramos hits nacionais, com fusões e misturas bem catitas, sem esquecer igualmente, os nossos temas originais e a inclusão dos mais famosos riffs de guitarra e solos internacionais em muitas das nossas músicas!
Há alguma música mais especial? Quais são os vossos temais originais?
A nossa primeira gravação áudio e videoclip, foi com o tema "Eu Bebo Sim", com o qual fizemos uma adaptação/arranjo para um estilo bem português (malhão tradicional). Trata-se de uma música composta por João do Violão em parceria com Luís António, cantada pela famosa cantora brasileira Elizeth Cardoso.
Temos um enorme carinho por este tema, pois aquando o nosso primeiro encontro em 2009, foi o tema que mais tocámos no desfile da Festa das Vindimas em Lamas! Quase improvisado no momento e desconhecido por muitos, a verdade é que foi entrando no ouvido de todos e facilmente pusemos toda a gente a cantar a nossa versão! É sem dúvida o nosso hino!!
A partir daí, lançámos alguns temas originais bem conhecidos por todos os que nos seguem. Destacamos os temas: "Resté"; "Vem de lá Rosinha", "Ressaca" e "Há Vinho em Marte"!
Também sei que já gravaram videoclips, como foi essa experiência? Onde gravaram?
Gravar um vídeoclip é sempre uma experiência engraçada! Gostamos de nos divertir e isso facilita muito estas ações de promoção. Para nós ter a oportunidade de gravar é motivante e os resultados têm sido excelente. Gravámos o videoclip do tema "Eu Bebo Sim" na Freguesia de Lamas; o tema "Ressaca" foi gravado na Aldeia de Gondramaz e numa tasca privada (segredo nosso) em Miranda do Corvo; e o vídeoclip do tema "Vem de lá Rosinha", gravado na bonita Aldeia História de Sortelha (Sabugal), que contou com as colaborações do músico Sérgio Mirra e do Rancho Folclórico de Sortelha.





Têm algum álbum gravado ?
Até ao momento não lançámos nenhum álbum, temos optado pela estratégia de ir lançando um tema de cada vez, assim como o respetivo videoclip. Quem quiser pode pedir-nos por email os temas e temos todo o gosto em enviar de forma gratuita! Além disso, poderão procurar Ús Sai de Gatas na plataforma Youtube, onde aparecem os nossos originais e vídeoclips.
Quais os vossos canais de promoção?
O nosso principal meio de promoção é sem dúvida a televisão. Temos colaborado com os diferentes canais portugueses, o que nos permitem ter uma visibilidade mais alargada, em Portugal e além fronteiras. Temos igualmente apostado nas redes sociais: Facebook e Instagram, onde publicamos a nossa agenda, fotos e vídeos dos concertos, e atualizamos frequentemente toda a info que diz respeito à banda. Aproveitamos para vos comunicar que lançámos em Março do presente ano a nossa página oficial: www.ussaidegatas.pt 
Visitem a página, vão gostar!
Como foi a experiência do Got Talent em 2018?
A experiência no Got Talent foi super gira e enriquecedora!
É sempre bom estar presente neste tipo de programas, quanto mais não seja para divulgar e promover o nosso trabalho! Na edição que estivemos presentes, fomos como banda convidada pela produção, o nosso grande objetivo passou essencialmente por viver a experiência no Coliseu dos Recreios em Lisbo, não num  contexto de nos avaliarem ou sujeitarem a comentários, mas sim de participar neste programa que é realizado em muitos países. Pensamos que é um excelente palco, onde todos podem ter a oportunidade de mostrar os seus talentos e trabalhos, nas mais diferentes áreas. Foi uma experiência marcante para o nosso percurso. Prometemos voltar!


Novidades para este ano?
Para além de termos lançado a página oficial no mês de Março (www.ussaidegatas.pt), temos já 3 temas gravados e praticamente terminados. 
As gravações dos vídeoclips estavam planeadas para Março e Abril, no entanto, dado o cenário atual de pandemia que se faz sentir com o Corona Vírus, vimo-nos obrigados a cancelar. De momento, vamos juntos derrotar este problema sanitário que nos afeta a todos e, muito em breve, esperamos nós, concretizar todos os nossos objetivos para este ano, acreditamos que os fãs estejam ansiosos por novidades! Vão gostar, acreditem!
Além da música, o que mais vos caracteriza?
O que nos mais carateriza é a nossa forma de estar e comunicar com todo o tipo de públicos. Apresentamo-nos sempre com uma forma original e divertida, aproveitamos alguns temas para os dramatizar! É possível que de repente apareça um marciano em palco, uma hospedeira de bordo ou até mesmo um garçon para servir um copinho à rapaziada! Outra curiosidade é que somos conhecidos como a "única banda que assa chouriço em palco"! É verdade! E não somos só nós que comemos, o público também pode provar! Não vos podemos contar tudo, vão aos nossos concertos e verão!!
O que pretendem transmitir ao público com os vossos espetáculos? O que pode o público esperar de uma atuação vossa?
Como já dissemos, o projeto começou de uma forma muito amadora e foi evoluindo para um patamar muito sério nos últimos anos. Não nos consideramos profissionais nem para lá caminhamos, mas o que apresentamos, tentamos ao máximo que seja um produto único no país. Mais de hora e meia de puro entretenimento e boa música, o que faz de cada espetáculo uma experiência divertida e inesquecível, cuidadosamente adaptado aos públicos, horários e lugares que nos recebem.
De que forma a pandemia afetou a banda?
A nossa agenda estava composta para 2020, todos os concertos foram cancelados e adiados para o ano 2021.  De momento estamos a trabalhar bastante e a adaptar-nos a esta nova realidade, com muita vontade de regressar aos palcos. Sim... A pandemia do Covid 19! Obviamente que nos afetou diretamente, assim como a todos os que no mundo dos eventos e cultura trabalham.

Qual é o maior desafio que enfrentam?

Para o Pedro Rodrigues, na verdade, de momento o nosso maior desafio e de todos nós, é travar esta pandemia que alterou por completo as nossas vidas, e podermos estar juntos, o mais breve possível, com os que mais gostamos num próximo concerto. Honestamente, é a grande prioridade. Quanto às consequências económicas logo se verá, ao longo da história sempre demonstrámos força e coragem para combater todas as adversidades. Ninguém está imune à crise. Mas há actividades mais vulneráveis do que outras. Alguns de nós não vivemos das música, mas para quem trabalha na área das artes, eventos, música e faz delas o seu modo de vida, aperta ainda mais o cinto nas alturas de recessão económica, ainda por cima num país onde, por tradição, a cultura sempre foi vista como um produto de certa forma dispensável.

Já atuaste em Fafe, se te falar em Fafe, o que te vem á cabeça?

Sim, já atuámos em Fafe, mais concretamente nas Feiras Francas no ano de 2017 onde criámos momentos de pura animação, música e boa disposição, particularmente na tenda à hora do jantar! Lembramo-nos de gente bem disposta e divertida, que tão bem nos recebeu e acolheu. Esperamos voltar!

Muito obrigado pelo tempo dedicado aos nossos leitores. Uma mensagem para eles?

Antes de mais, gostaríamos neste momento tão delicado de deixar um forte abraço para todos os músicos, técnicos, agentes e promotores de espetáculos deste país, assim como todos os que neste mundo trabalham e contribuem para o sucesso dos eventos. Quanto aos leitores, seguidores, família e amigos, sorriam, mantenham-se saudáveis e protejam-seMuito em breve estaremos juntos, num palco bem perto de vocês!


                  Ús Sai de Gatas                 


QUEM SÃO ÚS SAI DE GATAS?
A banda é formada por 6 músicos na qual se incluem voz, teclados, bandolim, baixo e guitarra elétrica, acordeão, bateria e flauta transversal, poderá haver ainda uma secção de 2 metais caso o contratante assim o solicite (saxofone e trompete). Este projeto assume-se atualmente como um dos mais respeitados no país, cantando sempre na língua de Camões. Ao longo de 10 anos de existência, muitos quilómetros têm sido percorridos (Portugal, Espanha, França), estando presente em todo tipo de eventos, desde festivais de gastronomia e vinhos, certames, semanas académicas, concentrações motard, festivais de música, eventos corporativos, programas televisivos  (Got Talent Portugal ou Programa Luar TV Galiza, Espanha), entre outros, sempre com uma aparência original e especial, onde a interação com o público são a chave de todos os concertos! Por outro lado, Ús Sai de Gatas reconhecem a importância do som e iluminação profissional, recorrendo apenas a equipamento e logística de qualidade, assim como os técnicos que com a banda trabalham, aspetos que favorecem sem dúvida o sucesso do espetáculo. Com carisma e profissionalismo providenciamos entretenimento da mais alta qualidade para o seu evento! Trazemos uma mistura altamente enérgica de música tradicional moderna, folk, ska, rock clássico, world music, improviso, fusão, etc.

ESTILO & GÉNERO
Com um toque de modernidade e imaginação, Ús Sai de Gatas orgulham-se de apresentar um repertório animado e diversificado, pensado para agradar todo o tipo de gostos e público! Passamos um pouco por todos os estilos, recordamos tesourinhos e hits nacionais, com fusões e misturas bem catitas, sem esquecer igualmente os nossos temas originais e a inclusão dos mais famosos riffs de guitarra e solos internacionais em muitas das nossas músicas! Soa estranho? Vem conhecer-nos no próximo concerto 

"Mais de hora e meia de puro entretenimento, música e improviso, que faz de cada espetáculo uma experiência divertida e inesquecível, cuidadosamente adaptado aos públicos, lugares e horários"

                  Ús Sai de Gatas                 




VIDEO: 

Ús Sai de Gatas | Vem de lá Rosinha


 

VIDEO:  

Ús Sai de Gatas | Ressaca



VIDEO: 

Ùs Sai de Gatas | Registo de vários concertos 



Paulo Matos

Fotos de: 
Us Sai de Gatas  
Jornal de Fafe | 22/10/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário