sábado, 24 de outubro de 2020

“POLITICANDO” SOBRE FAFE

 

“POLITICANDO” SOBRE FAFE

 ( o que eu penso )

 

Estamos a um ano, sensivelmente, de eleições autárquicas. As movimentações políticas já começaram! Se, por um lado, há partidos que já definiram estratégias, outros adormeceram e não terão a importância que ambicionavam ter.  




O PARTIDO SOCIALISTA, com um executivo composto por um misto de socialistas (independente e militantes) e da coligação Independentes por Fafe, não conseguiu abrir terreno e ter um líder que sucedesse a Raúl Cunha! A solução? - Aliciar Antero Barbosa a ser o candidato do PS. Aliás, uma casa que bem conhece mas que, por duas razões, foi afastado! Pompeu Martins, líder do partido em Fafe, e, após tantos anos como vereador, não se consegue afirmar! Estará, apenas, de olhos postos em Lisboa, à espera que a porta do parlamento se abra? Pelo meio o “terrorismo político” afastou Daniel Bastos que se preparava para ser o nono da lista de deputados por Braga e que, como se viu,  seria eleito. Pompeu Martins contentou-se com o 10º lugar que, nas previsões, lhe daria acesso mas, infelizmente, não deu. O Distrito de Braga é que continua a igualar o número de deputados do PS e do PSD... O PS Fafe continua a não dar sinais de vida! Tem valido o PS Nacional e Distrital...aos atuais dirigentes locais! Mas, desta forma, o PS vencerá as próximas eleições autárquicas! Haverá muitos descontentes, mas não se prevêem grandes dificuldades locais! Todos sabem que Antero Barbosa é um candidato forte e o PS Fafe não tem ninguém que o supere! Falta unir, novamente, todos os socialistas, a começar por aqueles que foram expulsos...mas  parece que isso não interessa a alguns! 

O movimento FAFE SEMPRE, sendo aliciado pelo Partido Socialista, acabará por desaparecer! Quando muitos se prepararam para ir à luta…as “armas” terão de voltar a serem guardadas! Surgiu como “revolta” de um grupo de socialistas que, desautorizados pelo PS Nacional, tiveram de avançar como independentes.  O Fafe Sempre preparava-se para vencer as próximas eleições! Talvez por isso o “caganço” do Partido Socialista obrigou a que lançassem o canto de sereia a Antero Barbosa! José Ribeiro, figura de proa da política fafense, deverá ficar de fora deste processo, mas temos de lhe “tirar chapéu” por ter sido eleito como presidente da Assembleia Municipal, tendo sido o mais votado pela população e pelos deputados da assembleia. Como se posicionarão os apoiantes deste movimento? Certamente a larga maioria continuará a apoiar Antero Barbosa! Mas, muitos estarão desagradados com o cenário que se avizinha! Se as negociações falhassem perdia um pouco da sua essência! Mas seria a mais séria candidatura à vitória! 



O PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA tem feito um bom trabalho! Embora eu pense que o cartaz, colocado na Feira Velha, tenha sido desnecessário! Não valia a pena mostrar o que todos sabem!! Vale mais o trabalho que tem feito em termos de ideias e informação que a política do “bota abaixo”! O PSD tem bons quadros! Se calhar é o partido melhor munido de pessoas credíveis e com vontade de trabalhar! Rui Novais apresentou uma calendarização a 10 anos, o que pode ser curto se não avançar para as freguesias rurais! O PSD Fafe teve duas figuras importantes nestes últimos anos: Eugénio Marinho e José Batista. Jorge Costa também tem tido um papel importante para o partido! Clara Marques Mendes também tem feito um trabalho notório com  visibilidade na Assembleia da República!  Interessante o facto de o PSD ter um deputado nacional e o PS não ter conseguido! O PSD, com Rui Novais a líder, tem criado sinergias e tem tido um papel ativo na oposição. Não vive só de críticas e algumas das ideias, para o atual executivo, surgiram deste partido. Terão a consciência que a luta será inglória, mas o caminho faz-se caminhando! 

 

O BLOCO DE ESQUERDA, a um ano das eleições, continuará a contar com a sua  fidelização. O desafio passa, naturalmente, por  aumentar a última votação, essencialmente com os votos dos  "descontentes".  Leonel Castro tem sido a cara do BE e reconheço qualidades! Talvez as lutas internas (distrital e legislativas) que o BE atravessou tenham afetado o partido em Fafe! Poderá cativar votos dos mais novos, dependendo do trabalho que será feito até às eleições e do grau de descontentamento com outras forças políticas! O seu líder poderá terá um papel relevante a nível distrital. Com o cenário politico fafense, que se avizinha, prevê-se que não gastem muitos "cartuchos"!

A CDS-PARTIDO POPULAR foi a eleições internas e  Rui Flórido venceu a concelhia. Nas próximas eleições continuará a ser um partido sem grande representação porque, à semelhança de outros partidos, trabalha num círculo restrito. O CDS-PP|Fafe tem notoriedade a nível distrital e nacional, mas localmente não e não se prevê uma grande evolução a nível de votos. Poderá juntar-se ao PSD, em coligação, e continuar a ter representação na Assembleia Municipal. Seria a solução mais viável! 

A CDU- COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA passou três anos sem que nos lembrássemos que existe em Fafe. Aliás, continua a ser um partido que continuará a ter os votos dos seus fiéis seguidores. Pouco mais que isso!

O CHEGA, liderado por Filipe Castro, entrou com força em Fafe. Ainda a dar os primeiros passos, no nosso concelho, este partido tem crescido a nível nacional. Naturalmente, nas próximas eleições autárquicas, não se sabe o seu projeto político, mas será sempre um partido a ter em atenção, até pela dinâmica que o seu líder e sua equipa lhe incutem. Poderá ultrapassar alguns partidos com mais história!   

De uma forma geral os partidos centram-se no circuito eleitoral urbano! Enquanto não perceberem que são as freguesias rurais que garantem resultados e muito do trabalho tem de ser em contacto direto com a população, os partidos não crescem, significativamente, a sua votação autárquica! Sem bons representantes nas freguesias o trabalho será inglório...por muito que se trabalhe e se dê ideias! 

Quanto aos candidatos às freguesias, o cenário em algumas delas poderá ser complicado, mas isso ficará para um próximo artigo!


Gil Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário